Disciplinas Projeto de Negócios

As 5 Forças de Porter

Oi pessoal, nessa aula de Projeto de Negócios, vamos estudar o que são as 5 Forças de Porter.

Assista essa aula em vídeo

Quem é Porter?

Michael Porter é um grande estudioso de estratégia. E ele estruturou cinco forças que nos auxiliam a pensar estrategicamente quando vamos entrar em um mercado. Então vamos à elas:

As 5 Forças de Porter

As 5 Forças de Porter - Administração e Estratégia

  • Nível de Rivalidade (Rivalidade entre concorrentes):

    Representa o nível de rivalidade desse mercado, ou seja, é um mercado extremamente agressivo? Existem vários autores concorrendo por uma fatia desse mercado? Ou ele é polarizado (poucas empresas trabalhando) por um nível de rivalidade muito grande?

    Porter usa como exemplo a indústria de refrigerantes, como a Coca-Cola e a Pepsi, ou seja, existe uma rivalidade muito grande entre estas duas grandes marcas, afetando o mercado, pois são detentoras de grande parte dele, demandando consumo, preço etc. Em seu negócio, você deve avaliar o mercado em que você vai se inserir. Qual o nível de rivalidade, como você vai trabalhar o seu preço.

    Na hora de traçar o seu plano estratégico, avalie seu concorrentes, veja o perfil de cada um deles. Veja se já existem muitas empresas trabalhando no mesmo segmento, ou se existem várias fatias desse mercado, não existindo ninguém tentando derrubar ninguém diretamente. Essas questões ssão importantes na hora de você estrututurar seu plano estratégico.

  • Ameaça de Entrantes:

    Representa a ameaça de novos entrantes, a fim de concorrer com o seu negócio. Você pode criar e implantar um negócio inovador e daqui a pouco vir uma grande empresa, investindo muito dinheiro e se instala próximo à você e te prejudica. É importante que você entenda essa ameaça. Hoje o seu negócio pode ser bem atrativo, bem bacana, mas você deve se resguardar e ficar atento à isso.

  • Ameaça de Substitutos:

    Representa a ameaça de novos substitutos. Imagine que você está criando um produto, onde o mercado é legal, só que daqui a pouco cria-se um novo produto que substitui o seu, de forma mais barata e mais atrativa e toda a clientela do seu produto vai pra este novo produto. Ou seja, qual a chance do seu perfil de produto ser substituído? Temos como exemplo a Manteiga que teve como produto substituto a Margarina, que é um produto mais barato e substitui a Manteiga em diversos casos. São produtos diferentes que competem com o seu, de resolver o mesmo problema do cliente.

  • Poder de Barganha do Cliente:

    Representa o poder de compra do seu cliente. Primeiro é importante definir qual o perfil de compra do seu cliente. Cada cliente tem um perfil de compra. Se você definiu qual é o perfil de compra do seu cliente, você deve entender qual é o poder de compra que ele tem. Se o cliente tem um poder de compra pequeno, não adianta você colocar um produto muito caro, estruturar seu produto em um nível alto, com uma qualidade alta, que esse cliente não tem esse poder de compra equivalente ao seu produto. Então é importante definir esses pontos para que você não almeje coisas que o mercado não possa trazer pra você.

  • Poder de Barganha do Fornecedor:

    Representa o poder de negociação do fornecedor. Por exemplo, quando você vai abrir a sua empresa, qual é o poder de negociação que você terá com seu fornecedor? E qual o poder que meus concorrentes tem com o meu fornecedor? Vamos supor que você tenha uma Farmácia e que você compre X produtos. Daí vem uma Farmácia de uma filial gigante e compra um caminhão de produtos, ou seja, ele vai conseguir um produto mais barato que o seu. Então a ideia é que você pense o seguinte: como eu posso me juntar a outras pessoas e melhorar essa negociação com os fornecedores? Você precisa ser competitivo, nem que você tenha atributos melhores, como condição de pagamento melhor, atendimento melhor, ter um conhecimento local melhor etc.

Então pessoal, essas são as 5 Forças de Porter! É muito importante que você pare e pense um pouco sobre elas na hora de montar o seu planejamento estratégico e pensar também como elas podem afetar o seu negócio.

Chegamos ao final de mais um exercício, esperamos que tenha gostado e entendido as 5 forças de Porter. Aproveite e continue a estudar: Proposta de Valor, Macroambiente e Estrutura de um Plano de Negócio.

Videos e eBooks - Projeto de Negócios

 

 

 

 

 

 

 

Procurando outras disciplinas? Cálculo, Química, Física, Matemática Financeira, Estatística e muito mais.

Deixe um comentário