Dicas

Como conseguir o primeiro emprego depois de formado?

como-conseguir-o-primeiro-emprego-depois-de-formado

Se você tem batalhado e se esforçado bastante para aproveitar o aprendizado na faculdade, com certeza já imaginou como conseguir o primeiro emprego depois de formado.

Muitos estudantes encaram esse momento com ar de dúvida e insegurança por não saberem onde ir para conseguirem o primeiro emprego e nem em qual área específica de sua profissão buscar uma vaga.

A verdade é que existem muitas formas de atingir esse objetivo, e neste artigo separamos para você 4 dicas cruciais que são aplicáveis a qualquer profissão. Confira!

1. Formate seu currículo corretamente

Não adianta achar que seu currículo é uma carta coringa para ser aplicada nos mais diversos tipos de trabalho. Na verdade, para cada vaga que tentar, você deve adaptar as informações de acordo com o perfil exigido.

Existem algumas dicas simples que podem ajudar você:

  • coloque apenas habilidades e experiências relacionadas à vaga;
  • se não tiver experiência, assuma o fato, mas não deixe de enfatizar o seu objetivo e desejo de se desenvolver profissionalmente;
  • seja sucinto nas informações e não se esqueça de inserir o período em que você desempenhou as atividades que estão presentes no currículo;
  • cuide da organização das informações e zele pelo bom português. Seu currículo é uma peça primordial do seu marketing pessoal;
  • jamais se arrisque com informações falsas, pois elas podem fechar as portas para sempre na empresa em questão.

2. Cadastre-se em sites de recrutamento

Existem sites de recrutamento que são gratuitos ou que ao menos oferecem um período de gratuidade — no qual você pode aproveitar para buscar emprego.

O bom desses sites é que você fica em contato com um grande número de empresas, podendo submeter seu currículo a várias vagas diferentes de acordo com o seu interesse. Isso também ajuda na hora de conhecer um pouco melhor o que o seu futuro empregador desenvolve e de que maneiras você pode atuar para conseguir trabalho.

Toda tentativa bem direcionada é válida no momento de entrar para o mercado de trabalho. Vá em frente!

3. Prepare-se para a entrevista de emprego

Ser chamado para uma entrevista é uma das primeiras vitórias de quem busca o seu primeiro emprego depois de formado.

O segredo é manter o foco e a calma e aproveitar do meio tempo até a entrevista para pesquisar sobre a empresa, o que ela desenvolve, quais são seus valores e também avaliar a si mesmo de acordo com as exigências da vaga.

Procure lembrar de trabalhos que você já desenvolveu e características pessoais que possam contribuir para seu sucesso nessa etapa. Isso deixará você mais seguro para esse grande momento.

Vale dizer também que realizar uma boa entrevista já é um importante passo para garantir sua vaga. Por isso, considere os seguintes direcionamentos:

  • seja sempre cordial;
  • agradeça pelo convite para a entrevista;
  • demonstre interesse e entusiasmo;
  • vá vestido de acordo com o perfil da empresa;
  • não force amizade com o entrevistador e evite dar opiniões sobre assunto que não foram solicitadas — religião, política e futebol são exemplos clássicos.

4. Acione seu networking

Nem só de estratégias formais vive o estudante que busca seu primeiro emprego depois de formado. Você pode e deve usar da sua rede de contatos com amigos e familiares para que todos saibam que você está buscando o seu primeiro emprego.

Sempre tem aquele amigo que sabe de alguma oportunidade especial ou um familiar que pode lhe dar uma primeira chance no local em que trabalha. Todos esses recursos são válidos, então não deixe de usá-los!

Se você gostou do nosso artigo sobre como conquistar o primeiro emprego e quer estar cada vez mais preparado para o mercado de trabalho, não deixe de curtir nossa página no Facebook. Estamos sempre postando os conteúdos interessantes!

2 Comentários

Deixe um comentário