Dicas

6 passos de uma boa preparação para o vestibular

6 passos de uma boa preparação para o vestibular

A preparação para o vestibular não é fácil: muitos conteúdos e pouco tempo para o estudo. Como decorar todas essas fórmulas de física? Como lembrar todos esses termos de gramática? Devo estudar o conteúdo aos poucos ou deixar tudo para a última semana?

Dúvidas como essas estão na cabeça da maioria dos vestibulandos. Por isso, preparamos 6 passos para você se preparar para o vestibular! Acompanhe!

1. Tenha um planejamento de estudos

Crie (e siga!) um planejamento de estudos, buscando intercalar os assuntos que você tem mais dificuldade com aqueles que você domina, assim, você não perderá o foco e nem se sentirá desmotivado.

Lembre-se sempre de dar mais atenção aos conteúdos que você tem dificuldade, mas não se esqueça de também revisar aquilo que você já sabe. Além disso, procure revisar a matéria dada pelo professor no mesmo dia, não deixando que o conteúdo se acumule.

2. Estabeleça uma rotina de estudos

Depois que você se planejou ― quais matérias devem receber mais atenção, quais os melhores dias para estudar determinado assunto ― crie uma rotina de estudos. Escolha um lugar agradável e um horário em que você esteja ativo e motivado para estudar. Procure seguir sempre essa rotina, pois te ajudará a cumprir o seu planejamento e certamente seu tempo de estudos vai render mais.

3. Treine

Uma boa maneira de derrotar o seu inimigo é o conhecendo bem, por isso, se prepare para o vestibular por meio de simulados. A maioria dos vestibulares disponibilizam as provas antigas para consulta. Desse modo, você pode analisar como cada conteúdo é cobrado pela aquela instituição ― questões dissertativas ou objetivas, quantas questões ― e também observar e treinar o seu tempo de prova.

Outra questão importante é treinar a redação. Procure realizar um texto por semana, observando as propostas anteriores e o tipo de texto geralmente cobrado por aquele vestibular.

4. Leia e se mantenha atualizado

Falando em redação, é muito importante que você conheça os acontecimentos recentes do mundo. Geralmente, os temas das redações dos vestibulares giram em torno de acontecimentos recentes e que estiveram na mídia nos últimos anos. Por meio da leitura, você terá mais argumentos e mais facilidade para desenvolver a sua redação.

5. Intercale momentos de lazer

Os momentos de lazer também são essenciais durante a preparação para o vestibular. Procure praticar uma atividade física ou mesmo um hobby que te dê prazer, passar um tempo com amigos e familiares ou navegar nas redes sociais. O importante é que você dê um descanso ao cérebro entre um momento de estudo e outro, principalmente no dia anterior à prova.

6. Cuide da alimentação e da hidratação

Uma alimentação saudável é muito importante para os estudos. Evite frituras e alimentos gordurosos antes da hora do estudo ou da prova, pois esses alimentos causam uma digestão mais lenta, podendo atrapalhar o seu desempenho.

Assim, procure alimentos mais leves, como as frutas. Não se esqueça de se hidratar corretamente. Leve sempre uma garrafa de água com você, principalmente no dia da prova!

A preparação para o vestibular não é uma atividade tranquila, é preciso muita organização para dar conta de todos os conteúdos em tão pouco tempo. Porém, seguindo esses passos, você conseguirá passar por essa etapa e estará mais perto de conquistar seus objetivos.

E então, gostou do nosso post? Que tal continuar com a gente para aprender mais técnicas que te ajudarão na preparação para o vestibular? Não deixe de ler as nossas 8 dicas para ter mais disciplina nos estudos!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.