Dicas

6 dicas para organizar seu ambiente de estudos

6-dicas-para-organizar-seu-ambiente-de-estudos

A rotina corrida faz parte do cotidiano de muitos jovens, que dividem as horas do dia entre o trabalho e os estudos, sem deixar de lado os momentos de lazer.

Para conseguir conciliar todas as tarefas é necessário possuir muita dedicação e organização. Manter um ambiente bem-arranjado e funcional para a hora de estudar contribui para a objetividade da tarefa, diminuindo o tempo utilizado e aumentando a eficácia.

Apesar de ter conhecimento disso, muitos jovens não sabem ao certo como fazer para ajeitar o local que utilizam (ou utilizarão) para estudar. Para ajudar nessa missão, criamos esse post onde daremos 6 dicas do que você deve fazer para organizar o ambiente de estudos. Confere aí!

1. Retire os excessos e distrações

As distrações costumam atrapalhar a concentração dos estudantes e, por isso, devem ser mantidas afastadas. A menos que você esteja esperando uma ligação urgente, coloque o celular no silencioso e mantenha-o longe do seu alcance.

Com as novas tecnologias e as plataformas de estudos online, é muito comum que o computador ou tablet façam parte dos estudos. Nestes casos, é necessário ter disciplina para que uma espiada de um minuto nas redes sociais não vire uma hora e estrague os planos de estudos.

2. Tenha os materiais disponíveis ao alcance das mãos

A falta de organização é outro fator desfavorável aos estudantes. Você não precisa ser a pessoa mais organizada do mundo, mas tente ter próximo a você — na mesa de estudos, por exemplo — apenas os materiais que utilizará naquele momento. Isso facilitará os estudos e economizará tempo, pois você não precisará ficar procurando os materiais e muito menos terá que se levantar para buscar livros ou cadernos em meio aos estudos.

3. Escolha um local bem iluminado

Provavelmente você vai passar muitas horas da sua vida estudando, e a iluminação é um fator fundamental para preservar a saúde dos olhos e evitar dores de cabeça. Além disso, um lugar bem iluminado vai manter você mais ligado aos estudos e diminuir o cansaço, se comparado a um local mais escuro.

4. Comunique as outras pessoas presentes no local que você estudará

Não há nada mais frustrante do que você organizar o ambiente de estudos, fazer um cronograma de matérias e acabar sendo interrompido a todo o momento quando chega a hora de estudar, não é mesmo?

Para que isso não aconteça, você precisa avisar os seus familiares e todos aqueles presentes na casa que chegou a hora de estudar e que gostaria de não ser incomodado. Assim, certamente seus familiares respeitarão o seu espaço e você conseguirá estudar em paz.

5. Prefira lugares silenciosos

Sabemos que, muitas vezes, essa opção não é possível de se escolher. Contudo, caso esteja ao seu alcance, tente estudar em lugares mais silenciosos. Em longo prazo, essa característica de ambiente fará diferença. Você pode ainda adaptar o seu local de estudos para que fique o mais silencioso possível, fechando as janelas e portas.

6. Monte um local confortável

O conforto é fundamental para que os estudos sejam proveitosos. Assim, você deve escolher uma cadeira confortável e que esteja de acordo com o seu tamanho, com a altura da mesa e a distância do chão.

Lembre-se de que seus pés devem encostar o chão, os seus cotovelos precisam estar apoiados na mesa e o seu computador deve estar na altura dos seus olhos.

Criar um ambiente agradável é fundamental para fazer com que o tempo dedicado aos estudos seja proveitoso. Pense em todos os detalhes, organize seus materiais por matérias, mantenha o espaço limpo e organizado, planeje-se e deixe tudo o que precisará ao seu alcance.

Essas pequenas ações contribuem para o sucesso dos estudos e devem ser colocadas em prática. Se você organizar seu ambiente de estudos, certamente já estará saindo na frente de muitos outros concorrentes! E aí, curtiu o post? Então assine a nossa newsletter e receba muitas outras dicas!

Deixe um comentário