Dicas Engenharia Civil

Quais são as matérias de Engenharia Civil?

Oi, gente! Hoje nós vamos falar sobre Engenharia Civil. Muita gente pensa em fazer esse curso, mas fica em dúvida do que se trata e quais as principais disciplinas que vão ser estudadas. Por isso, vamos ver quais são as matérias de Engenharia Civil e um resumo de cada uma.

Engenharia Civil

A grade curricular de Engenharia Civil

Conhecer a grade curricular do curso é uma excelente maneira de ter uma ideia do que você vai aprender e do que se trata a profissão. Além de ajudar a saber se aquela é mesmo a carreira certa para cada aluno.

Etapa 1: as matérias do Ciclo Básico de Engenharia

Nos dois primeiros anos da faculdade, no ciclo básico, o estudante irá cursar disciplinas que são comuns a todas as engenharias, como cálculo, física e alguns assuntos relacionados à administração, conhecimentos gerais e economia.

Etapa 2: as matérias do Ciclo profissional

Já nos últimos três anos, geralmente, começam as disciplinas mais específicas, voltadas realmente para as áreas da Engenharia Civil. Concreto Armado, Materiais de Construção, Instalações Prediais, Sistemas Hiperestáticos, Técnicas de Construção, Fundações, Edificações, Pontes são algumas das principais matérias.

hiperestatica

Sistemas Hiperestáticos ou Hiperestática

Hiperestática é onde os alunos aprendem a fazer cálculos de estruturas. Nessa disciplina é aprendido o cálculo de deslocamentos, cálculos em estruturas simétricas e antissimétricas, aplicação do “princípio dos trabalhos virtuais”, ciclo de Mohr…

Disciplina Materiais de Construção

Materiais de Construção

Na disciplina de Materiais de Construção o aluno vai estudar a classificação e as condições de emprego dos materiais usados na construção civil. Além disso, também vai estudar os aglomerados aéreos e hidráulicos, os tipos de cimento e seus agregados, os metais e materiais cerâmicos usados em construções e suas aplicações.

concreto armado

Concreto Armado

Concreto Armado, ou Estruturas de Concreto Armado, é estudada após Materiais de Construção. Nessa disciplina o aluno deverá aprender as propriedades e a aderência do concreto e do aço, dimensionamento de peças submetidas a vários tipos de esforços, dimensionamento de vigas e pilares e os comportamentos estruturais básicos, análise e detalhamento de lajes.

Instalações Prediais

Instalações Prediais

Em Instalações Prediais o aluno verá as instalações de água, esgoto, gás, telefone e instalações elétricas presentes em uma construção. Como organizá-las na planta, seu projeto, etc. Além disso, irá estudar o saneamento predial e as normas técnicas, legislação e documentação dessas instalações.

Técnicas de Construção

Técnicas de Construção

Essa disciplina ensina aos alunos a interdependência entre projeto e obra, as particularidades da indústria da construção civil e os processos construtivos. Nessa matéria os alunos aprendem a fazer orçamentos de obras, planejamento e programação da construção, especificação de materiais e serviços, os tipos de acabamentos e as tecnologias construtivas.

Fundações

Fundações

Na disciplina de Fundações é ensinado os tipos de fundações e o critério de escolha de cada tipo. Ensina aos alunos a fazerem análise e dimensionamento de blocos, sapatas, vigas de equilíbrio, etc. Os alunos aprendem a elaborar o projeto geotécnico de fundações por sapatas, por tubulações e por estacas. Essa disciplina também tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de incluir nos projetos de fundações a análise de confiabilidade, com estimativa da probabilidade de ruína.

Pontes

Pontes

Essa matéria ensina todos os tipos e classificações de pontes, bem como os sistemas estruturais e os materiais das quais serão feitas. Ensina os tipos de apoios de pontes, seus detalhamentos e dimensionamentos.

Edificações

Edificações

Em Edificações aprende-se o planejamento, controle e gerenciamento na construção civil; os riscos e cuidados a serem tomados durante a execução da obra, os processos construtivos e a qualidade do produto final. Essa disciplina também ensina as técnicas de pavimentação, as noções de gerenciamento de obras, as novas tecnologias construtivas, entre outras coisas.

Estradas

Estradas

Em estradas, vemos os objetivos, características, política, economia, localização, projeto e operação de sistemas de transportes. Desde o projeto e construção de rodovias e ferrovias, orçamento, até uso de programas de computador e computação gráfica no projeto de estradas.

A divisão das matérias

A grande maioria  é dividida em duas, como: Hiperestática I e II, Concreto Armado I e II, etc. Isso faz com que se tenha mais tempo para a prática de exercícios e com que seja possível um melhor aproveitamento de todo o conteúdo da ementa.

Então, é isso… Esperamos que tenhamos ajudado a todos que desejam fazer Engenharia Civil a conhecer melhor o curso e terem certeza de que esse é o curso certo para vocês. =)

3 Comentários

Deixe um comentário