Educação

5 estratégias para fazer uma boa caracterização escolar

5 estratégias para fazer uma boa caracterização escolar.

Para desenvolver um trabalho de qualidade na escola e uma boa estratégia de caracterização escolar é preciso conhecer a comunidade escolar buscando evidências que nos ajudem a entender melhor o contexto e planejar com base nessas informações.

E como você pode fazer isso?

  1. Busque informações relevantes

    Elabore um questionário contendo as informações mais relevantes para a sua realidade como escolaridade dos pais. Se estão empregados, quem fica com a criança no período contrário à aula… Enfim, aquilo que considerarem importante para pensar nos projetos da escola, na organização das reuniões, etc.

  2. Conheça a realidade dos alunos

    Faça visitas com os professores pelo bairro para verem de perto a realidade dos alunos. Isso faz com que consigam se colocar no lugar deles e entender algumas atitudes ou dificuldades, em dia de chuva, por exemplo. Dependendo da disponibilidade e da abrangência é interessante que este passeio seja feito de van ou ônibus para que possam ir a distâncias maiores e fazer pequenas paradas estratégicas.

  3. Ouça as demandas

    Converse com representantes de grupos locais para ouvir quais são suas demandas e saber um pouco mais sobre a história da região. Além de descobrir as potencialidades que podem ser aproveitadas pela escola. Como uma ONG que oferece reforço no contraturno, uma escolinha de esportes, enfim, locais que possam ter sinergia com a escola e estabelecer futuras parcerias.

  4. Analise experiências anteriores

    Leia as avaliações feitas em anos anteriores (caso a escola tenha essa prática). Elas podem ajudar a entender os pontos de atenção e descobrir o que já foi resolvido recentemente mas que precise ficar de olho para que não tenha problemas futuros.

  5. Estimule o feedback

    Disponibilize painéis com canetões durante uma semana para que qualquer pessoa que chegue a escola para trazer os filhos ou parentes possam opinar e trazer sugestões para a melhoria da escola.

Veja qual dessas ações mais combina com a necessidade de sua escola e mãos à obra!

Se quiser se aprofundar mais neste tema se inscreva no curso Gestão para a Aprendizagem: módulo Gestão Estratégica e aprenda como desenvolver uma gestão mais estratégica e participativa.

por ELOS Educacional

eBook - Gestão para a aprendizagem

2 Comentários

  • Tenho procurado conhecer bem a realidade de onde trabalho a treze anos. Agora por exemplo, está muito seco, não chove, parece um deserto certas áreas. Algumas crianças vivem em locais tão distantes da escola, que se o ônibus escolar quebrar não tem como chegar a escola. A droga parece ser uma forma de ganhar o pão para alguns. Outros ainda cozinham com fogão a lenha. Realidade cruel.

Deixe um comentário