Dicas

5 dicas para aprender matemática sem erro

5-dicas-para-aprender-matematica-sem-erro.jpeg

Os testes nacionais para avaliação do ensino de matemática são capazes de identificar graves falhas na assimilação dos conceitos matemáticos pelos alunos da educação básica. E essas falhas podem ser a causa das grandes dificuldades enfrentadas por universitários nessa disciplina.

Sem uma base bem construída, aprender conteúdos mais complexos no nível superior pode ser muito complicado.

Se essa é a sua situação, não se preocupe! Selecionamos 5 dicas infalíveis para ajudá-lo a aprender matemática sem erro. Vamos lá?

1. Relacionar conteúdos a situações reais para aprender matemática sem erro

É consenso entre educadores que o aprendizado é mais eficiente quando percebemos seu significado e sua utilidade. Assim, aprender matemática sem erro pode ser bem mais fácil se os conteúdos forem relacionados à realidade do estudante.

Essa vinculação facilita a assimilação dos conceitos. Posteriormente, fórmulas e regras serão apenas instrumentos desses conteúdos para a solução de problemas.

2. Não deixar de estudar conteúdos básicos

Muitos estudantes universitários cometem o erro de começar a estudar as matérias da faculdade acreditando que as do ensino básico foram bem assimiladas. Entretanto, se houve alguma falha na construção da base dos conceitos matemáticos básicos, o aprendizado de outros mais complexos será prejudicado.

Por isso, vença a ansiedade de alcançar os níveis mais avançados e, sempre que necessário, revise os conteúdos básicos. Faça resumos, resolva exercícios e tire suas dúvidas. Depois, passe com segurança para o próximo nível. Isso vai ajudá-lo a aprender matemática sem erro.

3. Assistir às aulas e fazer os exercícios

Para aprender matemática, é muito importante acompanhar as aulas com assiduidade. Assistir às explicações de alguém que já domina o conteúdo ajudará você a compreender melhor a lógica de cada situação e os processos que originaram fórmulas e regras.

Isso, porém, não é o suficiente nesta disciplina. É essencial resolver exercícios para fixar o conhecimento adquirido e para detectar suas dúvidas.

Para que sua resolução de exercícios seja produtiva, não basta encontrar a resposta certa. É preciso que você concentre sua atenção em entender quais conceitos estão sendo avaliados em cada questão e se eles foram bem compreendidos.

Além disso, comece a resolver primeiramente questões mais fáceis. Caso você tenha sucesso nelas, passe gradualmente para as mais difíceis. Isso deve motivá-lo a não desistir de praticar matemática.

4. Não depender da calculadora

A calculadora aumenta a agilidade da resolução de exercícios. Mas seu uso sem a compreensão dos processos que deram origem aos cálculos realizados pode dificultar o aprendizado. Por isso, é importante que você não se torne dependente da calculadora para resolver problemas. Ela precisa ser sua aliada nos momentos certos, mas sem tornar-se um instrumento essencial em seu aprendizado.

5. Encontrar bons materiais de apoio

Para consolidar seu aprendizado da matemática, as dúvidas não podem ser desprezadas. É possível solucioná-las encontrando bons materiais de apoio, com os quais você possa revisar conceitos com aulas expositivas, resolução de problemas e mais exercícios.

Esses recursos podem ser encontrados em plataformas on-line, como a Me passa aí, um ambiente interativo e organizado para apoiar com eficiência a construção dos conceitos matemáticos (e também de outras disciplinas).

Seguindo essas dicas, com certeza você pode aprender matemática sem erro e parar de uma vez por todas de passar aperto na hora das avaliações.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e conte para a gente como você tem vencido os desafios da universidade!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.