Dicas

SketchUp: saiba o que é isso e quais seus conceitos fundamentais

sketchup-saiba-o-que-e-isso-e-quais-seus-conceitos-fundamentais.

Os profissionais das áreas de arquitetura, engenharia ou design necessitam constantemente de ferramentas para desenvolver projetos e mostrá-los aos seus clientes. Por conta disso, há alguns recursos disponíveis que podem facilitar essa tarefa, como o SketchUp. Você já ouviu falar desse software incrível?

O programa é um dos mais conhecidos do mundo quando o assunto é modelagem em 3D. Utilizado no computador, é ideal para a criação de maquetes com riqueza de detalhes e um resultado muito mais realista. Neste post, você descobrirá todas as vantagens e informações sobre como utilizar e ter acesso a essa tecnologia. Confira abaixo:

Conheça mais sobre o SketchUp

Antes de conhecer todas as vantagens que o SketchUp pode oferecer para o seu trabalho, que tal entender um pouco sobre a sua história? O programa foi desenvolvido no ano de 2000, pela empresa Last Software e, posteriormente, comprado pelo Google, em 2006. Após algumas atualizações, a ferramenta foi vendida para a Trimble, empresa que trata da sua manutenção até os dias atuais.

O programa tem como objetivo a criação de projetos 3D, para as áreas de engenharia civil e arquitetura. Com o seu grande sucesso, o SketchUp foi ganhando novas versões, como o SketchUp Make, que é gratuito, e o SketchUp Pro, que traz mais recursos, mas necessita de uma assinatura.

Essas atividades adicionais consistem na oportunidade de criar folhas de projeto com dimensionamento e detalhamento em 2D. Além disso, a modalidade paga oferece mais chances de trocas de materiais com outros programas, como o Adobe Illustrator e o AutoCAD.

Entenda como o software pode ajudar o seu trabalho

Quer saber como o SketchUp pode ajudar no seu trabalho? A resposta é simples: as suas atividades serão desenvolvidas com muito mais facilidade, em comparação aos outros programas que trazem a mesma proposta. Com ele, você colocará a sua ideia no papel, sendo uma verdadeira alternativa para vender os seus principais projetos de um modo muito profissional.

Esse software abriga toda estrutura necessária para elaborar layouts e ampliar a sua visão espacial de cada criação. Esse é o caso dos projetos com topografias bem definidas, como as modelagens de terrenos, que necessitam de uma percepção mais detalhada e prática.

Você ainda poderá escolher materiais e acessórios e realizar cálculos de área para entregar orçamentos com agilidade.

Descubra as principais vantagens

Diferente dos demais softwares, esse programa traz uma interface simples e intuitiva, com ferramentas e comandos objetivos. A vantagem é que qualquer pessoa poderá desfrutar dos seus comandos e realizar alterações com mais eficiência.

Você sabia que a maior biblioteca online de imagens 3D é do SketchUp? Conhecido como Warehouse, esse portal é composto por fornecedores que cedem seus materiais gratuitamente. Assim, você terá mais informações e inspirações para criar projetos, utilizando imagens de veículos, lugares e objetos de decoração.

Outro ponto que merece destaque é referente à geolocalização do arquivo. Essa função permite posicionar o projeto com precisão de latitudes e longitudes, além de desenvolver análises profundas de insolação. Antes de dar início ao seu projeto, será possível verificar os níveis de incidência solar e, a partir disso, estudar as melhores alternativas para alcançar o melhor resultado.

Saiba onde encontrar o programa

Se interessou pelos diferenciais do SketchUp? Então, este é o momento de descobrir onde encontrá-lo! Como você já sabe, há duas versões disponíveis, a Make, que é gratuita, e a Pro. Essa última poderá ser testada, sem nenhum custo, por um período de até 30 dias. No entanto, caso deseje dar continuidade ao uso de todos os seus recursos, deverá investir em torno de R$ 3 mil.

Para o download, é preciso ter alguns sistemas operacionais específicos. Windows 7, Windows 8, Windows 10, Mac OS X 10.10, OS X 10.11 e OS X 10.12 são os recursos mais compatíveis com o programa.

Após a instalação, faça um curso para aprimorar os seus conhecimentos e aproveitar todos os recursos do software. Há algumas opções para começar a aprender online, você encontra inclusive no Canal Engenharias e Canal Arquitetura e Urbanismo, junto com diversas outras habilidades como Autocad por exemplo. Tudo num pacote só bem acessível. Os cursos são ótimos para ajudar na elaboração de modelos tridimensionais para projetos de design de interiores, arquitetura e engenharia.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o SketchUp? Conheça nossos Canais de Estudo e fique por dentro de todos os cursos para aprimorar a sua carreira!

Deixe um comentário