Dicas

5 dicas para não errar no tema de monografia

Universitário escolhendo o tema da monografia

Último ano de faculdade se aproxima: hora de se despedir do status de estudante/estagiário e entrar de cabeça no mercado. Antes disso, é preciso encarar o famigerado TCC (trabalho de conclusão de curso), decisivo para a obtenção do sonhado diploma.

O grande problema que a maioria dos estudantes enfrenta é conciliar trabalho e estudos com o tema e a elaboração da monografia, pois é justamente durante esse período que os alunos trabalhadores aproveitam para dar um gás extra no trabalho (em busca de uma efetivação no emprego) e nos estudos (a fim de garantir seu sucesso nas provas finais).

Para solucionar esse impasse, vamos apresentar 5 dicas indispensáveis para você acertar em cheio na escolha do tema de monografia.

1. Tenha afinidade com o assunto do TCC

Esse é o primeiro passo na elaboração do trabalho. Isso porque preparar uma monografia demanda muito estudo e esforço, e gostar do assunto a ser desenvolvido ajuda bastante a não perder o pique. Além do mais, costumamos ter mais foco quando estamos trabalhando com algo de que gostamos e que nos dá prazer.

A familiaridade com o tema também vai te ajudar a otimizar de tempo. Entender e gostar do assunto vai te custar menos horas de pesquisa e estudos, certo?

2. Calcule bem seu tempo

Essa dica é indispensável especialmente para quem luta para achar horários livres entre o trabalho e a faculdade.

Calcular quanto tempo você tem para elaborar seu TCC vai enxugar consideravelmente seu leque de opções de tema, pois permite apenas a escolha de um assunto cujo tempo de desenvolvimento caiba dentro do seu cronograma.

3. Analise a bibliografia

Agora que já passou pelos filtros acima e tem uma lista de potenciais temas, faça um levantamento superficial das bibliografias correspondentes. Os assuntos com as melhores fontes de pesquisa serão alvo do seu futuro TCC.

4. Debata o tema com seu orientador

Selecionadas as temáticas que vão ser abordadas na sua monografia, leve-as para debater com seu orientador. Ele vai te encaminhar corretamente para as melhores bibliografias. Te indicará os assuntos mais adequados e as diretrizes certas para cumprir os requisitos exigidos pela banca.

5. Comece a escolher o quanto antes

Se você, calouro, acha que só precisa se preocupar com seu tema de monografia no último ano da faculdade, pense de novo! Quem está antenado em sua dissertação desde cedo começa a olhar para as matérias com outros olhos. Já pensando “será que eu gostaria de me aprofundar mais nesse assunto?”.

Isso permite que você, à medida que for estudando o assunto, vá colhendo material para ser usado quando realmente começar a trabalhar no projeto. Com isso, poupa bastante tempo com pesquisas e estudos.

Mas quem acabou de entrar a faculdade (e provavelmente tem um mundo novinho e cheio de informações para assimilar) deve pensar no assunto assim que estiver mais habituado.

Essas são as 5 dicas indispensáveis para acertar no seu tema de monografia e concluir seu TCC sem sacrificar trabalho e estudos. Quer receber mais sobre estudos e carreira? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.