Dicas Empreendedorismo

Empreendedorismo para iniciantes: as lições de quem chegou lá.

O início de uma jornada empreendedora pode parecer como um passeio de montanha-russa, cheia de altos e baixos. Se você quiser ter sucesso nesse mundo competitivo e dinâmico, você precisa aprender a navegar em terrenos acidentados para sair por cima.

A realidade é que oito entre cada dez empresas falham no primeiro ano. Como você se sentiria se você pudesse evitar os erros que 80% dos profissionais cometem? A verdade é que se mais empreendedores estivessem armados com os conselhos certos, esses números seriam bem menores.

Começar um negócio requer um conjunto específico de traços de personalidade, como trabalho duro, coragem, paciência, sacrifício, energia e paixão pelo sucesso. Só os fortes sobrevivem. Você é um deles? Já falamos anteriormente sobre os benefícios de se trabalhar em startups ou abrir o próprio negócio. Hoje, o assunto é outro: o que podemos aprender com quem deu certo nesse universo. Compartilharemos com você os melhores conselhos de empreendedores para iniciantes, composto por 5 habilidades que todo empreendedor deve dominar.

Empreendedorismo para iniciantes

Acredite em si mesmo

Fazer a escolha de se tornar um empreendedor exige coragem, especialmente quando a família ou amigos não apoiam a sua visão, e é por isso que você precisa acreditar em si mesmo. As pessoas mais bem-sucedidas neste mundo não chegaram onde estão hoje duvidando de si mesmas. Fale consigo mesmo como se você fosse um vencedor. Se você não acredita em si mesmo, quem vai acreditar em você? Esta é sua vida, suas escolhas e seu destino. Faça valer a pena. Como Henry Ford disse uma vez: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.

Domine Suas Emoções

Se você quer ter sucesso em qualquer coisa na vida, comece trabalhando o seu interior para aprender a dominar suas emoções. Empresários de sucesso não deixam suas emoções impulsionarem suas decisões. Em vez disso, eles permanecem calmos e calculistas sob pressão. Um negócio baseado em decisões reativas só resultará em falhas. 

Sim, você será acionado, mas cabe a você aprender como acalmar a sua “tempestade emocional” para que você possa dominar qualquer desafio que esteja em seu caminho para o sucesso. Segundo André Akkari, um dos principais profissionais de poker do Brasil e empreendedor de sucesso, “é fundamental saber a hora de ser agressivo e aumentar a aposta e a hora de ser conservador, recolhendo um pouco a ousadia”. Outra dica de ouro desse grande atleta é a tomada de ação: “o famoso deixa pra amanhã não existe na mesa”.

Aproveite o processo do sucesso

Se você quer ser um empreendedor de sucesso, precisa aprender a aproveitar o processo do sucesso. Se você se concentrar apenas nas recompensas externas de seus esforços, você sempre estará como um ratinho de laboratório, correndo sem sair do lugar.

Não seja escravo do seu ambiente externo. Mesmo quando você começa a ganhar uma certa quantia de dinheiro e se torna financeiramente livre, isso não será suficiente. Você sempre procurará a próxima melhor coisa. Essa perseguição, entretanto, nunca o fará feliz, e é por isso que você precisa se tornar menos apegado ao resultado final e aproveitar o processo do sucesso. É aí que está o crescimento real.

Empreendedor no escritório - Photo by Unknown (Author), CC BY 2.0

Concentre-se na contribuição

Pare um momento e pense em como você é sortudo por poder fazer o que ama. Ter uma apreciação por suas realizações têm mais significado quando você é capaz de retribuir e causar um impacto positivo na vida dos outros. No final do dia, a contribuição é a recompensa final da vida. Acredito que todos estamos aqui para dar e contribuir com algo além de nós mesmos. Isso não apenas lhe dá uma sensação de satisfação duradoura, mas também serve para acelerar o seu sucesso em um ritmo muito mais rápido. 

Nas palavras de Zig Ziglar, empreendedor e palestrante motivacional norte-americano, “Você pode ter tudo que quiser na vida se você apenas ajudar outras pessoas a conseguirem o que querem”.

Não tenha medo de fracassar

Se você já teve um fracasso no passado, ótimo! O fracasso é uma parte normal do processo de aprendizagem da vida. Agradeça a seus fracassos pelas lições e depois os deixe ir. Aceite e aprenda com seu passado, mas não more lá, porque isso não dita o seu futuro de forma alguma (a menos que você permita). Se você continuar fazendo o que sempre fez, receberá o que sempre conseguiu.

É fácil sentir-se para baixo quando as coisas não correm do seu jeito, mas se você quiser realmente ter sucesso como empreendedor, precisa usar a dor como motivação e desenvolver a mentalidade e a força de vontade para continuar pressionando, apesar dos obstáculos que estão no seu caminho. Use o fracasso como uma ferramenta para o crescimento e a mudança. Tenha a capacidade de impulsioná-lo para a frente e prepará-lo para o que está por vir.

Ser um empreendedor de sucesso não acontece da noite para o dia. É um compromisso de longo prazo, mas a recompensa é doce. Este é o melhor conselho empreendedor para iniciantes. Eu desafio você a começar a utilizar essas habilidades em seus negócios.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.