Dicas

7 maneiras de organizar seu tempo para estudar online

A maneira como temos consumido conteúdos, sejam eles para entretenimento ou para estudos, mudou muito, principalmente depois da internet. Há algum tempo, conseguimos nos conectar com o mundo inteiro e, por esse motivo, podemos escolher os tipos de assuntos que mais nos interessam para podermos acessar.

É por esse motivo que vemos o crescimento na criação de cursos online e no acesso a plataformas EAD (ensino a distância). Segundo o Censo EAD Brasil de 2015/2016, a quantidade de matrículas em cursos livres, sem considerar graduações a distância, cresceu 37% em relação ao censo de 2014/2015. E esse crescimento é previsto também para 2017.

Porém, uma grande dúvida e até mesmo medo de várias pessoas quando o assunto é estudar online diz respeito à seriedade desses estudos. Um grande fator que limita algumas pessoas é organizar seu tempo entre estudos e entretenimento online, afinal, a internet tem muitas opções de divertimento.

Mas para desmistificar de uma vez por todas que é complicado estudar online, fizemos este post. Aqui, vamos mostrar que você pode organizar seu tempo entre estudos e diversão e, assim, conseguir utilizar a rede para te ajudar a aprender aquilo que você deseja, sem precisar sair de casa.

1. Organize seu tempo

A primeira dica parece óbvia, mas precisamos falar sobre como organizar seu tempo!

O problema da maioria das pessoas que querem estudar em casa é saber diferenciar o momento de estudar e o de fazer tarefas diárias, como arrumar a casa, almoçar, se distrair e até mesmo dormir.

É muito importante você definir horários para tudo o que precisa fazer durante o dia. Mesmo que você não saia de casa, tenha horários específicos para fazer suas refeições. Caso contrário, é bem provável que você acabe interferindo seus estudos para comer ou realizar qualquer outra atividade de casa.

Além disso, saiba diferenciar os momentos de se dedicar as aulas e atividades educativas das horas de descanso e diversão. Não fique o dia inteiro estudando sem parar, mas também não separe poucas horas do seu dia para fazer isso. Você precisa encontrar o equilíbrio que fará bem para o seu corpo e principalmente para a sua mente.

Não se esqueça de definir horários para dormir e acordar que estejam de acordo com a sua rotina e horários de produtividade. Cada pessoa “funciona” melhor em um determinado período de tempo, então, estude no horário que você costuma ter mais disposição. Assim, você pode realizar todas as suas atividades sem acabar “caindo no sono”.

Lembre-se também de avisar as pessoas que moram com você sobre os horários que você escolheu para estudar. Assim, ninguém ficará te interrompendo enquanto você estuda online.

2. Defina um local para estudar

Depois de ter escolhido os melhores horários para estudar, defina um local para realizar as atividades necessárias para os seus estudos. Se você estuda ou trabalha em casa, sabe como é fácil querer fazer tudo da sua cama ou sofá.

O problema desses lugares é que, muitas vezes, o conforto excessivo pode fazer com que você comece a procrastinar. Há também distrações, como televisores ou até mesmo pessoas que moram com você, que podem acabar desviando seu foco.

Por isso, é necessário ter um espaço específico para seus estudos online. Mesmo que seja no seu quarto ou na sala da sua casa, separe uma mesa com uma cadeira confortável na qual você possa se sentar e se preocupar apenas em estudar.

Todas as vezes que você for para esse local, seu corpo e sua mente já estarão preparados para o que você tem que fazer ali. É como se você desse uma mensagem diária para você mesmo de que aquela mesa é um lugar de estudos e concentração.

3. Crie uma rotina

Ter uma rotina pode parecer não muito encantador a princípio, afinal, muitas pessoas escolhem estudar online justamente para não terem rotinas. Mas acredite, se você consegue estabelecer alguns horários em comum todos os dias, isso pode acabar te ajudando a organizar seu tempo melhor.

Se você tem o costume de acordar todos os dias de manhã, tomar café, vestir-se e estudar até a hora do almoço, com o tempo, o seu cérebro ficará acostumado com isso e você não terá problemas em repetir essas ações diariamente. Mas se você decide estudar cada dia em um horário, com o passar do tempo, pode ficar difícil para lembrar que você precisa se dedicar aos estudos em algum momento do seu dia.

Além disso, quando você já sabe o que precisa ser feito diariamente, você consegue organizar o restante do seu dia sem ter grandes surpresas. A rotina te ajuda a ter mais controle sob o que você faz durante o tempo que tem disponível.

4. Evite as distrações da internet

Se você escolheu estudar online, precisa entrar na internet constantemente, e todos nós sabemos as diversas distrações que existem nessa rede.

