Dicas

4 vantagens de ser advogado correspondente enquanto ainda está na faculdade

4-vantagens-de-ser-advogado-correspondente-enquanto-ainda-esta-na-faculdade

advogado correspondente é aquele que realiza serviços para outros escritórios de advocacia ou empresas distantes do local onde a diligência será realizada e, portanto, preferem contratar um profissional atuante na região. Apesar de algumas destas diligências solicitadas aos correspondentes exigem que sejam feitas por um advogado já de posse da carteira da Ordem, muitos serviços mais simples podem ser realizados por estudantes de Direito (a partir do 7º período) e estagiários.

Desta forma, para quem ainda está na faculdade e deseja colocar em prática a experiência adquirida na sala de aula do curso, a advocacia correspondente pode ser uma ótima oportunidade! Continue a leitura e saiba quais vantagens esta modalidade oferece aos estudantes de Direito:

  1. Aquisição de experiência jurídica

Ao trabalhar como correspondente, o estudante terá contato com diversas áreas do Direito, que vão lhe dar experiência profissional prática e um currículo mais atraente. Com a experiência adquirida o estudante poderá aprimorar a sua postura profissional: ética, pontualidade, responsabilidade e oratória.

Como dito acima, em casos como representação formal em audiências e julgamentos é fundamental já ser regularmente inscrito na OAB. Contudo, existem algumas diligências que podem ser realizadas por estudantes de Direito, como realização de protocolos, cópias de processos, retirada de alvarás, consultas processuais, emissão de guias, elaboração de petições supervisionadas por advogado regularmente inscrito na OAB etc.

Outra vantagem relacionada à experiência é que a convivência com as rotinas e atividades da advocacia podem auxiliar o estudante na escolha da carreira de atuação após a formatura.

  1. Criação e ampliação do networking

Outra vantagem de atuar como advogado correspondente está na criação e ampliação do networking do estudante. Uma boa rede de contatos é fundamental para o exercício da advocacia ou outras carreiras jurídicas.

Afinal, é possível ser solicitado para um serviço por escritórios e advogados de literalmente todo o país, caso estes precisem que uma diligência seja feita na região onde o correspondente atua. Desta forma, o correspondente terá em suas mãos uma rede de contatos de profissionais que já conhecem seus serviços, que podem abrir portas ao estudante após a formatura, auxiliando na busca de um emprego ou para conseguir indicações e recomendações profissionais.

  1. Retorno financeiro

Outro fator interessante é a possibilidade de obter uma renda extra. A faculdade envolve vários gastos e o estudante geralmente precisa trabalhar para conseguir cobrir todos os custos.

Com a correspondência jurídica, há a possibilidade de conseguir um rendimento e atuar na área em que está estudando. As diligências são pagas conforme a prestação dos serviços, de forma mais rápida e simples. O pagamento geralmente é feito por ato realizado, conforme o prazo combinado na contratação.

Com o tempo, ficando mais conhecido e conseguindo parcerias com os escritórios trabalhados, o estudante conseguirá receber um bom valor mensal pelas diligências realizadas.

  1. Flexibilidade de horários

Trabalhando como correspondente é possível quando trabalhar e analisar os pedidos e prazos antes de aceitar as demandas. Não existe um horário de trabalho pré-fixado: basta cumprir os prazos estipulados na contratação.

Dessa forma, fica mais fácil para o aluno conciliar a faculdade, a preparação para o exame de ordem, concursos públicos e as funções exercidas como advogado correspondente, organizando o seu horário de trabalho conforme a sua rotina de estudos.

Conclusão

Como você acabou de ver, atuar como correspondente é uma ótima oportunidade para o estudante ganhar experiência, aumentar a renda e criar um networking com a flexibilidade de horários necessárias para garantir a manutenção dos estudos!

Agora que você já sabe os benefícios dessa atuação enquanto ainda está na faculdade, aproveite para conhecer a plataforma do Juris Correspondente e aproveite as vantagens de ser advogado correspondente!

Deixe um comentário