Dicas

6 passos para organizar o seu dia e aumentar a produtividade

6 passos para organizar o seu dia e aumentar a produtividade

Diariamente, temos muitas tarefas a serem cumpridas. Além daquelas planejadas, surgem imprevistos, urgências e pendências na agenda. Com tantos compromissos, fica difícil manter o rendimento e a produtividade.

Conseguir tempo para cumprir todos os afazeres diários parece uma tarefa difícil, mas não é impossível. Com pequenas mudanças, é possível organizar seu dia e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Quer saber como? Conheça, a seguir, nossas 6 sugestões para organizar a sua rotina e se tornar uma pessoa mais produtiva!

1) Defina prioridades

Comece o dia sabendo quais são as suas tarefas e dê uma atenção especial para as questões mais urgentes. Não deixe de listar os seus compromissos.

É melhor saber antecipadamente como será o seu dia e ter espaço para manobrar imprevistos, do que ter um milhão de coisas em mente sem saber qual a prioridade e o horário de cada uma deles. Alivie sua mente e seja organizado.

2) Trace metas alcançáveis

No trabalho ou nos estudos, estabeleça objetivos. Inicie seus afazeres pelas tarefas mais fáceis, e vá esquentando os motores. Mas lembre-se: estabeleça metas alcançáveis. Nada de estipular um objetivo que não poderá ser cumprido. Se você fizer isso, o efeito será contrário e o resultado é uma queda na produtividade.

3) Recompense-se

Conforme for cumprindo suas metas, faça pequenas pausas para um café ou para um alongamento. Essa é uma forma de gratificar o cérebro pelo dever cumprido.

Quando for algum trabalho maior, que demande mais esforços, por que não “se dar” um chocolate, um bônus ou até mesmo um chopp quando terminar? Assim você se sentirá estimulado a repetir o feito das próximas vezes.

4) Conte com a tecnologia para organizar o seu dia

Hoje em dia, existem aplicativos que podem te ajudar e muito a melhorar sua produtividade por meio da organização. Eles contam com diversas funcionalidades, como o Evernote, que possui agendas integradas, checklists, capacidade de armazenar documentos e sincronizar arquivos.

Assim, você esvazia sua mente de preocupações pontuais e consegue se concentrar melhor nas suas obrigações.

5) Organize o espaço

Você pode pensar que não, mas ter que parar o que está fazendo para procurar um livro, uma caneta ou uma agenda são situações que interferem negativamente na sua produtividade e tiram a sua concentração.

Por isso, mantenha seu local de estudo ou trabalho sempre organizado, com os objetos que serão necessário por perto e visíveis. Assim, você evita essas pequenas distrações que comprometem seu rendimento.

Peça para não te chamem durante os estudos. Você pode também utilizar um Aviso de Porta para evitar esse tipo de interrupção.

6) Resolva suas pendências

Uma dica de ouro para organizar o seu dia de forma produtiva, é resolver pendências particulares. Nada nos tira mais a atenção do que problemas pessoais. Seja com a família ou com alguém muito próximo e querido, o fato é que assuntos mal resolvidos tendem a afetar o desempenho no dia a dia, então acerte seus ponteiros e veja sua produtividade melhorar.

Pronto para se organizar e aumentar sua produtividade a partir de agora? E você, quer saber mais dicas de como organizar o seu dia? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

1 Comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.