Dicas

Língua estrangeira: quais os melhores apps/sites para potencializar o aprendizado?

Língua estrangeira: quais os melhores apps/sites para potencializar o aprendizado

Aprender um novo idioma é uma tarefa desafiadora e fascinante. É uma atividade que estimula o cérebro, traz diversos benefícios psicológicos, além de ser uma excelente oportunidade para ampliar a visão de mundo.

Para aprender rapidamente, é preciso se dedicar e praticar a língua estrangeira todos os dias. Contudo, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível cumprir o planejado, não é mesmo?

Nesses momentos, o ideal é utilizar ferramentas que vão te manter em contato com o idioma e potencializar os seus estudos. Continue a leitura e confira 5 aplicativos e sites que vão turbinar o seu aprendizado, mesmo que você tenha uma rotina corrida!

Forvo

Não sabe qual é a pronúncia de uma determinada palavra? O Forvo é a ferramenta certa para consultar: é um ótimo guia de pronúncias! Disponível online e com aplicativos para Android e iOS. Nele você realiza a busca pela palavra desejada e confere a pronúncia certa, gravada por um falante nativo do idioma.

Independentemente de qual língua estiver estudando, certamente encontrará a palavra que deseja no Forvo. Se ela não estiver disponível, é só solicitar que seja pronunciada gratuitamente por um dos milhares de usuários que colaboram com o site.

Me passa aí

A plataforma online de estudos para universitários tem um conteúdo 100% próprio, desenvolvido em parceria com professores especialistas. Aposte nas especializações curtas para avançar no seu aprendizado de inglês, do nível básico ao avançado, além de poder se preparar para testes de certificação do idioma.

As videoaulas são curtas — com até 8 minutos de duração — e ministradas por uma professora com mais de 20 anos de experiência no ensino do idioma. Você vai aprender os diversos aspectos da língua, com aulas em português e inglês para que possa se familiarizar com o idioma.

Tandem

Já ouviu falar na prática de tandem? A proposta de um tandem é reunir duas pessoas que desejam melhorar suas habilidades em dois idiomas diferentes.

Por exemplo, você está aprendendo inglês e um estrangeiro nativo da língua inglesa deseja melhorar o seu português. Vocês combinam um encontro para conversar, trocar ideias e experiências e ajudar um ao outro no aprendizado dessas línguas.

Essa é a proposta do aplicativo Tandem, que te ajuda a achar falantes nativos do idioma que está aprendendo para que vocês possam praticar a conversação, melhorando a escuta, a pronúncia e a escrita diretamente do seu smartphone.

Certamente, você encontrará alguém para fazer um intercâmbio linguístico e melhorar suas habilidades.

MosaLingua

Com uma didática baseada no Sistema de Repetição Espaçada (SRS) — considerado um dos métodos de memorização mais eficazes para aprender vocabulário —, o MosaLingua é ótimo para turbinar o aprendizado de uma língua estrangeira. Com ele, você pode aprender inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

O aplicativo já vem com flashcards prontos, com mais de 3000 palavras, expressões e diálogos para aprender. Basta escolher a categoria que deseja, como “turismo”, e começar a estudar as frases e expressões mais úteis. Todas com áudio gravado por um falante nativo.

Durante o estudo, você precisa se autoavaliar, indicando o grau de dificuldade de cada flashcard. Com essa informação, o sistema determina o que precisa ser revisto e a frequência de revisão, focando no conteúdo que você considera mais difícil. Conforme o uso, as palavras e frases entram, gradativamente, na sua memória de longo prazo.

Anki

Anki é mais um site e aplicativo de flashcard que utiliza o SRS em seu sistema. Com ele, você poderá estudar diversos tipos de conteúdos: línguas estrangeiras, cálculo, administração, entre outros.

O aplicativo permite que você crie e customize seus flashcards. Assim, poderá priorizar as palavras e expressões que realmente precisa aprender. E você ainda pode adicionar imagens e áudios em cada flashcard criado.

O sistema de autoavaliação do Anki vai te ajudar a estar sempre em contato com o idioma. Ele te ajuda testando seus conhecimentos e fortalecendo a sua memória. Acredite: utilizar o Anki diariamente por 15 minutos vai fazer a diferença em seus estudos.

Agora que você já conhece alguns sites e aplicativos que vão te ajudar a potencializar o aprendizado de uma língua estrangeira, que tal saber como avaliar a metodologia de um curso de inglês?

1 Comentário

  • Olá a todos.Excelente matéria! Eu estudei Inglês na plataforma Preply. Além dos professores locais, quem está disposto a ter aulas online também pode encontrar tutores em outros países.O preço das aulas é definido pelo professor e o pagamento é por meio da própria plataforma.
    Eu estou procurando mais opções de formação. PoDE me Ajudar?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.