As redes sociais são ótimas para interagir e você pode até mesmo usá-las para tirar dúvidas, trocar conhecimento e conhecer pessoas que estão passando pelas mesmas situações que você. Porém, você precisa tomar cuidado para não passar mais tempo no Facebook e Instagram, por exemplo, do que realmente estudando online.

Se você usa o YouTube como uma fonte para complementar seus conhecimentos, fique atento para não acabar assistindo mais vídeos de entretenimento do que de conteúdo educacional.

Uma dica muito importante é: não deixe suas redes sociais abertas enquanto você está estudando e mantenha o celular longe de você. Mesmo que você seja alguém bem disciplinado, é difícil manter o foco enquanto o WhatsApp ou outras redes sociais enviam notificações o tempo todo.

5. Tenha uma meta alcançável

Estabelecer metas pode ajudar muito a organizar seu tempo. Quando você define onde quer chegar, consegue entender melhor quais são os caminhos que deve tomar para atingir o objetivo estabelecido.

Pense em quais cursos online você precisa fazer para alcançar a meta que definiu e separe o que você tem que estudar por módulos. Depois disso, veja quantas atividades você precisa fazer por dia, por semana ou por mês para que o conteúdo estudado não fique acumulado. Assim, você consegue ver tudo o que deseja e pode também organizar seu tempo de acordo com o material que tem para estudar.

6. Utilize a Técnica Pomodoro

Você já ouviu falar sobre Técnica Pomodoro?

Ela é uma maneira prática de conseguir gerenciar melhor o seu tempo e, para realizá-la, você precisará apenas de um cronômetro (pode ser o do seu celular mesmo). Essa técnica é utilizada da seguinte maneira:

  • Crie uma lista de tarefas que serão executadas no dia;
  • Ajuste seu cronômetro em períodos de 25 minutos;
  • Escolha a primeira tarefa e comece a estudar junto com o cronômetro;
  • Quando o cronômetro tocar e os 25 minutos acabarem, faça um intervalo de 3 a 5 minutos;
  • Assim que o intervalo acabar, recomece a estudar de onde você parou;
  • Sempre que você completar 4 períodos de 25 minutos, separe uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos;
  • Após esses intervalos maiores, reinicie a contagem dos períodos e repita as ações anteriores (faça 4 períodos de estudo de 25 minutos, com intervalos entre eles de 3 a 5 minutos, e descanse de 15 a 30 minutos depois dos 4 períodos);
  • Lembre-se de sempre marcar as tarefas que você completar para não estudar o mesmo conteúdo mais de uma vez.

Ao utilizar essa técnica, você consegue organizar seu tempo, estudar com qualidade tudo o que tinha planejado e ainda fazer pequenos intervalos para não ficar sobrecarregado.

7. Separe um tempo para descansar

Sabemos que é muito importante estudar frequentemente para conseguir alcançar todos os nossos objetivos. Mas saiba que conseguir equilibrar os estudos com bons momentos de descanso também ajuda muito a organizar seu tempo para estudar online.

Quando você escolhe estudar a distância, pode acabar se esquecendo de fazer algumas pausas para descansar, principalmente porque o ambiente de estudo é praticamente o mesmo de descanso.

Você já ouviu a expressão: “Saco vazio não para em pé”? Podemos fazer uma analogia com os estudos. Se você não consegue separar um tempo para descansar, chega um momento que sua mente estará tão exausta que mesmo que você estude muito, não conseguirá assimilar mais o conteúdo.

Então, a nossa última dica para que você consiga organizar seu tempo e estudar online com qualidade é: separe um tempo para descansar. Não tente viver no limite. Quando você se organiza bem, consegue fazer tudo o que tinha planejado.

Planeje passeios nos seus finais de semana, vá a peças teatrais, leia livros, assista filmes diferentes. Você pode até mesmo aproveitar seu tempo com certas distrações para estudar um pouco mais, principalmente se sua forma de entretenimento for relacionada com o conteúdo que você está estudando.

Como você pode perceber, é possível estudar online e ainda organizar seu tempo para que seus estudos sejam efetivos.

No início deste post, nós dissemos que essa é uma maneira inovadora de adquirir mais conhecimento sem sair de casa. Se você chegou até aqui, conseguiu perceber que é possível estudar com qualidade usando a internet, então, fique tranquilo e dê continuidade aos seus aprendizados.

E caso você já esteja estudando a distância, mas por algum motivo tem se sentindo desanimado, leia também nosso post com 9 maneiras de se automotivar quando estiver desanimado.

Bons estudos!
Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

Deixe um comentário