Dicas

Como criar um grupo de estudos para estudar a distância?

Como criar um grupo de estudos para estudar a distancia

Para a maioria dos jovens, chegar à fase acadêmica significa ter vencido um baita desafio. Mas, quando essa nova missão vem acompanhada da necessidade de conciliar os estudos com o trabalho, tudo parece ter virado de ponta-cabeça. É aí que você precisa manter a calma e redobrar o foco, como criar um grupo de estudos.

Afinal, nem sempre o tempo é o principal diferencial quando o assunto é ser bem-sucedido nos estudos, você sabia? Aliás, de nada adiantaria o tempo a seu favor se o seu objetivo e a determinação não fossem mantidos.

Então, para você, que quer encontrar uma maneira de dar conta dos estudos sem abrir mão do trabalho, leia este post e confira as dicas!

Mobilize pessoas com interesse em comum

Está aí o primeiro passo que vai ajudar nos estudos com a qualidade almejada em um curso. É possível que você encontre pessoas próximas com o mesmo objetivo, mas reunir um grupo a distância pode revelar uma troca de experiências surpreendente.

Então, uma dica é buscar perfis com interesse em comum nas redes sociais, pelo menos para montar um grupo de cinco a seis pessoas, no máximo. Depois, o caminho será mesmo correr das redes! Assim, você não abre espaço para distração com as atualizações dos amigos.

Também existem sites que hospedam fóruns de discussão em variadas áreas. Com uma pesquisa mais detalhada, dá para encontrar pessoas interessadas em montar um grupo de estudos.

Encontre uma ferramenta virtual

Atualmente, várias ferramentas disponíveis gratuitamente na internet possibilitam a criação de grupos e fóruns. Basta avaliar qual vai atender melhor às necessidades do grupo de alunos. Só para ajudar você a iniciar as pesquisas, vale citar o Google Groups, o Vyew e o Diigo entre as opções virtuais.

Assim que o grupo estiver adicionado à ferramenta, é muito importante que se estabeleçam as regras, como dias e horários para o encontro virtual. Essa iniciativa é fundamental para evitar ruídos na comunicação mais adiante.

Aprenda a criar um grupo de estudos eficiente

Não tem nada pior do que estar focado e conseguir mobilizar parceiros mas não manter estímulos suficientes para uma integração produtiva, não é mesmo? Por isso, algumas dicas podem ajudar a manter o grupo com o ânimo lá em cima.

Primeiramente, a escolha de conteúdos com baixo grau de complexidade pode ser uma boa opção. Já pensou: o grupo ainda nem está afiado ao ritmo de estudo e tem que encarar uma disciplina considerada assustadora?

Outra dica é dar prioridade ao conteúdo em que a maioria tiver dificuldade. Dessa forma, quem tiver menos dificuldade já pode dar aquela ajudinha ao grupo.

Faça o dever de casa

Estar pontualmente on-line numa ferramenta virtual para os estudos não vai garantir produtividade, certo? Para o sucesso nos encontros é preciso muito mais empenho de todo o grupo. Então, nada de deixar para passar o olho nas atividades apenas na hora das discussões e da realização das tarefas!

É muito importante que o grupo trace metas para o período off-line. Aliás, mais do que isso: cumpra-as! Essa determinação vai fazer toda a diferença no grupo, além de torná-lo dinâmico e eficiente.

Defina bônus a cada tarefa com final feliz

Quem não gosta de um boa recompensa depois de muito esforço? Sem dúvida, o sabor de concluir uma tarefa suada pode ser ainda mais doce, não é mesmo?

Sendo assim, estabeleça bônus para as boas notas que tiver! Pode ser um cineminha com os amigos ou até uma noitada ao fim de uma semana de aula. Por que não? Dessa forma, certamente será bem mais fácil e estimulante perder algumas horinhas a mais de sono fazendo uma bela pesquisa, por exemplo.

Agora, você tem motivos de sobra para sair em busca de pessoas que, assim como você, estão com tempo apertado para se dedicar aos estudos. Aproveite as dicas e trace as metas de como criar um grupo de estudos para hoje mesmo!

Que tal compartilhar todas essas sugestões nas redes sociais e inspirar também os amigos?

Deixe um comentário