Dicas

4 formas de você aproveitar as redes sociais para estudar

4 formas de você aproveitar as redes sociais para estudar

As redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaço no dia a dia da maioria das pessoas. Ferramentas como Facebook, YouTube, Instagram e WhatsApp são utilizadas não apenas para entretenimento e diversão, mas também podem ser aproveitadas para otimizar a rotina de um estudante, melhorando seus resultados nos estudos.

Afinal, de acordo com um estudo publicado pela agência internacional We Are Social, os brasileiros estão entre os jovens que mais passam tempo conectados às redes sociais. Então, por que não aproveitar esse tempo para se dedicar aos estudos?

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a aprender como utilizar as redes sociais para estudar. Vamos lá?

1. Utilize o Facebook ao seu favor

O Facebook é uma ferramenta excelente para quem quer desenvolver uma rotina eficiente de estudos, pois, além da possibilidade de montar grupos de discussão na plataforma para troca de arquivos e informações, você também pode:

  • organizar os assuntos que deseja estudar;
  • separar as páginas que falam sobre eles;
  • colocá-las para aparecer primeiro em seu feed de notícias.

Assim, você sempre fica atualizado sobre os conteúdos! Demais, né?

2. Aproveite o WhatsApp para conectar o grupo de estudos

O WhatsApp não serve apenas para ficar jogando conversa fora, não! Essa ferramenta pode ser maravilhosa para deixar os participantes de seus grupos de estudos de olho nos conteúdos importantes — tanto revisando o que já foi visto como controlando o que falta estudar.

Ou seja, esse app é um excelente meio de comunicação, prático e fácil de ser utilizado. Sabe quando aquela prova está chegando e, às vezes, ninguém lembra? Com o WhatsApp, um ajuda o outro a não perder os compromissos. Aproveite!

3. Pesquise vídeos que possam agregar valor no YouTube

Sabia que o YouTube tem conteúdos incríveis destinados aos estudantes de todos os segmentos? Basta você descobrir com qual canal se identifica mais e qual matéria você gostaria de aprender.

É importante que você defina o que quer absorver primeiro. Assim, sua pesquisa no YouTube fica mais direcionada. Alguns canais trazem conhecimentos e dicas essenciais para estudantes de qualquer área. Vale a pena conferir!

4. Tenha uma rotina que facilite o uso das redes sociais para estudar

Não só nos estudos; em tudo na vida, é preciso ter uma rotina com metas definidas para alcançar os resultados que você busca. Se você não definir o tempo certinho que vai usar as redes sociais para estudar, pode acabar se perdendo na organização dos estudos e perdendo o foco. Sabe quando você para e vai ver tudo que passa na sua timeline? É isso que acontece, sem uma meta para sua rotina!

Por isso, defina exatamente:

  • o que precisa estudar;
  • por quanto tempo vai estudar;
  • onde precisa chegar para ter sucesso no aprendizado das matérias.

Organização e otimização de tempo são o foco principal!

Curtiu as nossas dicas sobre como utilizar as redes sociais para estudar? A correria da vida de estudante não é fácil, ainda mais quando é preciso trabalhar e realizar outras atividades.

Felizmente, já existem diversas plataformas que podem ajudar você a organizar a sua rotina de estudos, além de fazer com que aprenda de maneira leve e descontraída.

Quer conhecer uma plataforma que pode melhorar a sua eficiência nos estudos? Entre em contato conosco e saiba muito mais sobre como otimizar a vida de estudante.

Deixe um comentário