Disciplinas Vida Universitária

Disciplinas do Ciclo Básico

Olá, pessoal! Para quem está pensando em entrar na faculdade de engenharia, é super importante conhecer as disciplinas que fazem parte do ciclo básico de exatas. Aqueles dois primeiros anos de cálculos e físicas puras, então veja se isso é mesmo pra você e prepare-se!

Quantas disciplinas tem o Ciclo básico?

Nesses quatro primeiros períodos, o número médio de disciplinas é  de 20 a 22. É comum que se tenha 5 disciplinas nos primeiros dois períodos, totalizando 10. Depois, mais 5 ou 6 disciplinas no terceiro e quarto período, totalizando mais 10 ou 12.

Algumas universidades dividem o conteúdo de cálculo em 3 semestres (cálculo 1 à 3) e outras em quatro semestres (cálculo 1 à 4). Com as físicas isso também pode acontecer. Ou seja, são dois anos de muito cálculo e física no sangue!

Mas também, são nesses anos que o aluno ganham habilidades e técnicas para resolver problemas específicos em seu ciclo profissional. Vamos, então, falar um pouco do conteúdo de cada uma dessas disciplinas.

Quais são as disciplinas do Ciclo básico?

Cálculos

• Cálculo 1

Em cálculo 1 apende-se limites, continuidade derivada e o cálculo das mesmas, assim como aplicação de derivadas ( taxas relacionadas, L’Hospital, Teorema do valor médio, máximos e mínimos absolutos e relativos, concavidade e pontos de inflexão, esboço de gráficos), integral definida, integral indefinida aplicações da integral definida, função inversa, técnicas de integração e integral imprópria.

• Cálculo 2

Em cálculo 2 englobam-se:

Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem;
Equações Diferenciais Ordinárias Lineares de Segunda Ordem com Coeficientes Constantes;
Funções Vetoriais, Curvas e Superfícies;
Funções reais de duas e três variáveis reais.

   • Cálculo 3

Em cálculo 3 estão os seguintes conteúdos:

Integrais Múltiplas;
Integrais de Linha no Plano e no Espaço;
Integrais de Superfície;
Teorema de Gauss;
Teorema de Stokes e campos conservativos.

• Cálculo 4

Em cálculo 4 vê-se:

Séries infinitas
Soluções por Séries de Equações Lineares de Segunda Ordem
Transformada de Laplace
Problemas de Valores de Contorno
Séries de Fourier
Equações Diferenciais Parciais (EDP) clássicas

Físicas

Física 1

Aqui estão os seguintes conteúdos: Vetores; Velocidade e aceleração vetoriais; Os princípios da dinâmica; Aplicações das leis de Newton; Trabalho e energia mecânica; Conservação da energia; Momento linear e conservação do momento linear; Colisões; Rotação e momento angular;. Dinâmica de corpos rígidos. Força que varia inversamente ao quadrado da distância (gravitação).

Física 2

Oscilações amortecidas e forçadas; Ondas; Som; Fluidos; Temperatura; Calor – primeira Lei da Termodinâmica; Propriedades dos gases; Segunda Lei da Termodinâmica; Teoria cinética dos gases; Transferência de calor e de massa.

Física 3

Lei de Coulomb; Campos elétricos; Lei de Gauss; Potencial Elétrico, capacitores, correntes e circuitos; Campos magnéticos; Leis de Ampere e Biot – Savart; Lei de Faraday; Indutância; corrente de deslocamento; Circuitos de corrente alternada; Equações de Maxwell.

• Física 4

Ondas eletromagnéticas; Energia e momento da luz; Noções da relatividade restrita; Ótica geométrica; Fenômenos de interferência; Difração; Polarização; Física moderna; Efeitos fotoelétricos e Compton; Átomo de hidrogênio; Difração de elétrons; Função de onda; Equação de Schroedinger; Princípio de incerteza.

Físicas Experimentais

• Física Experimental 1

Introdução à medida: como medir; como expressar corretamente os valores medidos; estimar a precisão de instrumentos.

Dispersão de uma medida: controle de grandezas físicas numa experiência; como caracterizar a dispersão de um conjunto de dados por um indicador apropriado.

Cinemática unidimensional: desenvolvimento intuitivo e operacional dos conceitos de velocidade e aceleração.

Representação e análise gráfica.

Leis de Newton; como definir operacionalmente a inércia e um corpo; relação massa inercial-massa gravitacional.

Colisões unidimensionais elásticas, semi-elásticas e inelásticas; modelo teórico de uma colisão unidimensional.

• Física Experimental 2

Dinâmica das rotações: cinemática das rotações, determinação de momento de inercia, pendulo composto.

Movimento oscilatório: movimento harmônico-simples, movimento harmônico amortecido, combinação de movimentos harmônicos.

