Disciplinas Gestão da Qualidade

Conceitos de Qualidade

E ai pessoal, tudo beleza? Nessa aula de Gestão de Qualidade, vou apresentar a vocês os Conceitos de Qualidade e o porque dessa ser uma área de extrema importância para as empresas.

Assista essa aula em vídeo

O que é Qualidade?

Qualidade é um conceito amplamente usado em diversos contextos, porém sem um significado específico geral. Este é um termo comum e de domínio público.

Alguns erros de definição para qualidade são:

• estado ideal

• perfeição

• imutável

• requisito mínimo de funcionamento

Na verdade, a qualidade pode ser definida como características de um produto que corresponde as necessidades do cliente e é ausente de deficiências. Segundo Juran e Gryna (1991), um termo genérico para cobrir esses dois significados é “adequação ao uso”.

Para entender melhor a qualidade, uma definição que pode ser divulgada por toda a empresa é que qualidade é fazer certo da primeira vez… todas as vezes, então é importante buscar sempre realizar as atividades de processo de forma correta, todas as vezes que forem realizadas. Porque se o processo for feito com qualidade, o produto sairá ao final da linha de produção com qualidade e sem apresentar defeitos.

Quais as características de um produto ou serviço de qualidade?

estar em conformidade com as especificações: estar de acordo com o pedido do cliente, as especificações são as características que o cliente considera importante no determinado produto.

possuir valor compensador: possuir um valor que traga satisfação para o cliente.

estar adequado ao uso: estar apto para ser usado, não apresentar nenhum tipo de defeito.

ser atrativo e ter preço competitivo: ser atrativo no sentido de chamar atenção do cliente, dispertar seu desejo, e ter um preço competitivo significa possuir um preço acessível para o cliente.

Nos dias atuais, com a extrema competitividade e disputa existente no mercado, o grande desafio das empresas se tornou superar as expectativas dos consumidores, fazer aquilo que o mercado quer que seja feito. Então é fundamental que o processo seja feito buscando a qualidade para que o produto final seja de qualidade também.

Dentro de qualidade dois conceitos merecem destaque:

Qualidade Estratégica

Está ligado a lucratividade vinculado à visão do cliente e é considerado uma arma da concorrência, porque pode gerar vantagem competitiva. Assim, três pontos são importantes para a qualidade estratégica:

o cliente tem a última palavra: é muito importante saber a opinião do cliente sobre o produto, pois o produto é feito para o cliente, então ele tem que estar satisfeito.

qualidade na vida útil do produto, não apenas na compra: todo o ciclo do produto tem que ser útil e não ser útil apenas no ato da compra.

máxima satisfação: o produto precisa ter características que geram uma maior satisfação do cliente.

Gestão da Qualidade

São atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria do produto. Dentro de gestão da qualidade é fundamental atender o cliente externo e também atender os clientes internos, que são os funcionários, é importante que eles se sintam satisfeitos, sejam motivados e bem treinados, eles precisam se sentir como uma parte essencial do processo, que eles fazem parte do processo.

Outro conceito dentro de Qualidade que merece destaque é a produtividade, podendo ser definido como o máximo que a qualidade permite fazer. Então ao falar de produtividade é importante recordar esse conceito.

Então é isso ai pessoal, espero que vocês tenham entendido e que não tenha ficado nenhum dúvida. Até a próxima!

Aproveite e continue a estudar: Princípios da Qualidade e Evolução da Qualidade. Leia também outras disciplinas: Logística, Cálculo, Química, Matemática Financeira

Deixe um comentário