Dicas

Você é calouro na universidade? Confira essas 5 dicas fundamentais

5 dicas para calouros na faculdade

Nada no mundo nos traz tanta satisfação como aquela sensação de missão cumprida. Certamente, ingressar em uma universidade nos proporciona esse sentimento. Depois de muito esforço em busca da vaga desejada, finalmente acontece a esperada festa de inicialização estudantil no mundo universitário, mais conhecida como trote.

Você pode ser o mais introvertido dos seres humanos que habitam o planeta, mas, nesse dia, se sentirá parte de um todo. E, acredite, essa sensação se repetirá por muitas vezes durante a sua vida acadêmica. Portanto, curta essa fase, pois ela passará rápido e logo você se lembrará com saudade da época em que era calouro.

Contudo, não só de festas vive um universitário — também é preciso estudar muito! Pensando no seu bem-estar, listamos 5 dicas incríveis que todo calouro deve seguir para aproveitar com produtividade uma das melhores fases da vida. Confira!

1. Aproveite as oportunidades

Explore ao máximo tudo que a universidade pode lhe oferecer. Vá aos congressos e simpósios propostos, faça uso da biblioteca e não seja um daqueles estudantes que passam 4 ou 5 anos na faculdade sem sequer ter entrado na biblioteca, pois, além de ser um ótimo lugar para estudar, você pode economizar muito utilizando os livros da instituição. Envolva-se de verdade com os acontecimentos acadêmicos.

2. Faça estágios

Quer ser um bom profissional? Então, coloque em prática seu conhecimento teórico através dos estágios. A maioria das universidades possui núcleos de pesquisas que ofertam vagas para os alunos interessados em praticar. Inicialmente, são estágios não remunerados, mas que costumam abrir portas para outros estágios com remunerações bem atrativas.

Além de desenvolver suas aptidões e te ajudar a escolher qual área seguir na profissão, você ainda descolará uma graninha para ajudar nas despesas.

3. Candidate-se a cargos de monitoria

Muitos professores costumam eleger calouros como assistentes universitários durante o ano letivo. Esses alunos são conhecidos como monitores e, geralmente, ganham pontos acadêmicos pelas atividades extracurriculares.

Estão sempre engajados com os eventos da universidade, como na organização de feiras, palestras, seminários, entre outros. Não se esqueça, quem é visto é lembrado!

4. Invista em networking

A sua carreira pode começar logo cedo, na faculdade. Para isso, aproxime-se dos seus professores, fique por dentro dos projetos e pesquisas financiados pela sua faculdade, procure oportunidades como bolsas de iniciação, pois são ótimos recursos que agregarão muito em seu currículo acadêmico.

Existem muitos acadêmicos que, ao concluírem a graduação, já são efetivados, progredindo da posição de estagiário a funcionário efetivo. Além de todos os benefícios já mencionados, fazer um networking pode não só lhe agregar boas propostas de trabalho, como também bons amigos que você levará para vida toda.

5. Use diferentes fontes de informação

Sabemos como é corrida a vida acadêmica. Cumprir todas as atividades extracurriculares, matérias optativas, participar de todos os eventos e ainda, conseguir ser um calouro em dia com as matérias não é tarefa fácil!

Por isso, é importante utilizar mais de uma fonte de informação, para extrair o melhor conteúdo de cada uma delas e alcançar um aprendizado mais eficiente.

Já pensou em utilizar ferramentas práticas como videoaulas sintetizadas para rever conteúdos e auxiliar na resolução de questões? Para quem curte tecnologia e facilidade, aí está mais uma vantagem. Você pode acessar os vídeos quando quiser.

Além disso, existem fóruns de discussão, apresentações de slide, podcasts e, é claro, os livros. Você pode escolher os métodos aos quais você se adapta melhor, o importante é não parar na busca pelo conhecimento. Aperfeiçoe seus estudos e aproveite a vida acadêmica sem peso na consciência!

Este post lhe foi útil? Então, fique por dentro das novidades! Assine nossa newsletter e receba dicas para deixar o seu dia a dia como calouro ainda mais produtivo!

Deixe um comentário