Dicas

Como escolher um bom tema para TCC?

como-escolher-um-bom-tema-para-tcc

Ao entrar na reta final da graduação é comum surgirem alguns sentimentos contraditórios. Entre eles estão a empolgação pela proximidade da formatura e a preocupação com o trabalho de conclusão de curso. Às vezes a ansiedade se torna tão grande que muitos estudantes não sabem nem como escolher um bom tema para TCC.

Pensando nisso, desenvolvemos um pequeno guia para facilitar esse processo, ajudando os universitários a iniciar uma monografia de qualidade e evitar o estresse na faculdade. Quer saber mais? Acompanhe as dicas abaixo!

Faça um bom planejamento

Um dos passos mais importantes é a divisão da tarefa em etapas, além da definição de uma data para a conclusão de cada uma. Organizar o tempo para manter-se dentro dos prazos é essencial, e a escolha do tema do TCC deve ser um dos primeiros itens a ser cumprido.

Lembre-se de sempre reservar algum tempo para imprevistos em todas as fases, para que mesmo com eventuais atrasos ainda seja possível terminar todo o trabalho no momento adequado.

Tenha afinidade com o tema

Gostar do assunto que deseja pesquisar é fundamental para manter a motivação, favorecer o mindset positivo e, consequentemente, produzir um material de boa qualidade. Se houver muitas dúvidas nesse momento, procure fazer uma lista de todas as áreas de seu interesse dentro do curso e, em seguida, tente escolher qual delas possui maior aplicação prática ou mais impacto na sociedade.

Escolha um assunto mais específico

Optar por um tema muito amplo pode deixar lacunas e aumentar o risco de não abordar todos os aspectos necessários, prejudicando a qualidade do trabalho e deixando a impressão de falta de conhecimento sobre o assunto em questão.

Por isso, sempre que for possível defina o tema já considerando uma subdivisão do conteúdo que deseja pesquisar, o que tornará a sua pesquisa mais específica e evitará a escolha de um assunto considerado clichê.

Além disso, tenha o cuidado de não confundir um assunto mais específico com algo pouco acessível. Caso contrário, você corre o risco de se dedicar em excesso a um conteúdo que não possui muitas referências de qualidade e poderá enfrentar o pesadelo de mudar o tema de última hora.

Considere uma pós-graduação

Algo que pode ajudar a escolher o tema é pensar na área que deseja especializar-se após terminar a faculdade, afinal, o assunto do seu TCC pode ser a base da sua futura tese de mestrado. Nesse caso, você poderá pesquisar em sua monografia os fundamentos para uma pesquisa mais aprofundada e relacionar os dois trabalhos no futuro.

Tenha um bom orientador

Se houver muitas dúvidas a respeito do tema, um orientador com experiência na área de sua afinidade poderá ajudar a fazer uma escolha mais adequada, já que ele tem mais contato com os principais aspectos daquele conteúdo e conhece suas aplicações práticas. Com o auxílio dele será possível descartar os assuntos mais difíceis de abordar, aqueles que não são tão relevantes ou os que já foram abordados em excesso e perderam seu potencial de impactar a banca avaliadora.

Agora ficou mais claro como escolher um bom tema para TCC? Se esse texto foi útil para você, que tal se cadastrar em nosso site para ter acesso a vários conteúdos exclusivos que irão te ajudar na faculdade e em sua futura carreira? Experimente!

Deixe um comentário