Dicas

3 situações em que vale a pena trancar a faculdade!

3 situações em que vale a pena trancar a faculdade

Engana-se quem pensa que a vida de estudante é fácil. Embora para algumas pessoas até possa ser, na maioria das vezes, os jovens precisam unir os estudos com o trabalho para conseguirem pagar as suas contas. Essa é a realidade brasileira.

Por causa disso, muitos acabam se sobrecarregando e, então, optam por trancar a faculdade, já que não podem largar o emprego.

Seja qual for a razão, é preciso pesar os prós e contras, assim como analisar os motivos envolvidos na decisão.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar a você 3 situações em que vale a pena trancar a faculdade. Continue a leitura e confira!

1. Problemas temporários

Quando o aluno estiver passando por algum problema que prejudique os seus estudos, a opção de trancar a faculdade deve ser considerada.

É importante, no entanto, fazer uma análise profunda da situação para facilitar o parecer sobre o trancamento. Agir por impulso pode não ser uma boa ideia.

Dificuldades financeiras, de saúde ou familiares, por exemplo, são circunstâncias temporárias que podem de fato atrapalhar o desempenho em sala.

Nesses casos, dar um tempo às aulas não será uma decisão equivocada. Assim que solucionados os problemas, deve-se retornar às carteiras.

2. Programas de estudo no exterior

Outra situação em que vale a pena trancar a faculdade são os programas de estudo no exterior. Os intercâmbios, assim chamados, permitem aprimorar o domínio em uma língua estrangeira, além de possibilitarem uma vivência cultural muito grande.

Essa experiência internacional trará benefícios à sua vida pessoal e profissional, não tenha dúvida disso. Para o mercado de trabalho como um todo, os programas de estudo no exterior são considerados um diferencial.

Portanto, afastar-se da faculdade por essa razão é algo totalmente válido, inclusive, indicado por muitos estudantes e profissionais. Ao retornar ao Brasil, volte à universidade, simples assim.

3. Incerteza sobre a profissão

Esse é um ponto que merece muita atenção. Aqui, trancar a faculdade nem sempre será a melhor opção, mas, dependendo do caso, pode ser a escolha mais adequada.

O que é preciso ponderar em primeiro lugar é o tempo que ainda resta para o término do curso: se você está a apenas dois semestres do fim, por exemplo, é interessante completar a graduação tão logo seja possível.

Agora, se a incerteza sobre a profissão vier logo no início dos estudos, optar por trancá-lo para, então, buscar outra área pode ser a melhor alternativa.

Agora, depois de entender em que situações vale a pena trancar a faculdade, é importante também que você saiba os cuidados que deve tomar. Como orientação geral, informe-se sobre o regimento e as regras que envolvem a instituição em que você estuda.

Tenha em mente que não há uma lei que regulamente o trancamento das matrículas. Por isso, cada universidade cria as suas próprias normas. Outra dica é formalizar tudo, não fazendo nenhum tipo de acordo verbal que não proporcione garantias futuras a você.

O que você achou deste artigo sobre as situações em que vale a pena trancar a faculdade? Gostou? Então, compartilhe o nosso post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como tomar essa importante decisão!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.