Dicas

Mindset positivo: veja como desenvolver e melhore seus estudos!

 

Você já reparou como muitas vezes, apesar de dedicarem horas aos estudos todos os dias, as pessoas não alcançam seus objetivos? Ou como um plano de estudos bem estruturado pode ir por água abaixo devido à falta de foco e à procrastinação?

Nesses casos, o problema pode estar dentro da mente do aluno, na forma como ele encara o mundo e a si mesmo, e a adoção de um mindset positivo pode levá-lo ao próximo nível de desempenho.

Se você quer saber mais sobre o que é um mindset positivo e como desenvolvê-lo, acompanhe as dicas que preparamos especialmente para você!

O que é mindset?

O termo em inglês “mindset” foi desenvolvido pela psicóloga Carol Dweck, da Universidade de Stanford, na Califórnia, e diz respeito à configuração da mente (em inglês mind = mente, e set = configuração). O mindset seria, então, o conjunto de todas as suas crenças, experiências e formas de enxergar o mundo e a si mesmo, sejam elas conscientes ou inconscientes.

Por isso a adoção de um mindset positivo é importante em todas as áreas de nossas vidas: no trabalho, nos relacionamentos, nos cuidados com o nosso corpo, com nossa saúde e também nos estudos.

Como um mindset positivo afeta os estudos?

Imagine por um instante dois estudantes: Renata e Gustavo. Devido a um conjunto de experiências ruins, Renata desenvolveu um mindset que associa os estudos a algo difícil e penoso, quase um castigo.

Quando tenta estudar, ela naturalmente procrastina e muda seu foco para outras coisas, a fim de evitar essa fonte de desprazer. Já Gustavo sempre teve os estudos associados a algo prazeroso, interessante e, naturalmente, consegue dedicar várias horas produtivas aos estudos.

Como podemos ver, a diferença de mindset entre Renata e Gustavo faz com que eles tenham desempenhos muito diferentes nos estudos.

Como cultivar um mindset poderoso?

Agora você deve estar se perguntando “ok, eu entendo o conceito de mindset positivo e a sua importância, mas como eu desenvolvo essa mentalidade?”.

Existem diversos exercícios e posturas que você pode adotar para desenvolver um mindset poderoso, capaz de lhe levar onde você deseja ir. Veja abaixo algumas dessas práticas que você pode adotar hoje mesmo:

Medite

Diversas pesquisas em neurologia confirmam que a meditação de atenção plena (mindfulness) encolhe as áreas do cérebro responsáveis pelo stress e pela ansiedade, ao mesmo tempo em que aumenta o córtex pré-frontal, responsável por funções elevadas como concentração e tomada de decisões;

Foque nos aspectos positivos

Obviamente, durante situações de stress, é normal reclamarmos e focarmos no problema. Entretanto, para adotar um mindset vencedor, é importante focar nossa atenção nos aspectos positivos das crises, como oportunidades de aprendizado e de crescimento interno;

Cerque-se de pessoas positivas

Dizem que você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo. As mentalidades às quais você se expõe com frequência influenciam seu próprio mindset. Portanto, procure sempre se cercar de pessoas positivas, que compartilham de seus valores e objetivos;

Cuide do seu corpo

Alimentar-se bem e fazer exercícios físicos ajudam não apenas seu corpo, mas também sua mente. Um corpo saudável libera hormônios que ajudam seu cérebro a ter mais foco e melhor desempenho. Além disso, a prática de esportes favorece a disciplina e a autoestima, que são importantes em todos os aspectos da vida.

Agora que você já sabe o que é mindset e como desenvolver um mindset positivo, curta nossa página no Facebook e receba ainda mais dicas para alavancar seus estudos!

1 Comentário

Deixe um comentário