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Como lidar com o stress na faculdade? Conheça 5 dicas

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Realizar um curso superior é um momento maravilhoso da vida, cheio de descobertas e aprendizados. Apesar disso, em grande parte das vezes, a busca pelo conhecimento vem acompanhada de uma rotina intensa, dividida entre o trabalho e as aulas, que acaba gerando stress. Você sabe lidar com o stress na faculdade?

Para combater esse mal que atinge muitas pessoas, existem algumas ações que os estudantes podem adotar durante sua rotina de estudos. Para auxiliar nessa tarefa, criamos este post com 5 dicas que você pode seguir para controlar e evitar o stress. Confere aí!

1. Faça um planejamento

Normalmente, no começo do semestre, os professores costumam passar um cronograma detalhado das aulas, com todas as datas importantes. A nossa primeira dica, então, é pegar todos os planos de aula e criar uma planilha, listando os dias de cada prova, trabalho ou atividade do semestre. Dessa forma, fica muito mais fácil se organizar nos estudos, diminuindo o risco de stress.

2. Pare de procrastinar

Com o calendário das tarefas em mãos, é a hora de colocar em prática todo o planejamento, então pare de procrastinar. Se você tem que estudar determinada matéria, separe uma hora do dia para isso e estude. Deixar tudo acumular pode se tornar altamente estressante, principalmente se o seu tempo disponível para os estudos for curto.

3. Tenha um bom relacionamento com colegas e professores

A vida acadêmica é marcada por trabalhos e atividades em grupo. Por isso, é interessante que você se dê bem com os seus colegas e, se possível, com os professores. Esses dois elos farão parte da sua formação e provavelmente terão papel importante no seu futuro profissional, então fortalecê-los pode diminuir o stress durante o percurso acadêmico.

Não é necessário ser o melhor amigo da turma, basta respeitar todos os colegas e ter o seu próprio grupo de amigos. O mesmo vale para os professores: você não precisa ser o aluno “puxa saco”, mas é legal conversar, tirar dúvidas e fazer com que o professor conheça e saiba quem você é.

4. Cuide da saúde física

O velho ditado “mente sã em corpo são” continua sendo verdadeiro e fazendo cada vez mais sentido nos dias atuais. A prática do exercício físico é uma excelente aliada no combate ao stress. Quando o corpo entra em movimento, ele libera hormônios que agem oferecendo uma sensação de prazer, como a endorfina.

5. Monte grupos de estudos

Sabe aquela matéria dificílima que você está com dificuldades e não sabe nem por onde começar? Que tal estudar em conjunto com outras pessoas? Ter um grupo de estudos é uma ótima ideia para aqueles que têm um pouco mais de dificuldade nas matérias, ou para quem tem facilidade em explicar e gostaria de auxiliar os colegas.

Lidar com o stress na vida acadêmica é uma preocupação que, com certeza, valerá a pena no futuro. A maioria dos estudantes vivencia e compartilha o mesmo problema durante a graduação. Para fugir dessa estatística, além de seguir as nossas dicas, procure focar somente naquilo que realmente é importante.

Tenha calma, respire e entenda que o esforço faz parte do processo, e que a graduação é só a primeira etapa da grande caminhada. Depois de formado, uma segunda parte da vida em que também é necessário controlar o stress entra em cena: a carreira profissional.

Você está preparado? Para ficar ainda mais, leia o nosso post sobre como conseguir o primeiro emprego, e mantenha os problemas afastados na vida profissional, da mesma maneira que combateu o stress na faculdade.

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