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5 dicas para controlar a ansiedade antes da prova

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A preocupação em obter um bom resultado faz com que seja difícil controlar a ansiedade antes da prova. Ser avaliado normalmente causa esse tipo de efeito, seja em uma prova da faculdade, do ENEM, da autoescola ou qualquer outra.

Mas essa tensão pode acabar prejudicando o desempenho das pessoas ao reduzir sua capacidade de concentração e de solução de problemas, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos 5 dicas para você aprender a lidar melhor com esse momento. Quer saber quais são elas? Leia o post a seguir e confira!

1. Reconheça o nervosismo e respire com calma

O primeiro passo para conseguir ter maior controle sobre o seu estado de ansiedade é reconhecê-lo. É natural ficar nervoso em determinadas situações e o nosso corpo costuma apresentar sinais, como a sensação do coração batendo mais rápido, mãos suadas, tontura, inquietação, entre outros.

Então, a partir do momento que você identificar essas reações do sistema nervoso, é hora de respirar fundo para evitar que isso tome conta de você e prejudique seus resultados. Faça o exercício de inspirar e expirar o ar repetidas vezes — de forma calma e usando o seu diafragma — para melhorar a oxigenação e fazer com que o seu cérebro funcione melhor.

2. Prepara-se com antecedência

Montar um cronograma e criar uma rotina de estudos até o dia da prova é fundamental para organizar-se melhor e não deixar tudo para a véspera — o que causa ainda mais tensão. Inclusive, essa técnica evita que você deixe algum conteúdo para trás e corra o risco de não saber resolver uma questão importante.

Sua preparação deve incluir ainda o planejamento do seu trajeto até o local (considerando possíveis imprevistos, como trânsito), uma boa noite de sono na noite anterior e também os cuidados com a saúde, levando em conta o seu bem-estar físico e psicológico.

3. Afaste as distrações

As pessoas que são tomadas pela ansiedade tendem a se distrair facilmente durante a realização de uma atividade. Diversos pensamentos começam a rondar suas cabeças, tirando todo o foco e atenção que elas precisam para cumprir com seus afazeres.

Em vista disso, procure afastar todas as distrações ao seu redor para facilitar sua concentração na prova. Evite olhar para as pessoas a sua volta ou mesmo para simples detalhes, como o inseto que está voando dentro da sala.

Essa estratégia também vale durante o período de preparação. O computador, por exemplo, pode oferecer meios alternativos de estudo, mas também pode ser uma tentação — logo, tome cuidado!

4. Defina um plano para fazer a prova

Pensar em um plano de ação para realizar a prova pode deixar esse momento mais objetivo, reduzindo sua ansiedade. Primeiro, dê uma olhada geral na quantidade de questões para calcular quanto tempo aproximadamente você tem para resolver cada uma delas.

Depois, você pode começar pelas mais fáceis e deixar as perguntas mais complicadas para o final. Isso geralmente faz com que você ganhe um pouco mais de segurança e evite o desespero de lidar com suas dificuldades logo no início — o que aumenta o seu nervosismo e gera perda de tempo.

Por exemplo, quando tiver dúvida sobre uma resposta é melhor pular a questão e pensar nela com mais calma depois, impedindo que a ansiedade influencie sua decisão da maneira errada.

Outro truque é anotar dados importantes (como datas e fórmulas) no verso da prova assim que recebê-la, para não ficar com medo de esquecê-los com o passar do tempo. Por fim, leia tudo sempre com muita atenção para não fazer confusões.

5. Reserve um tempo para fazer uma revisão

Mesmo tentando manter a calma, é normal cometer pequenos erros. Portanto, separe alguns minutos ao final para revisar todas as suas respostas, fazer alguns ajustes ou mesmo marcar as alternativas certas à caneta, de forma definitiva.

Seguindo essas dicas provavelmente você conseguirá controlar melhor o nervosismo e evitar que qualquer desequilíbrio atrapalhe o seu rendimento. Lembre-se que você deve se manter concentrado no seu único objetivo no momento, que é a prova.

E aí, gostou das nossas dicas para controlar a ansiedade antes da prova? Se tiver alguma dúvida ou outra dica para acrescentar, não esqueça de deixar seu comentário!

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