Nessa primeira aula de Fundações, vamos ver alguns tipos de fundações e terminologias.
Tipos de Fundações
Existem dois tipos de fundações:
- Diretas ou Rasas
- Indiretas ou Profundas
A primeira diferença entre elas é que uma é mais profunda do que a outra, conforme diz o próprio nome.
Fundações Rasas
- Blocos
- Sapatas
- Radiers
Elas são as estruturas que transmitem a carga da edificação diretamente ao solo. As fundações Rasas são aquelas que a norma prevê com 3 metros de profundidade ou quando a base delas não ultrapassa 2 vezes o seu comprimento. Elas são fundações tipicamente usadas em obras de pequeno porte e em casas de até 2 andares. Outra coisa comum nas Fundações Rasas é que não é necessário fazer grandes escavações, por causa disso não necessitam de grandes equipamentos, sendo executadas pelos próprios pedreiros.
As Sapatas são o tipo mais famoso e utilizado. Elas dividem-se em:
- Isoladas
- Associadas
- Corridas
Fundações Profundas
- Tubulões
- Caixões
- Estacas
As fundações profundas são aquelas que passam de 3 metros de profundidade, em que sua base ficam à 2 metros da sua menor dimensão. Elas transferem as cargas da edificação por atrito lateral ou por meio de “foost”, diferente da fundação rasa que é diretamente no solo, na base da fundação. Elas são utilizadas em obras de porte maior, onde é necessário a transmissão de maiores cargas ou quando a camada inicial do solo é pouco resistente.
O que caracteriza as fundações rasas?
É o fato de que a carga do pilar (pontual) é distribuída pela sapata, por exemplo, e direcionada para o solo. Isso diretamente pela base da sapata. Outra característica é a necessidade da abertura da cava de fundação para a construção da sapata e, posteriormente, tampar essa cava.
O que caracteriza as fundações profundas?
As fundações profundas normalmente dispensam a abertura da cava de fundação. Elas possuem grande comprimento em relação à sua base, com isso a resistência de ponta dessas fundações é muito pequena, fazendo elas suportarem as cargas do pilar pela resistência de atrito lateral. Elas suportam uma carga maior do que as fundações rasas.
Esses conceitos são muito importantes para a continuidade da disciplina de Fundações.
Esperamos que tenha gostado!
Aproveite e continue a estudar: Critérios para Escolha do Tipo de Fundação, Dimensionando um Bloco de Fundação (Parte I), Dimensionando um Bloco de Fundação (Parte II).
Procurando outras disciplinas? Cálculo, Química, Física, Matemática Financeira, Estatística e muito mais.
Bacana.