Dicas

5 Dicas para Sobreviver à Faculdade Sendo Mãe

jovem mãe trabalhando e segurando um bebê no escritório de casa

Maternidade e faculdade, individualmente, são ambos desafios exaustivos e recompensadores. No entanto, combine os dois e você terá um ritmo ainda mais delicado para manter sua vida em equilíbrio. Mães universitárias podem ser jovens, mães de primeira viagem ou experientes, com filhos mais velhos e já ser até avós. Mães estudantes também variam daquelas que nunca frequentaram uma faculdade àquelas que estão retornando para traçar um novo caminho em suas carreiras ou para potencializar a carreira atual.

De qualquer maneira, ser uma mãe estudante vem com seus próprios desafios. Abaixo, veremos algumas dicas para superá-los e prosperar na vida como mãe e estudante.

1. Let It Go

Não. Eu não quero dizer para você ir assistir Frozen com a sua filha de 6 anos pela milionésima vez. Literalmente, você precisa deixar algumas coisas pra lá. Você está tentando equilibrar ser uma boa estudante e uma boa mãe (e talvez uma boa funcionária e/ou uma boa parceira também). Para preservar sua sanidade, você precisará se permitir ser um pouco desleixada de vez em quando.

Talvez isso signifique que você vá varrer a casa uma vez por semana, ao invés de três ou quatro vezes. Talvez seus filhos comam pizza hoje à noite. Talvez os pratos não sejam lavados por alguns dias. Talvez você chegue 15 minutos atrasada pra aula porque precisou trocar uma fralda 5 minutos antes de pôr as crianças no carro.

Tudo bem. Deixa pra lá. Essas coisas acontecem.

2. Priorize as atividades

Se você não tem certeza de como seguir a primeira dica, então isso deve ajudar. Aprenda a priorizar o que tem que ser feito.  Tente pensar em suas prioridades assim:

  • Tenho que fazer
  • Devo fazer
  • Posso/quero/poderia fazer

Analise as coisas que você tem que fazer e então pule para as coisas que você deve fazer. Tente concluir pelo menos uma coisa que você quer fazer, para que você não sinta que seu dia inteiro é apenas trabalho e nada de diversão.  Isso pode ser exaustivo.

3. Faça listas

Listas, listas, e mais listas. Mesmo que você nunca mais olhe para aquela lista de novo, escrever as coisas pode te dar mais clareza, ajudar a organizar os pensamentos, e ajudar a lembrar do que precisa ser lembrado.  Você pode usar o Excel para criar uma planilha com os seus trabalhos para esse semestre. Você pode fazer uso dela online ou imprimi-la para referência. Se você está tendo problemas para se organizar, listas realmente ajudam.

4. Saiba seus limites

É muito importante ter expectativas realistas para consigo mesma. Não se inscreva em mais aulas do que você consegue suportar. Se você, por exemplo, tiver um emprego de funcionário pleno enquanto cursa uma faculdade de horário integral, muito provavelmente você repetirá em algumas das matérias depois de perceber que equilibrar faculdade, trabalho e filhos pode ser uma tarefa insuperável.

Se você optar por esse caminho, não fique arrasada quando receber sua primeira nota baixa na faculdade. Isso pode ser difícil, mas é importante aprender a encontrar o equilíbrio de vida que funciona pra você.

Se não, você vai acabar dando o mínimo de si para o seu emprego, seus estudos e sua família. Posicione-se de maneira a alcançar o sucesso em todas as áreas da sua vida!

5. Cuide-se

Cuide de si mesma. Tire um dia de folga. Ande de pijama pela casa com as crianças tomando sorvete e assistindo filmes da Disney. Saia num encontro com o seu(a) parceiro(a) ou saia pra uma noitada com os seus amigos. Lembre-se de que você ainda é humana e merece se divertir.

Mães estão sempre tentando fazer o melhor de suas vidas. Para se aprimorarem para os próprios filhos, no intuito de fazê-los se inspirarem e sentirem orgulho. Querem dar a eles o mundo. Ser uma universitária e uma mãe pode ser difícil. Mas você consegue!

Fonte: http://www.momingabout.com/2015/12/5-tips-to-survive-college-as-mom.html
Designed by Photoduet / Freepik

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.