Dicas

Entenda como os vídeos podem ajudar nos estudos

entenda-como-os-videos-podem-ajudar-nos-estudos

Conciliar a faculdade com uma rotina de trabalho pode se tornar cansativo e estressante. Dessa forma, muitas vezes, universitários que se encontram nessa situação têm dificuldade em prosseguir com os estudos. Entretanto, a tecnologia pode ser uma grande aliada nos momentos difíceis.

Com o avanço das mídias sociais, a interatividade mudou não só no âmbito social, mas também refletiu nos métodos de ensino. Dentre essas mudanças, destaca-se o crescimento dos vídeos educativos, que podem ser assistidos por meio de celular, tablet ou computador e em qualquer momento de tempo livre – até mesmo no trabalho ou no ônibus.

Além disso, os vídeos podem ajudar nos estudos, porque estimulam a capacidade de aprendizagem dos alunos.

Quer saber mais sobre a importância dos vídeos para a educação? Então, confira 6 benefícios deste método que separamos para você!

1. Tornam as aulas mais interessantes

Ao utilizar vídeos, os professores têm mais chances de chamar a atenção dos alunos, pois é difícil manter concentrado um estudante que, muitas vezes, já está com a mente cansada ou que tem dificuldade para aprender.

Sendo assim, ao utilizar vídeos, mesclando linguagem verbal e não verbal, as aulas se tornarão mais interessantes.

2. Facilitam o aprendizado

Por chamar mais atenção, os vídeos têm mais chances de fazer com que o conteúdo passado seja absorvido pelo aluno, se comparado a uma aula expositiva, na qual o professor é o protagonista.

Além disso, os vídeos auxiliam na montagem de anotações, esquemas e resumos, que são técnicas importantes para estudar. Portanto, tal fato irá refletir positivamente nos resultados de provas e trabalhos, fazendo com que o desempenho melhore.

3. Possibilitam que os professores se preparem melhor

Nem sempre a comunicação entre professores e alunos acontece de forma eficiente. Isso ocorre porque a maneira de explicar do educador e o entendimento do estudante são diferentes.

Então, utilizando vídeo aulas, por exemplo, o professor pode observar a postura que mais estimula os alunos no aprendizado e aprimorar sua capacidade de lecionar.

4. Estimulam o pensamento crítico

Outra forma com a qual os vídeos podem ajudar nos estudos é por meio de filmes, séries e documentários. Graças à tecnologia, há uma diversidade de temas disponíveis na web, para qualquer área.

Por isso, eles podem ser utilizados para que os alunos vejam o conteúdo de forma diferente e, através de outras visões de mundo, tenham o pensamento crítico desenvolvido.

5. Motivam os estudos

Com a capacidade de aprendizado melhorada e resultados positivos, o aluno terá uma grande motivação para estudar e seguir a carreira que deseja.

Em um contato inicial com a faculdade, muitos calouros podem entender que a dificuldade do curso se dá pela falta de aptidão, mas na verdade ela pode ser solucionada através de métodos de ensino eficientes, como a utilização dos vídeos.

6. Auxiliam no planejamento

Por fim, saiba que com a utilização dos vídeos você pode ter um planejamento do que irá estudar a cada dia e não deixará que as matérias se acumulem. Sendo assim, terá um melhor direcionamento durante as aulas.

Além disso, você não precisa se preocupar em como ter vídeos acessíveis e de qualidade, pois as plataformas on-line podem oferecer a praticidade que necessita, como o Me passa aí, que fornece conteúdos capazes de alavancar sua vida acadêmica de forma organizada!

Agora que já sabe como os vídeos podem ajudar nos estudos, entre em contato com a gente e tenha mais informações sobre nossos planos e cursos!

Deixe um comentário