Hidrostática: determinação de viscosidade, determinação de densidade de líquidos e sólidos. Ondas mecânicas: velocidade do som (método de ressonância), cordas vibrantes. Calorimetria: capacidade calorifica, equivalente mecânico.

• Física Experimental 3

Campo Elétrico; Instrumentos de medida, Lei de Coulomb, mapeamento de campo elétrico, potencial elétrico. Corrente contínua: Lei de Ohm, resistores ôhmicos. F.E.M.: determinação da FEM de um gerador e pilha padrão. Circuitos potencial métricos, resistências em série e paralelo, ponte de Wheatstone. Circuito RC: descarga de capacitor, determinação da capacitância e da constante de tempo. Práticos de osciloscópio. Figuras de batimento, circuito RC.

Computação 1

Introdução: História da computação. O impacto do computador no trabalho do engenheiro. Aplicações.

Componentes básicos de um computador.

Introdução à Lógica da Programação: Linguagens de programação. Linguagem de máquina, montagem e alto nível. Compiladores, interpretadores e esquemas híbridos. Informação e Dados.

Noção de dado como informação codificada: Bits e bytes. Codificação de números (sistemas de numeração) e caracteres. Cadeias de caracteres. Lógica, sequência lógica e instruções. Conceito de algoritmos, estruturas de dados e programas.

Elementos de programação: O computador como calculadora. Programa armazenado.

Condições: Predicados e valores booleanos. O comando if.

Algoritmos e estruturas de dados sequenciais: O comando while. Listas. O comando for. Strings e tuplas. Dicionários. Arquivos.

Programação estruturada: Subrotinas (funções). Recursão. Estruturas de dados abstratas. Módulos e bibliotecas. Programação orientada e objetos.

Química

Estrutura atômica. Tabela periódica. Estrutura molecular. Aspectos gerais do comportamento químico dos elementos. Química nuclear.

• Sistemas Projetivos

Projetivos Sistemas de Projeção, Sistema Mongeano. Seções Planas. Métodos Descritivos. Aplicações em Vistas Ortográficas, Cortes e Seções. Axonometria: Perspectivas Isométricas e Obliqua.

• Introdução a Engenheria

Definição e evolução de Engenharia. As modalidades e seus campos atuais. A natureza dos problemas de engenharia. Engenharia e ciência. Projeto e Pesquisa. Tecnologia e técnica. Modelos. Atributos do Engenheiro. Ética.

Álgebra Linear

Sistemas de equações lineares e Eliminação Gaussiana. Matrizes e determinante. Espaços vetoriais Euclidianos. Geometria dos espaços vetoriais de dimensão finita. Transformações lineares. Espaços vetoriais com produto interno. Ortogonalidade e mínimos quadrados. Autovalores e autovetores. Teorema espectral. Aplicações à solução de Equações Diferenciais Ordinárias e em Geometria Euclidiana.

• Desenho Computacional

Sistemas de desenho por computador. Criação, modificação e visualização de modelos bi e tridimensionais. Normas para desenho técnico. Dimensionamento e tolerâncias. Desenho de edificações. Desenho Mecânico. Aplicações para projeto. Documentação gráfica.

Mecânica 1

Estática: Redução de sistemas de forças, equilíbrio, estruturas, centro de massa, atrito. Cinemática: Movimento de partículas e corpos rígidos.

Dinâmica: Dinâmica de partículas e corpos rígidos.

• Mecânica 2

Introdução. Modelos e princípios da Mecânica. Forças: vetores deslizantes, momentos, sistema, redução. Cinemática: diferenciação de vetores e referenciais, velocidades e aceleração, teoremas cinemáticos, movimento rígido. Dinâmica da partícula: quantidade de movimento, energia cinética, equações de movimento, trabalho e potenciais, princípios de conservação. Inercia. Dinâmica de Sistemas. Dinâmica do Corpo Rígido.

Cálculo numérico

Erros; Zeros de Funções; Resolução de Sistemas Lineares; Interpolação; Ajuste de Curvas, Integração Numérica; Equações Diferenciais Ordinárias.

Probabilidade e Estatística

Onde os alunos aprendem na parte de probabilidades:

cálculos de probabilidades; Variáveis aleatórias discretas; Variáveis aleatórias continuas; Função de uma variável aleatória; Variáveis aleatórias bidimensionais;

E na parte de Interferência: Análise Exploratória de dados amostrais; Amostragem e Estimação pontual; Estimação por Intervalo; Introdução á teoria dos testes de hipóteses;

Essas são as disciplinas que fazem parte da maioria dos Ciclos Básicos, com algumas diferenças de instituição para instituição. Conheça também as disciplinas de Engenharia Civil e os Desafios da Carreira de Exatas.

Deixe um comentário