Dicas

5 dicas para manter o foco e aproveitar bem o grupo de estudos

 

5 dicas para manter o foco e aproveitar bem o grupo de estudos

Estudar em grupo pode ser um ótimo método para acelerar o aprendizado. Entre as vantagens de um grupo de estudos, está a troca de informações entre os integrantes, já que normalmente cada um tem maior facilidade com determinado assunto.

Assim, é possível tirar as dúvidas do colega e ainda reforçar o conteúdo, ajudando inclusive no desenvolvimento dos argumentos e explicações de cada tema. Por isso, essa costuma ser uma técnica muito recomendada para estudantes de todas as idades.

Contudo, é preciso ficar atento a alguns detalhes para que o estudo em grupo seja realmente produtivo. Leia o post a seguir e conheça algumas dicas para manter o foco nesse momento!

1. Estabeleça um compromisso com seu grupo de estudos

O primeiro passo é formar um grupo de colegas e firmar um compromisso com eles. Isso significa que vocês devem estabelecer um cronograma de estudos para um ajudar o outro a cumprir com os objetivos propostos.

Nesse sentido, uma boa dica é restringir o número de pessoas para facilitar a concentração, pois grupos muito grandes tendem a gerar mais discordâncias e motivos para desviar o foco. Entre 4 e 6 pessoas é considerado um tamanho ideal, lembrando que todos devem estar engajados com o compromisso.

Então, vocês devem definir suas prioridades e programar uma rotina para que nenhum conteúdo fique de fora. É importante também não ficar adiando ou desmarcando as reuniões — mesmo que a prova tenha sido adiada, mantenham o combinado em dia para que os resultados sejam positivos.

2. Deixe tudo organizado antes de cada encontro

Uma das coisas que atrapalham o rendimento dos estudos é não se organizar para isso. Livros perdidos, anotações soltas, exercícios desaparecidos, cadernos emprestados etc. Você deve evitar esse tipo de situação e ter todo o material que precisa ao seu alcance.

A organização do ambiente também é essencial, evitando perda de tempo a cada nova reunião e também diminuindo a distração causada pela bagunça. Manter o ambiente tranquilo ajuda a favorecer a produtividade.

3. Elimine as distrações e mantenha o foco

Fontes de distração estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, a exemplo dos smartphones, sempre conosco e cheios de inúmeras possibilidades.

Pode ser tentador verificar as redes sociais para conferir as mensagens e as novas publicações. Mas isso puxa outros pensamentos e motivos de conversas paralelas, o que tira o foco dos estudos e diminui sua eficiência.

E, quando não está concentrado, dificilmente você consegue absorver o conteúdo. Portanto, é melhor deixar as distrações de lado e aproveitar aquele momento para aprender de uma vez. Para isso, evite principalmente deixar os aparelhos eletrônicos ligados!

4. Identifique truques para acelerar o aprendizado

Depois de formar o grupo, vocês vão perceber melhor como ele funciona ao longo das reuniões e saberão:

  • quais matérias precisam de um esforço maior;
  • como vocês preferem resolver exercícios — se juntos ou separados;
  • quais as vantagens de criar jogos de perguntas e respostas, entre outras ideias.

Depois de descobrir a dinâmica que melhora a produtividade, será mais fácil fazer o estudo render. Outros exemplos que costumam dar certo são:

  • fazer mapas mentais;
  • preparar resumos;
  • dividir o conteúdo para cada um dar “mini aulas” para o grupo etc.

5. Faça pequenas pausas

Sabemos que é cansativo ficar estudando por horas sem nenhum tipo de intervalo. Isso pode, inclusive, levar a uma exaustão que até impede os integrantes do grupo de fixarem o aprendizado.

E não adianta estudar um dia inteiro, ler milhões de coisas e não aprender nada, não é verdade? Por isso, é fundamental programar algumas pausas seja para tomar água, alongar o corpo, ir ao banheiro, conversar ou até mesmo dar uma olhadinha no celular.

Uma técnica bastante conhecida é a Pomodoro, que se baseia em períodos de 25 minutos de estudo — chamado de pomodoro — com 5 minutos de intervalo entre eles. Então, a cada 4 pomodoros você tem direito a uma pausa maior, de 30 minutos, para depois começar tudo de novo.

E aí, gostou de saber como aproveitar melhor o grupo de estudos? Para continuar acompanhando nossas dicas e publicações, siga os nossos perfis no FacebookInstagramYouTube e Twitter!

Deixe um comentário