Dicas

4 hacks para otimizar rotina e performance nos estudos

Existem muitos fatores que atrapalham os estudos e prejudicam o desempenho dos alunos, como as distrações online, a falta de organização e um ambiente inadequado para a concentração. A boa notícia é que também há muitas soluções para otimizar a rotina, melhorar o desempenho e evitar o estresse na faculdade. Descubra algumas delas abaixo!

1. Use agendas

Alguns aplicativos gratuitos para celular, o Google Calendar ou até mesmo uma agenda de papel são muito úteis para otimizar a rotina e melhorar o rendimento nos estudos.

Para isso é preciso incluir nessas ferramentas todos os seus compromissos diários, considerando até mesmo o momento das refeições e do banho, para que seja possível verificar os horários livres e encontrar tempo para os estudos.

Se ao final desse processo você perceber que não tem tempo livre para estudar, ligue o sinal de alerta e identifique quais mudanças precisam ser feitas. Pode ser necessário renunciar a certas atividades que roubam tempo e não acrescentam nada positivo aos estudos, como jogos online, redes sociais ou maratonas de séries. Defina suas prioridades!

Lembre-se, porém, que é importante reservar um momento para praticar atividades físicas e descansar, ou seu corpo e mente ficarão tão sobrecarregados que o rendimento nos estudos não será adequado.

2. Escolha o local adequado para otimizar rotina

Um ambiente silencioso, bem iluminado e confortável é essencial para o bom rendimento nos estudos. Sempre que possível prepare o espaço considerando essas condições, o que pode significar desligar a televisão, usar fones de ouvido que cancelam ruídos e desativar as notificações do celular.

Além disso, vale investir em uma lâmpada ou luminária mais potentes para que a baixa iluminação não prejudique a visão enquanto tenta se concentrar. Aliás, lembre-se que estudar em uma cadeira confortável é muito melhor do que se sentar na cama, para evitar a tentação de tirar um cochilo ao invés de se dedicar ao máximo ao conteúdo.

3. Faça seus próprios resumos

Existem várias maneiras de estudar com qualidade, e uma das mais eficientes consiste em fazer um resumo da matéria com as suas palavras. Ela é bastante superior ao uso do marca-texto ou ao ato de sublinhar as partes importantes, pois ao escrever à mão nosso cérebro memoriza o conteúdo com mais facilidade.

A explicação para isso é simples: quando precisamos resumir algo, reunimos todo o nosso conhecimento sobre o assunto e o organizamos de uma maneira mais clara e direta, facilitando que ele seja lembrado no futuro. Se ainda não tentou, que tal experimentar?

4. Resolva exercícios

A grande vantagem da resolução de exercícios é a possibilidade de evidenciar seus pontos fortes e fracos, já que funciona como uma prévia das avaliações oficiais e pode ajudar a controlar a ansiedade antes da prova.

Por isso, quando descobrimos que não sabemos responder a certas questões ou que estamos confusos em relação às alternativas apresentadas, podemos redirecionar os esforços para as áreas onde há maior necessidade.

Além de utilizar os exercícios prontos, encontrados em livros ou sites, um excelente complemento é reunir-se com um grupo de amigos para criar questões sobre o tema estudado. Essas perguntas serão aplicadas e corrigidas entre vocês, reforçando os detalhes que passaram despercebidos durante a revisão.

Para otimizar a rotina de estudos é preciso fazer algumas mudanças nos hábitos, mas certamente toda a dedicação será recompensada. Por isso, faça alguns testes e descubra qual das sugestões acima se encaixa melhor com o seu perfil!

Se quiser receber em seu e-mail outros textos para melhorar sua performance, assine nossa newsletter e receba mais dicas em primeira mão!

Deixe um comentário