Dicas

Semelhanças e diferenças entre os cursos de administração e processos gerenciais

Semelhanças e diferenças entre os cursos de administração e processos gerenciais

Por: Rafaela Roque Fernandes

Conheça as estruturas das duas graduações e escolha a que melhor se encaixa nos seus planos profissionais

       O Brasil é um dos três países no mundo com maior número de empreendedores, ao lado de grandes potências como Estados Unidos e China. E a necessidade de profissionais capacitados para lidar com o mercado brasileiro cresce, assim como as graduações para capacitação.

        Muitas pessoas que se interessam por essa área ficam na dúvida entre escolher um curso superior em tecnologia em Processos Gerenciais ou Administração por serem muito parecidos. Porém o foco de atuação no mercado de trabalho é o que os diferencia.

        O primeiro diferencial destes dois cursos é o tempo de conclusão e tipo de formação. A graduação em Processos Gerenciais tem uma duração mais curta, em torno de dois a três anos, e o curso de Administração forma bacharéis e dura em média quatro anos.

        A grade curricular dos cursos é bem semelhante quando se trata de gestão de pessoas, o que os difere é o foco de atuação. No caso do superior em tecnologia em Processos Gerenciais o estudo é voltado a parte prática de uma organização. Já em Administração os estudantes são mais preparados teoricamente, para ampliar a visão do que seja uma empresa.

        Os profissionais formados em Administração atuam diretamente na gestão de negócios, pessoas ou recursos com o objetivo de atingir metas planejadas. Ele que cria essas metas e estabelece políticas internas que envolve questões mais técnicas como análise de resultados, atividades relacionadas ao planejamento e desenvolvimento da empresa.

A atuação do profissional formado em Processos Gerenciais

        Quem finaliza o curso de Processos Gerenciais pode atuar nas organizações com foco na melhoria de processos, criando estratégias para esse objetivo. Esse profissional analisa e diagnostica problemas gerenciais, elabora planos de negócio, gerenciamento de equipe, gestão de compras, etc.

        Apesar da profissão parecer novidade, os espaços no mercado para esses profissionais tem crescido. Existem diversos campos de atuação, principalmente em órgãos públicos ou iniciativa privada, podendo ainda abrir o próprio negócio e fazer consultoria.

        E mesmo para quem já tem uma graduação, o superior em tecnologia em Processos Gerenciais pode ser uma formação a mais para enriquecer o currículo e abranger o mercado de trabalho, principalmente para quem deseja empreender.

E aí, ajudou na sua decisão? Leia também: Saiba quais são os desafios de quem escolhe a carreira em exatas5 dicas para escolher a profissão certa para você!Afinal, é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.