Dicas

6 coisas que podem estar te impedindo de se dar bem na faculdade

6-coisas-que-podem-estar-te-impedindo-de-se-dar-bem-na-faculdade.jpeg

Você pensou que ia tirar de letra a vida de universitário, mas não é bem isso que está acontecendo. O que está realmente te impedindo de se dar bem na faculdade? Já parou para pensar nisso?

No post de hoje, listamos 6 coisas que podem estar te fazendo ter um rendimento ruim nessa fase, e ao mesmo tempo, vamos te passar dicas de como ter um desempenho mais satisfatório. Confira!

Escolha equivocada da faculdade

Antes de ingressar no ensino superior, é fundamental avaliar qual instituição atenderá às suas demandas como aluno. É uma escolha difícil, que requer tempo e talvez uma boa conversa com os seus responsáveis, afinal de contas são eles que vão te ajudar com as despesas nos próximos anos.

Uma boa solução é escolher três ou quatro faculdades que você julga serem as mais adequadas ao seu perfil e à carreira que deseja seguir. Depois, concentre-se nos estudos focando nessas instituições. É melhor ter opções do que, ao fim da maratona de provas, não ter alternativa.

Vício em jogos e redes sociais

Com a tecnologia ao nosso redor, surgiu também o vício, a distração e a diversão excessiva. Pokémon Go e tantos outros games fantásticos oferecidos no mundo virtual são uma tentação para você deixar os estudos de lado, não é mesmo? Acessar redes sociais também não é nada recomendado.

Ao se conectar, é difícil resgatar a concentração. Se você sentir que está ficando ou já é um viciado, a dica é desligar o celular na hora do estudo e acessar o computador somente se for pesquisar algo.

Falta de sono

Você é daqueles que vai dormir tarde olhando séries, mesmo sabendo que no outro dia vai acordar cedo? Pois saiba que dormir bem evita que seu cotidiano seja cansativo e que isso possa refletir em seus estudos.

Caso você sofra de insônia, procure ajuda médica para que o diagnóstico seja feito rapidamente. Altamente prejudicial, diversas noites maldormidas ou poucas horas de sono geram cansaço posterior excessivo, comprometendo a concentração e a dedicação aos estudos.

Algumas dicas são: dormir mais cedo, se acalmar algumas horas antes de ir para a cama, tomar leite ou chá (camomila ou erva cidreira), não comer alimentos pesados e, se for possível, desocupar a mente.

Arrogância

Achar que você já sabe o suficiente para se dar bem na faculdade é um dos grandes erros da geração Y (jovens que têm 20 e poucos anos). Cada disciplina tem suas peculiaridades, assim como cada professor tem sua forma de cobrar o conteúdo. Portanto, o ideal é que você não só estude as matérias que tem mais dificuldade, como as mais fáceis também.

Indo bem nas notas e mostrando interesse ao professor, você ganha pontos com ele e com os colegas e, posteriormente, constrói uma imagem de um profissional sério e competente.

Alimentação ruim

Quem é jovem pode tudo, certo? Errado. Mesmo que seu corpo seja uma máquina em pleno funcionamento, abusar pode prejudicar habilidades como raciocínio, concentração e a própria saúde. E aí chegamos à alimentação.

Comer antes dos estudos é essencial. Mas não é comer qualquer coisa, e sim alimentos que lhe tragam benefícios, como frutas, legumes, verduras e carnes magras. Nada de se alimentar enquanto estiver estudando ou ingerir bebida alcoólica!

Falta de lazer

Tirar boas notas não significa ficar enclausurado. Passar o fim de semana trancado dentro do quarto é o primeiro passo para que você pire ou entre em depressão. A melhor opção é sempre buscar o equilíbrio.

Duas, três ou até quatro horas de estudo, e pausa de uma hora para descanso. A retomada é sempre melhor depois de um lanche, de um papo com os amigos ou de ouvir uma boa música. Nos finais de semana, esse descanso pode ser estendido, desde que você recomece a estudar depois com mais energia e dedicação.

Então, gostou do artigo? Siga o Me Passa Aí no Facebook e no Twitter, e fique por dentro de outros conteúdos como este!

1 Comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.