Dicas

5 atividades extracurriculares úteis pro currículo escolar e profissional

5 atividades extracurriculares úteis pro currículo escolar e profissional

Um dos grandes dilemas do início de toda carreira está na falta de experiência profissional. Muitos acreditam que esse aspecto pode impedir uma possível contratação. Isso por imaginarem que esse é o fator mais relevante de um candidato na disputa por alguma vaga. Entretanto, saiba que existem diversas atividades extracurriculares úteis pro currículo!

Essas atividades podem demonstrar a sua disposição em aprender e seu interesse por determinado assunto. Aliás, elas podem aumentar a experiência na área em questão e evidenciar uma atitude proativa na busca de conhecimento.

Sabendo da importância desse tipo de prática, conheça algumas delas e invista em seu desenvolvimento para ganhar mais destaque em processo seletivo:

1. Trabalhos voluntários

Esse tipo de atividade demonstra compromisso social. Além disso, revela um traço da personalidade do candidato que pode ser muito valorizada pelas empresas: a generosidade. Afinal, ela indica que existe a preocupação com o bem-estar e a evolução de um grupo.

Além disso, dependendo da atividade desempenhada na entidade social, é possível considerá-la como uma experiência na área. Mesmo não havendo vínculo empregatício.

2. Estudo de línguas estrangeiras

O aprendizado de um idioma também pode ser muito enriquecedor para o currículo. Principalmente por ser uma atividade que exige disciplina e dedicação para que ocorram progressos.

A fluência em um outro idioma possibilita a melhora na comunicação em um mercado de trabalho globalizado. E também aumenta a chance de adquirir um conhecimento mais amplo acerca da cultura de outros países.

3. Iniciação científica

O envolvimento com a pesquisa acadêmica — como a produção de artigos científicos — ou com projetos de extensão demonstram a aplicação de conteúdos teóricos. Por isso que também são atividades muito valorizadas em um currículo e que colocam o candidato um passo à frente da concorrência.

Também é útil por oferecer ao estudante uma visão mais ampla de certas atividades, estimulando o senso crítico e a busca de soluções. A soma desses fatores certamente chama a atenção de um recrutador. Ela deixa claro que esse candidato está mais preparado para as questões práticas da área.

4. Intercâmbio internacional

As vantagens desse tipo de atividade são extensas e sempre trazem destaque ao currículo. Afinal, sair da zona de conforto e se aventurar pelas diferentes culturas do mundo abre a mente para uma grande diversidade de comportamentos. Aumenta a empatia, a capacidade de adaptação e de superação de desafios.

Esse ganho pessoal é muito apreciado pelas empresas. As habilidades pessoais adquiridas em uma viagem são muito pertinentes dentro do universo corporativo. Contar com um profissional com essa experiência aumenta o poder de negociação e gerenciamento institucionais, facilitando as relações internas e com clientes.

5. Grêmios estudantis

Nessas organizações é preciso conciliar os interesses de diferentes grupos, elaborar propostas que auxiliem no desenvolvimento dos alunos, promover eventos e gerenciar recursos financeiros.

A participação em grupos que representam estudantes demonstra que o candidato possui outras aptidões requisitadas pelas empresas: o espírito de liderança e o trabalho em equipe. Essas habilidades certamente trarão destaque ao jovem profissional, evidenciando seu dinamismo e poder de influência.

As atividades extracurriculares úteis pro currículo são aquelas que proporcionam o desenvolvimento de habilidades tão importantes quanto a experiência profissional. Na busca pelo primeiro emprego, todas elas podem aumentar a chance de contratação, uma vez que revelam se o candidato possui ou não o perfil adequado ao cargo.

Para receber mais conteúdos como esse e se preparar cada vez melhor, siga-nos no Facebook , Twitter, Instagram, LinkedInYoutube ou Google + para acompanhar todas as novidades!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.