Disciplinas Logística

Conceitos Básicos de Logística

E aí galera, beleza? Nessa aula vamos aprender sobre os conceitos básicos de Logística, os principais modais de transporte, armazenagem e cadeia de suprimentos.

O que é Logística?

Nos dias atuais a Logística pode ser definida como a ciência que se dedica em fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado e no tempo certo. Assim sendo, a Logística busca melhorar os processos para conseguir entregar o produto que o cliente quer, no momento certo sem atrasos.

Qual é o objetivo da Logística?

O seu objetivo é entregar os produtos no destino final, no menor tempo possível e reduzindo os custos. É importante atender de forma satisfatória os clientes, com os custos baixos e obedecendo sempre aos prazos.

A Logística não seria possivel sem o transporte, que é composto por veículos, vias, terminais e controles. Podendo transportar pessoas, bens ou serviços.

O transporte está presente em toda a cadeia logística e geralmente absorve em torno de 2/3 dos custos.

Modais de transporte

Os principais modais de transporte são o rodoviário, ferroviário, aeroviário, aquaviário e dutoviário. E as empresas precisam escolher qual o melhor modal para o tipo de produto que precisam transportar e devem levar em conta três fatores, a disponibilidade, acessibilidade e custos.

Explicando melhor cada um dos modais:

1. Rodoviário

Este tipo é usado quando deseja percorrer curtas distâncias e têm uma rota flexível, porém os custos com frete são elevados e a capacidade de cargas é limitada. Têm uma economicidade média e a velocidade também é média.

2. Ferroviário

Este modal tem uma economicidade alta e a velocidade é baixa, podendo percorrer longas distâncias, porém com rota fixa, mas tem capacidade de carregar elevada quantidade de cargas, sendo muito usado para carregar minério de ferro, produtos derivados de petróleo e mercadorias agrícola.

3. Aeroviário

Dentre todos os modais, este é o mais veloz, que consegue entregar o produto mais rápido, sendo que possui um limite de cargas, e este não consegue transportar grandes quantidades. Este tipo é muito bom pois permite o transporte tanto nacional como internacional. E mesmo sendo muito ágil, ele apresenta custos bem elevados possuindo assim uma economicidade baixa.

4. Aquaviário

Este tipo tem uma economicidade muito alta, a sua velocidade é bem baixa e consegue carregar elevadas quantidades de carga, podendo estas cargas estarem em qualquer estado, líquido, sólido e gasoso, desde que estejam armazenados em containers.

5. Dutoviário

Este tipo de transporte só é possível através de ductos e tubos subterrâneos, sendo ótimo para transportar fluidos líquidos e sólidos granulados, podendo transportar grandes quantidades, e mesmo possuindo uma velocidade alta os custos de implantação são muito altos.

6. Modal virtual

Além desses modais, nos dias atuais também existe o modal virtual que é usado para manter fluxos de informação, podendo considerar qualquer transporte de conteúdo desde que seja feito de forma não física e feito via internet.

Como escolher o modal de transporte?

Ao escolher o modal de transporte para empresa é necessário verificar qual é o mais adequado para gerar vantagem competitiva. E nessa escolha é importante levar em conta o tipo de produto a ser transportado e se o modal atende as necessidades desse tipo de produto, pois o mesmo precisa ser entregue com qualidade e no prazo certo ao cliente.

Armazenagem

A armazenagem também é um componente importante dentro da logística, pois ela consiste no processo de estocar os produtos, armazenar para estar disponível quando for requisitado pelo consumidor. A sua principal função é promover a disponibilidade dos materiais para a indústria e seus clientes.

A cadeia de suprimentos envolve todo o processo de produção até a entrega do cliente, sendo importante conhecer e saber gerenciar a cadeia de suprimentos para obter vantagens competitivas, afim de tornar um diferencial para a empresa. Precisando que seja agregado valor em todo o processo, desde o ínicio até o final na entrega ao cliente.

A cadeia de suprimentos busca maneiras mais eficazes de levar o produto até o cliente e também busca manter uma relação de parceria com os fornecedores, pois ao ter uma boa comunicação com os fornecedores é possível criar uma confiabilidade na entrega de materias e garantia da qualidade. Além de que se uma cadeia de suprimentos é bem administrada os custos podem ser reduzidos.

Logística e Cadeia de Suprimentos

A logística e a cadeia de suprimentos buscam colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo e de acordo com a necessidade do cliente.

Aqui encerramos essa aula sobre os conceitos importantes de logística, espero que tenham entendido e não tenha ficado nenhum dúvida. Mas, se houver, posta aqui nos comentários 🙂

Aproveite e continua a estudar: Estoque – Conceitos e Tipos, Demanda Pull x Push e Planejamento Logístico.

Deixe um comentário