Dicas

6 dicas para aprender um idioma estrangeiro sem sofrimento

6 dicas para aprender um idioma estrangeiro sem sofrimento

Nos dias de hoje já é inquestionável a importância de dominar uma outra língua, seja para a vida pessoal ou profissional. E para isso, nada melhor que aprender um idioma estrangeiro sem sofrimento, tentando realmente incorporá-lo no seu dia a dia.

Quando a pessoa se envolve constantemente com o novo idioma, fica muito mais fácil assimilar o aprendizado. Ou seja, independentemente de ter escolhido inglês, francês, alemão ou qualquer outro, o importante é buscar familiarizar-se com ele.

Pensando nisso, elaboramos 6 dicas úteis para facilitar esse processo. Confira!

1. Escute mais músicas

A música tem o poder de ficar na nossa mente, por isso, vale a pena procurar artistas que cantem na língua que você deseja aprender e ouvi-los frequentemente. Além da melodia, normalmente acabamos guardando na memória também as letras.

No início, pode ser mais fácil pesquisar a letra para entender o seu significado e estimular ainda a percepção em relação às palavras utilizadas. Mas com o tempo, você conseguirá identificar o que ela quer dizer e sairá cantando por aí sem nenhuma ajuda!

2. Tire a legenda dos filmes e séries

Muitas pessoas adoram assistir a filmes e séries como passatempo, mas automaticamente colocam a legenda em português e perdem uma boa oportunidade de aprendizado.

Então, da próxima vez, fique mais atento e deixe pelo menos a legenda no idioma que você está aprendendo. Depois de adquirir mais prática, você poderá até mesmo tirar a legenda e contar apenas com o áudio.

Uma dica para os iniciantes é dar preferência aos temas mais cotidianos, o que facilita a compreensão dos diálogos. Se você escolher uma série com um tema muito específico, como medicina ou direito, por exemplo, o vocabulário provavelmente será mais complexo.

3. Converse com outras pessoas

A comunicação é extremamente importante para que o aprendizado não fique retido na sua cabeça. Algumas pessoas conseguem dominar a gramática, o vocabulário e a compreensão auditiva, mas simplesmente não conseguem desenrolar a fala.

Por isso, por mais que você erre muitas vezes no começo, não tenha vergonha de conversar com outras pessoas para desenvolver as suas capacidades. Os grupos de conversação são ótimos para isso, seja pessoalmente ou pela internet.

Para quem tiver oportunidade, outra boa alternativa é investir em uma imersão. Existem opções até mesmo para um final de semana, em que as pessoas se reúnem e conversam exclusivamente em outro idioma.

4. Troque o idioma dos dispositivos

Essa é uma dica prática que ajuda na familiarização com a nova língua. Alguns professores recomendam que seus alunos troquem o idioma dos seus celulares, computadores, aplicativos, redes sociais, entre outros dispositivos e ferramentas que eles utilizam com frequência.

5. Invista no vocabulário

Não adianta focar tanto em gramática ou conversação se o seu vocabulário for muito restrito, impossibilitando a construção de frases que você gostaria de dizer. Se você não o expande, acaba ficando refém das mesmas frases e expressões prontas.

Ler livros em outro idioma é uma boa forma de enriquecer o seu vocabulário, além dos filmes e séries, como já citamos. No Google também é possível encontrar listas das palavras mais utilizadas em cada língua. Há ainda plataformas de ensino on-line que podem ser exploradas.

Um outro truque é se dedicar a aprender pelo menos uma palavra nova todos os dias, fazendo exercícios mentais para criar associações e encaixá-la na sua rotina. Mas tente não ficar preso à “decoreba”, colocar essas novas palavras em prática é bem mais divertido!

6. Viaje quando puder

Fazer um intercâmbio ou uma viagem internacional é uma grande experiência. Principalmente para quem estuda um outro idioma, é uma oportunidade incrível de praticar o que foi aprendido e desenvolver ainda mais sua habilidade de comunicação com estrangeiros.

Ainda que você não tenha sempre essa chance, inclua nas suas metas uma viagem como essa para que você possa conhecer melhor a cultura do país e o sotaque das pessoas     além de fazer passeios inesquecíveis.

Mesmo que seja uma ideia a longo prazo, procure não deixá-la de lado. Com certeza, fará diferença para o seu aprendizado!

E aí, gostou das nossas dicas de como aprender um idioma estrangeiro sem sofrimento? Para ficar por dentro das nossas atualizações, curta a nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.