Dicas

5 técnicas de reforço escolar que podem te ajudar nos estudos!

5 técnicas de reforço escolar que podem te ajudar nos estudosPara quem divide sua rotina entre trabalho e faculdade, separar um tempo para reforçar os conteúdos vistos em sala de aula não é tarefa fácil. A tendência é de sempre deixar os estudos das disciplinas para depois.

O problema é que esse depois costuma ser uma passada de olho rápida na matéria na véspera da prova, trazendo um baixo rendimento nos exames. Por isso, ter uma ajuda extra para sanar dúvidas e melhorar o aproveitamento dos estudos é necessário.

Mas como garantir um reforço escolar que otimize seu tempo e de quebra potencialize seus estudos? Confira no post cinco opções de técnicas de estudos que vão ajudá-lo a alavancar suas notas!

1. Construa esquemas

Com tantos artigos e apostilas para ler, é preciso extrair as principais informações de forma prática e organizada. Por isso, após uma boa leitura, organize um esquema do texto com suas próprias palavras.

Em forma de tópicos, descreva de modo objetivo as principais ideias do texto. Isso fará com que você exercite sua memória, absorvendo melhor a matéria estudada e evitando a releitura dos textos.

2. Grave áudios

Gravar áudios é uma ótima forma de fixar conteúdos e sanar as dúvidas que surgirem ao longo da revisão dos assuntos mais complexos. Você pode gravar a explicação do professor (desde que com a autorização dele) ou fazer a sua própria enquanto estuda.

Eles são interessantes porque você vai poder ouvi-los a qualquer hora, até mesmo nos momentos em que estiver indo para o trabalho ou na fila do banco.

3. Crie flashcards

Os flashcards garantem uma aprendizagem descontraída e dinâmica. É uma técnica que consiste em repetição, associação e memorização.

Em pequenos recortes de cartolina, escreva de um lado uma pergunta e, do outro, a resposta. Você pode adicionar imagens e variar os esquemas de cores dos cartões.

Se você é mais ligado em tecnologia, existem bons aplicativos gratuitos para smartphone que vão te ajudar a criar muitos flashcards.

4. Faça mapas mentais

Os mapas mentais são um esboço do assunto estudado. Dispostos em forma de desenho e diagrama, são utilizados principalmente para assimilar conteúdos muito específicos. Por meio de uma disposição visual, eles trazem à memória o assunto aprendido.

Construí-los é muito simples. Basta ter em mão folhas de papel A4, por exemplo, e diversas canetas coloridas, além de canetinhas e marcadores de texto.

Após ter escolhido e estudado a matéria que deseja mapear, escreva ou desenhe no centro da folha o tema principal. Em seguida, fragmente o assunto traçando ramificações a partir do centro do mapa. A variação de cores é muito importante nessa técnica.

5. Impulsione o reforço escolar com plataformas de ensino

Nada melhor que ter uma ajudinha quando não se tem clareza quanto à matéria estudada em sala de aula, não é mesmo? Uma boa solução é ter uma ferramenta online de reforço escolar.

A vantagem é que, além de encontrar em só lugar aulas com conteúdos organizados e contínuos, você tem acesso a material complementar de estudos, como exercícios extras e resumos para downloads.

A Me passa aí, por exemplo, é uma plataforma online especializada em conteúdos acadêmicos. Com ela, você pode acessar as disciplinas do seu curso a qualquer hora e lugar.

Essa foram as cinco técnicas de reforço escolar que vão turbinar seus estudos. Optando por uma delas, você otimizará seu aprendizado para aproveitar seu tempo livre da maneira que quiser.

E então, qual delas é a melhor opção para você? Se você optar pela plataforma de ensino online, entre em contato com a Me passa aí!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.