Dicas

5 dicas para escolher a profissão certa para você!

5 dicas para escolher a profissão certa para você

Escolher a profissão certa costuma ser motivo de estresse para muita gente. Enquanto alguns parecem ter nascido para uma determinada carreira, a maioria sofre com as incertezas típicas do começo da vida adulta. Por isso, não se desespere se o seu melhor amigo já está formado e colocado no mercado de trabalho e você ainda não sabe qual caminho seguir.

A profissão é parte fundamental da vida e apressar esta escolha pode gerar um desequilíbrio na sua felicidade. Ter cautela e buscar informações são atitudes importantes, que vão ajudar você a descobrir o caminho certo e ser bem-sucedido desde o começo.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe nossas dicas!

1. Entenda que a profissão não é um compromisso vitalício

Ufa! É um alívio tirar esse peso dos ombros, não é? Ao longo da vida, seu comportamento vai mudar, você vai adquirir novos gostos, conhecer coisas e pessoas diferentes, enfim, aprimorar-se. E, talvez, quando tiver 30 anos, perceberá que a escolha que fez aos 20 não se encaixa mais em seus propósitos.

Isso é comum e acontece com muita gente. Pergunte aos mais velhos da sua família que profissões eles já exerceram. Você vai se surpreender.

Por isso, não se martirize por não saber qual caminho seguir. Sem essa pressão, você conseguirá enxergar com mais clareza as opções que existem à sua frente.

2. Se conheça melhor para escolher a profissão certa

É difícil saber quem nós somos de verdade, do que realmente gostamos. Muitas pessoas passam a vida sem chegar a uma conclusão. No entanto, fazer esse esforço pode aumentar suas chances de escolher a profissão certa.

Faça uma lista das coisas que você gosta, seus hobbies e suas aptidões. Seja o mais honesto que conseguir — ou enganará apenas você mesmo. A partir daí, você terá uma base sólida para determinar que tipo de profissão escolher.

3. Conheça as profissões e o mercado de trabalho

Busque informações a respeito das profissões que lhe interessam. Por mais que você possa estar em dúvida entre Publicidade e Agronomia, por exemplo, não baseie sua decisão simplesmente entre “criatividade” e “natureza”.

Evite escolhas com base em noções superficiais ou aparências. Investigue as profissões nas quais tem interesse, conheça as áreas de atuação dentro de cada uma delas e quais são as atividades práticas que o profissional realiza no dia a dia.

Também avalie o mercado de trabalho. O retorno financeiro não deve ser seu único norte, mas tem um peso grande. Afinal, é importante ter dinheiro para viver com tranquilidade.

Converse com profissionais da sua área de interesse, visite empresas e, se possível, faça um estágio. Nada melhor do que experimentar o cotidiano da profissão que você pretende escolher.

4. Busque testes e orientação vocacional

Não tenha medo de procurar ajuda. Uma orientação vocacional vai guiar seus questionamentos, fazendo com que você preste atenção em fatores que dificilmente perceberia por conta própria.

Atenção: busque profissionais especializados. Aquele teste padronizado de internet pode ser uma furada. Um bom orientador vocacional vai ajudar a encontrar caminhos, observando e conversando com você, e não apenas contabilizando respostas de múltipla escolha.

5. Não permita que escolham por você

Por mais que seus pais sejam bem-sucedidos e conheçam você e o mercado de trabalho, por mais que seus amigos estejam planejando fazer a mesma faculdade, por mais que você conheça pessoas que possam abrir portas de determinada área, a escolha deve ser apenas sua.

Mesmo que você mude de profissão no futuro, não perca seu tempo com o que não lhe faz feliz, apenas para agradar ou por medo de não conseguir ser bem-sucedido sozinho.

Escolher a profissão certa tem mais a ver com quem você é do que com o cenário no qual você se encontra. Tente pensar dessa forma: a vida é sua e é você quem vai vivê-la dia após dia. Portanto, invista naquilo que você gosta.

Conseguimos te ajudar? Curta nossa página no Facebook ou siga a gente no Instagram para receber mais dicas!

6 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.