Dicas

Professor: a importância de ter contato e prática com o mercado

professor-a-importancia-de-ter-contato-e-pratica-com-o-mercado

Durante a graduação é importante receber os conceitos e lições para aprender uma profissão, mas não é só o conhecimento acadêmico que faz a diferença na formação. Desde o início, é fundamental que haja incentivo para o contato e a prática com o mercado de trabalho, afinal, os universitários que já saem do curso com experiência e conhecimento profissional têm mais vantagens na hora de buscar um emprego.

Mas, como um professor de universidade poderá trazer e incorporar tais conteúdos e práticas na sala de aula? Ficou curioso? Então, o post de hoje é para você!

Demonstrar a importância do empreendedorismo para os alunos

Quando um professor tem contato com o mercado pode, por meio de exemplos reais, histórias bem-sucedidas de criação de empresas e identificação de demandas mercadológicas, trazer para a sala de aula informações ou colegas de profissão que possam discutir com os alunos a realidade da profissão.

Assim, a cultura do empreendedorismo se fortalece na universidade e impulsiona a criação de negócios por iniciativa própria, mesmo que ainda o desejo de conseguir um emprego em uma boa empresa ainda prevaleça sobre a vontade de empreender. É esse cenário pode mudar com o incentivo do docente e da universidade.

Aí mora uma grande chance de promover a relação entre universidade e mercado: incentivando os alunos a buscarem novas ideias de negócio, explicando os processos burocráticos envolvidos na abertura de uma empresa, abordando a cultura de startups, entre outros.

Isso vale para qualquer área do conhecimento, já que é possível criar negócios em todos os campos de atuação. Basta identificar o perfil da turma e buscar a atividade que esteja mais afinada com seus interesses.

Tratar da prática com o mercado e dos padrões exigidos nas empresas

Os professores podem buscar, na cultura das grandes empresas, os padrões de qualidade e excelência, os manuais de conduta, além dos processos produtivos e, com esse material em mãos, promover as atividades para fazer com que os alunos se familiarizem com o que enfrentarão no futuro.

Essa é mais uma forma de aliar as lições da teoria com a prática e trazer o mercado para o ambiente da sala de aula. Para os alunos, é uma maneira de saber, ainda durante a vida universitária, como se inserir no mercado de trabalho, quais são os melhores contatos e detectar aquilo em que precisam se aprimorar.

Com o mercado de trabalho altamente competitivo, ter professores que tragam esses conhecimentos é diferencial para qualquer profissional em início de carreira.

Dessa forma, trazer a prática com o mercado para dentro da sala de aula ficará mais fácil e natural. A consequência de ter um professor que busca essas informações, que está atualizado e sempre em contato com as novidades da área, será um aluno mais preparado para enfrentar a concorrência, consciente dos desafios que enfrentará e integrado ao mercado.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à educação para universitários? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as atualizações do blog!

Deixe um comentário