Dicas

Qual é o melhor horário para estudar?

Qual é o melhor horário para estudar?

 

Estudar durante o dia ou aproveitar a calmaria da noite para encarar os livros? Essa é uma dúvida de muitos alunos. A verdade é que não existe uma regra: o melhor horário para estudar varia de pessoa para pessoa.

Cada um possui um ritmo biológico, assim como hábitos de sono específicos e rotina própria. Essas coisas devem ser levadas em consideração na hora de definir o horário de estudos, já que, cientificamente, não há nenhuma prova de que exista um horário ideal para os estudos.

Se você ainda tem dúvidas sobre o momento certo de estudar, continue a leitura deste artigo. Nele, você vai conhecer as vantagens de cada horário e ainda conferir dicas para se dar bem em qualquer hora do dia. Confira!

Quais as vantagens de estudar durante o dia?

A maior vantagem da manhã é a mente descansada. Após uma boa noite de sono, a energia e o foco estão em alta e a capacidade de absorver conteúdo e se concentrar também.

Outro benefício que o estudo diurno traz é a iluminação natural. Ao contrário da luz artificial, ela não cansa os olhos e oferece maior conforto visual na hora da leitura.

Durante o dia, também é mais fácil entrar em contato com colegas e professores em caso de dúvidas e questionamentos. Mas fique atento às distrações: elas podem fazer com que você perca o foco facilmente.

O estudo no período da tarde também é vantajoso, principalmente para quem trabalha ou estuda pela manhã. Mas fica o alerta para o desânimo depois do almoço: estabeleça pelo menos uma hora de descanso para começar as atividades.

Quais as vantagens de estudar durante a noite?

Quem estuda à noite garante que a tranquilidade e o silêncio são os principais motivos de sua preferência.

O período também tem menos distrações, já que as redes sociais estão mais calmas e a maioria dos seus amigos estão dormindo. Outro benefício de estudar à noite é a temperatura. Em alguns lugares, ela fica mais amena, oferecendo mais conforto e disposição.

O período noturno também tem suas desvantagens. É preciso tomar cuidado com a saúde dos olhos, pois a luz artificial pode cansar a visão e comprometer seu rendimento.

Da mesma forma, evite comprometer a qualidade do sono e não exagere na duração da sessão de estudos. Depois de um certo tempo, a mente fica cansada e não consegue absorver mais nada.

Como ter um bom proveito em qualquer horário?

Como você já viu, não há um horário bom e outro ruim. O importante é encontrar um período que favoreça a criatividade e a absorção dos conteúdos.

A seguir, separamos algumas dicas para que, independentemente do horário, você tenha o melhor proveito. Veja quais são:

  • crie uma rotina;
  • faça um cronograma semanal;
  • cuide da alimentação;
  • não abra mão das pausas;
  • tenha disciplina;
  • durma o suficiente;
  • evite distrações;
  • não exagere;
  • escolha um local tranquilo e iluminado.

Viu como é possível ter produtividade em todos os horários? De dia ou à noite, você vai encontrar condições favoráveis para criar sua rotina de estudos e tirar o melhor proveito delas.

Agora que você já sabe que o melhor horário para estudar pode variar de pessoa para pessoa, assine nossa newsletter! Assim, você receberá nossas atualizações na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário