Dicas

6 dicas importantes para calouros de universidades

6 dicas importantes para calouros de universidades

A sensação de ser aprovado em um vestibular é mesmo sensacional, mas é normal que os primeiros dias de aula tragam um certo desconforto. Os calouros de universidades têm grandes chances de ficarem ansiosos ao início dessa nova fase, cheia de descobertas e novas experiências.

No começo, é comum que eles se sintam um pouco perdidos e, dependendo da personalidade de cada um, pode levar um pouco mais de tempo para fazer amizades e pegar o ritmo.

Por esse motivo, algumas dicas podem ser úteis para que o calouro consiga lidar melhor com esse momento. Para não perder nenhuma delas, leia este post até o final!

1. Não desconsidere o primeiro ano

Tudo bem que ingressar em uma faculdade às vezes deixa os calouros um pouco exaltados. Novos amigos, muitas festas e uma rotina completamente diferente são fatores que acabam contribuindo para que o primeiro ano seja de adaptação.

Mas é fundamental não perder o foco, que é adquirir conhecimento e começar a construir uma carreira profissional. Todos os outros atrativos são importantes e podem ser vividos, mas é bom ter em mente que os primeiros dois semestres mal feitos podem comprometer o resto da trajetória.

Além de acumular disciplinas e atrasar o curso, há ainda a chance de perder boas oportunidades por conta de notas insatisfatórias. Bolsas de pesquisa ou intercâmbio, por exemplo, costumam beneficiar alunos com um bom histórico escolar, então não deixe para engrenar com os estudos quando já for tarde!

2. Procure ser organizado para adquirir um ritmo de estudos

Não adianta enrolar: estudar será mesmo preciso e dificilmente um aluno consegue passar nas matérias sem estudar em casa.  As disciplinas em um curso superior costumam ter um conteúdo muito mais profundo do que aquelas do colégio.

Logo, uma boa dica é organizar-se e fazer um planejamento de estudos para não deixar acumular os conteúdos para as semanas de prova. Principalmente para quem concilia a faculdade e o trabalho, essa atitude pode fazer toda a diferença no seu rendimento.

3. Participe dos eventos da faculdade

Não seja um mero visitante e espectador de aulas. Desde o início, aproveite para conhecer bem o campus, frequentar a biblioteca, os laboratórios e até a lanchonete. São nesses lugares que as pessoas interagem mais e você pode acabar fazendo amizades, criando grupos de estudos e trabalhos, entre muitas outras possibilidades.

Além disso, faça o possível para ir aos eventos programados como palestras, workshops, comemorações especiais e até aulas aos sábados. Pode parecer que não, mas os anos passam rápido e é bom poder participar de tudo que a instituição oferece de interessante.

4. Seja responsável

Ser comprometido e responsável é essencial para que o universitário possa desfrutar da nova fase de maior autonomia e liberdade. Os professores não irão se importar se você não estudar, faltar demais às aulas, pegar muitos exames ou for reprovado: eles estão acostumados com isso e podem nem se preocupar em dar avisos quanto ao seu desempenho.

Na verdade, o aluno é que deve buscar ajuda se sentir necessidade, procurando professores e monitores quando estiver com dúvida. Nesse sentido, uma boa alternativa é assistir aulas sobre o conteúdo em plataformas online — ou seja, correr atrás!

5. Comece a procurar atividades extracurriculares

Não deixe para o último ano para cumprir com a carga horária exigida de atividades extracurriculares. Informe-se sobre o assunto o quanto antes e comece a pesquisar suas áreas de interesse e outras oportunidades.

Apesar de o momento ser de adaptação, provavelmente você terá muito mais tempo no primeiro ano do que no último. Procure preparar-se antecipadamente, aprender um novo idioma ou fazer cursos de curta duração — e tenha a certeza de que isso contará a seu favor na hora de arrumar um estágio ou emprego!

6. Não desista

Formar-se em uma boa faculdade não é uma tarefa fácil: muitas vezes, na verdade, pode parecer um feito até mesmo impossível. Mas ser persistente é uma virtude que, somada à dedicação, certamente fará de você um vencedor!

E aí, gostou de conhecer as dicas para calouros de universidades? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e motivar também os seus amigos?

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.