Dicas

Devo estudar mais de uma matéria por dia?

Devo estudar mais de uma matéria por dia?

Administrar o tempo é um desafio para qualquer universitário. Isso porque o estudante precisa equilibrar vida social, faculdade, estágio ou trabalho. E ao estudar para as provas pode surgir a pergunta: “devo estudar mais de uma matéria por dia?”.

O questionamento é válido. Com a grande quantidade de disciplinas na grade acadêmica, nem sempre o aluno consegue dar conta de tudo e isso pode gerar frustração e desespero.

Mas calma, não precisa pirar! Confira as dicas do post de hoje que irão ajudá-lo a estudar de maneira mais eficaz. Vamos lá!

1. Não estude mais do que três matérias por dia

Você precisa se programar quanto ao seu calendário. Primeiro, tenha em mente que seu planejamento será dividido em duas situações: períodos de prova ou reforço e fixação do conteúdo das disciplinas.

Quando não está em época de provas, o ideal é que você estude mais de uma matéria por períodos de estudo, mas nunca ultrapassando três para que não haja sobrecarga e baixo rendimento.

No período de provas, estude primeiro as disciplinas dos exames mais próximos no calendário. Inicie as revisões uma ou duas semanas antes das provas, estudando uma disciplina por dia.

2. Alterne os tipos de disciplinas no momento do estudo

Cada tipo de disciplina vai exigir esforços de áreas diferentes do seu cérebro, para que você atinja o máximo da absorção do conteúdo.

Como já falamos, é possível estudar mais de uma matéria por dia, então esse é o grande ponto de partida. Tenha em mente que você deve alternar os tipos de disciplinas estudadas no mesmo dia, como matérias de raciocínio lógico e matérias de ciências humanas, que exijam leitura, por exemplo.

Dessa forma, você vai estimular diferentes áreas do seu cérebro e a fixação do conteúdo será mais efetiva.

3. Comece pelas matérias que tem mais dificuldade

Estudar é estimular a mente. E para que ela não deixe você na mão, é preciso agradá-la! Não entendeu? Calma, vamos explicar!

Ao se perguntar “devo estudar mais de uma matéria por dia?”, entenda que o primeiro passo no início do estudo é dedicar-se primeiro às matérias mais “chatas”, as que você tem mais dificuldade. Assim você utilizará o máximo de sua capacidade para aprendizagem.

Deixe as matérias preferidas e mais fáceis para depois. O estudo ficará mais leve e  sua capacidade de compreensão será elevada, mesmo que você já tenha se esforçado no início.

4. Avance gradativamente no conteúdo

Não estude todo o conteúdo de uma disciplina de uma só vez, para só depois passar para outra. Isso tornará o estudo chato e repetitivo.

Defina metas. Por exemplo, regule-se pelo tempo de estudo. Se você tem 4 disciplinas para estudar e seu tempo disponível será de 4 horas, estude cada matéria por 1 hora. Essa rotação renova constantemente sua disposição e compreensão do conteúdo. Além disso, você terá encerrado os conteúdos de todas as disciplinas de uma só vez.

É importante considerar nesse tempo a realização de revisões e exercícios, indispensáveis para quem quer aprender e também ter boas notas.

Outro bom argumento é que, quanto mais matérias você estudar em um menor tempo, mais seu cérebro será estimulado e maior será sua capacidade de responder corretamente.

5. Seja disciplinado e resista às tentações

Você sabe o quanto os estudos são importantes para você. Se não soubesse, não estaria dedicando tanto tempo a eles.

Saiba dizer “não”. Negar convites para festas e lazer será necessário, principalmente nos períodos de prova. Faça isso sem culpa, porque é seu futuro que estará em jogo.

É evidente que você não precisa abrir mão de tudo para estudar, mas precisa ter disciplina. Defina seus horários e cumpra-os. Reserve o devido período para estudo e lazer. E o mais importante: evite a procrastinação!

Ao fim deste post a resposta para a sua pergunta “devo estudar mais de uma matéria por dia?” é “sim!”. Organize seu tempo, tenha disciplina, estude até 3 matérias por dia e faça muitos exercícios e revisões. Isso fará toda diferença em seu rendimento na universidade.

Tem mais alguma recomendação ou técnica de estudo interessante? Compartilhe com a gente, deixe comentário!

Deixe um comentário