Dicas

5 dicas de fazer seu tempo de estudos render mais

5 dicas de fazer seu tempo de estudos render mais

Uma das maiores dificuldades de um bom estudante é conseguir cumprir com todos os compromissos da vida acadêmica. Ainda mais quando tem que se dividir entre o trabalho, convívio com a família, amigos, etc. Por isso, é importante potencializar o seu rendimento durante o tempo de estudos.

O ideal é manter o foco para que não haja a sensação de estudar por horas e horas e não ter sido produtivo. Dessa maneira, o conteúdo é entendido e armazenado e ainda dá para dedicar o tempo livre a outras atividades.

Quer saber algumas dicas para facilitar esse processo e aumentar seu rendimento? Não deixe de ler este post!

1. Faça um planejamento

Um bom ponto de partida é elaborar um plano de estudos, organizando o seu dia e o tempo que será dedicado a cada matéria, exercícios, trabalhos, entre outras tarefas. Ser organizado é fundamental para não deixar para trás nada importante.

Lembre-se de que é preciso disciplina para cumprir o planejamento, afinal de contas, não adianta fazer um plano se você não executá-lo no dia a dia, não é? Reserve um horário diariamente e divida a semana entre as disciplinas. Mas seja realista: não monte um cronograma impossível de ser cumprido!

2. Evite distrações durante o tempo de estudos

Procurar afastar-se das possíveis fontes de distrações é essencial para garantir uma boa produtividade durante o período. Normalmente, a televisão e o celular são grandes obstáculos a serem vencidos ― apenas uma olhadinha e toda a sua concentração pode ir embora.

Portanto, escolha um ambiente tranquilo e fique longe de tudo aquilo que possa desviar o seu foco. Deixe as redes sociais e as conversas com os amigos para depois dos seus estudos.

3. Faça pequenas pausas

Tão importante quanto voltar toda a sua concentração ao objeto de estudo, fazer pequenas pausas é fundamental para melhorar seu rendimento. Assim, a rotina não fica tão desgastante e o corpo e a mente podem relaxar um pouco.

Então, separe alguns minutos para fazer um lanche, uma pequena caminhada, alongar o corpo, tomar um banho ou um café. Dar um tempo faz bem para conseguir voltar aos estudos com mais energia e foco.

4. Durma bem

Muitas pessoas acham que virar noites e noites sem dormir é vantajoso, pois ganha-se tempo para investir nos estudos. Acontece que o período de descanso é fundamental para o cérebro armazenar tudo o que foi aprendido durante aquele dia.

Ou seja, uma boa noite de sono faz toda a diferença para um rendimento eficiente. Além do mais, fatores como uma má alimentação e a falta de sono são prejudiciais à saúde, diminuem a disposição e podem causar diversos problemas.

5. Aproveite o tempo ocioso

Você fica todos os dias parado no trânsito? Tem meia hora entre uma aula e outra? Aproveite esses momentos e assista uma aula online ou faça uma lista de exercícios, por exemplo. Perder tempo não é bom e, quem sabe assim, você consegue adiantar sua agenda e ir para o cinema com os amigos à noite?

Estudar pela internet é uma boa alternativa, já que reduz o tempo gasto com deslocamento e traz maior conforto e comodidade. As plataformas de estudos para universitários podem ser uma verdadeira mão na roda, oferecendo aulas práticas e material de qualidade. Mas não se esqueça nunca de manter a disciplina!

Gostou das dicas para render o seu tempo de estudos? É sempre bom buscar facilidades para a nossa vida. Por isso, não deixe de ler também sobre os 5 aplicativos que ajudam a organizar os estudos!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.