Dicas Engenharia Civil

Quais são as áreas da Engenharia Civil?

Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre as áreas de atuação de Engenharia Civil. Vocês que pensam em fazer esse curso, mas se perguntam se vão trabalhar apenas na área de construção vão descobrir que Engenharia Civil é muito mais do que o conhecido pela maioria das pessoas e existem diversas possibilidades.

Quais são as áreas da Engenharia Civil?

Muita gente não sabe, mas Engenharia Civil vai muito além do projeto de casas e prédios. O engenheiro civil é responsável pelo projeto, gerenciamento e execução de obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Seu trabalho é de extrema importância, devendo ser feito com cuidado, de acordo com as normas e as técnicas estudadas durante o curso.

O engenheiro civil faz o acompanhamento de todas as etapas de uma construção ou uma reforma, participa da análise do solo e do estudo da insolação e ventilação da obra e define os tipos de fundação e acabamentos. Ele é o responsável pela especificação de redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento das construções e pela definição do material a ser usado. Este profissional supervisiona as equipes de trabalho, prazos, custos e padrões de qualidade e segurança. Cabe a ele calcular os efeitos dos ventos e das variações de temperatura na resistência dos materiais usados na construção, garantindo assim a estabilidade e a segurança da edificação. Além disso, o engenheiro civil pode dedicar-se ao gerenciamento da infraestrutura e da ocupação de um edifício.

O profissional que cursa a faculdade de Engenharia Civil pode trabalhar nas áreas de construção urbana, estruturas e fundações, geotecnia, hidráulica e recursos hídricos, infraestrutura e transporte e saneamento.

Construção Civil

Áreas da Engenharia Civil - Construção Civil

O engenheiro que desejar trabalhar na área de Construção Civil, ou Construção Urbana, será responsável pelo projeto, construção e reforma de prédios, casa e grandes instalações. Essa é tida como uma área que não para de crescer e um dos segmentos mais clássicos na engenharia.

Estruturas e Fundações

Áreas da Engenharia Civil - Estruturas e Fundações

Na área de Estruturas e Fundações, ou Cálculo Estrutural, o engenheiro irá trabalhar basicamente em escritório, juntamente com o engenheiro de construção civil. Esses engenheiros serão responsáveis pelo projeto de fundações e estruturas de madeira, aço, ou concreto, que servem de apoio às construções, calculando as dimensões e o material necessário para a obra.

Geotecnia

Áreas da Engenharia Civil - Geotecnia

No campo da Geotecnia, o engenheiro trabalha com a mecânica dos solos, escavações, investigações e análise geotécnica, contenções, barragens, obras hídricas, entre outras coisas. Essa é uma das áreas de engenharia civil mais complexas e que mais estão em alta. Para trabalhar nela, é preciso que o engenheiro faça, após a faculdade, um mestrado em geotecnia. O engenheiro que não possuir mestrado pode apenas trabalhar em obras pouco complexas.

Hidráulica

Áreas da Engenharia Civil - Hidráulica

O ramo da Hidráulica está relacionado à ciência das águas, no qual o engenheiro aplica seus conhecimentos de mecânica dos fluidos para o projeto e construção de obras de aproveitamento hídrico. Entre essas obras destacam-se o projeto de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação e obras costeiras.

Infraestrutura e Transporte

Áreas da Engenharia Civil - Infraestrutura e Transporte

A área de Infraestrutura e Transporte, ou Estradas e Transportes, é uma das maiores áreas do ramo da engenharia civil. Esse engenheiro atua no projeto, construção, pavimentação e manutenção de estradas, rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e túneis. Além disso também faz o planejamento de sistemas de transportes, logística, estudo de tráfego e gestão de operações de redes de aeroportos e portos. Devido a esse grande leque de possibilidades, é uma ótima alternativa para quem busca oportunidades no começo de carreira.

Saneamento

Áreas da Engenharia Civil - Saneamento

E, por último, temos a área de Saneamento. Este engenheiro busca explorar o uso da água, com projetos ligados às obras de saneamento básico em geral, como resíduos, água, esgoto e drenagem. Com a pressão da sociedade e a discussão pública sobre as políticas de saneamento e resíduos sólidos, aumentaram as buscas por profissionais desta área.

E aí, gostaram de conhecer um pouco mais sobre as áreas de atuação da Engenharia Civil? Essas são apenas algumas das possibilidades que cercam os profissionais desta grande área da engenharia. Espero que tenha tirado todas as dúvidas de vocês! Até a próxima!

Deixe um comentário