Dicas

6 motivos para trabalhar em uma startup

Muitos universitários saem da faculdade com a ideia de empreender. Ser seu próprio chefe, sonhar os seus próprios sonhos e conquistar o sucesso. Mas essa quase sempre é uma atitude prematura. É claro que existem os casos de Mark Zuckerberg, Steve Jobs e outros célebres que não chegaram nem à formatura e criaram grandes empreendimentos. No entanto, para a grande maioria, a experiência adquirida no dia a dia de uma empresa no início da carreira é uma bela base para se tornar um empreendedor no futuro. Melhor ainda do que trabalhar para uma outra empresa qualquer, é trabalhar em uma startup. Listamos aqui os 6 principais motivos, confira:

Crescimento

Já pensou entrar em uma empresa e já ser considerado uma peça fundamental do negócio? Nas startups, as equipes são mais enxutas, ou seja, poucos funcionários ocupam vários cargos diferentes. Se você chegar e mostrar que tem potencial, em um curto período de tempo poderá assumir uma gerência ou diretoria, ganhando mais aprendizagem e responsabilidades.

Oportunidade de ser sócio

Startups costumam ter orçamentos limitados e, por causa disso, não consegue oferecem grandes salários. No entanto, isso gera uma oportunidade para a equipe. É comum que ofereçam bônus, comissões, participações nos lucros e até a chance de ser sócio. O risco é alto mas se o negócio prosperar você poderá ganhar muito mais do que esperava.

Ambiente de trabalho

Por serem jovens e cheias de energia, os ambientes costumam ser informais e divertidos. Ambiente de café, áreas de relaxamento, happy hours depois do expediente, ping-pong e outros dispositivos de integração, criatividade e anti-estresse. Em escritório próprio ou até em um co-working, como o WeWork ou Templo.

Flexibilidade de Horários

Uma das características de trabalhar em uma startup é ser cobrado por resultados ao invés de contabilizar  horas de presença no escritório. Ir ao escritório de 9h às 18h não significa nada se não houver trabalho entregue. Por isso, muitas startups liberam o horário de chegada e saída e aceitam trabalho remoto.

Experimentar diversas áreas

A estrutura de trabalho é bastante flexível e os profissionais atuam em várias áreas ao mesmo tempo. Você terá a chance de trabalhar não só na área que você se formou, mas também será obrigado à experimentar diversos “chapéus”. Você fará coisas muito diferentes todos os dias.

Entender mais de tecnologia

A natureza das startups é tecnológica. E esse é um mercado que continua crescente, mesmo em tempos de crise econômica. Entender mais de tecnologia, dispositivos, linguagens, lógica, pode mudar a forma de pensar em como resolver problemas e criar um mudo melhor. Big Data, Smart Cities, Growth Hacking, Inovação… trabalhando em uma startup você ganhará um novo vocabulário.

Criar uma bagagem de conhecimento e experiência é o que acreditamos ser a estratégia mais segura para se preparar para empreender com sucesso. Ao começar o seu negócio, você já terá aprendido (com o dinheiro dos outros, ou seja, sem muito risco) sobre gestão, operações, finanças, produto, marketing, vendas e todas as áreas de uma startup. Terá mais entendimento sobre riscos, como conseguir investimento e formar uma equipe. Esperamos que esse artigo te ajude a pensar se trabalhar em uma startup vale a pena para você. Boa sorte!

Leia também: Como definir o seu objetivo profissional e alcançá-lo? , Como conseguir o primeiro emprego depois de formado?

Quer ficar sabendo de vagas de estágio em startups e novidades? Cadastre-se aqui

Escrito por: Meu campus

Deixe um comentário