Dicas

6 razões para optar pelo estudo a distância!

6 razões para optar pelo estudo a distância

O mercado de trabalho competitivo deixa cada vez mais claro que, para garantir um bom futuro profissional, é preciso investir em capacitação. Logo, o estudo a distância (EAD) tem ganhado muita força frente aos métodos de ensino tradicionais.

Ele viabiliza uma boa formação para diversas pessoas ― não só para quem deseja conquistar um diploma e um emprego melhor, mas também para todos que quiserem adquirir um tipo de conhecimento disponível na internet.

Se você está pensando em investir em um curso à distância, confira o post a seguir para conhecer boas razões.

1. Ter mais conforto na hora dos estudos

É sempre importante pensar em maneiras de manter uma boa qualidade de vida. Perder horas no trânsito ou ficar exposto à insegurança das ruas nos fazem considerar optar por um pouco mais de comodidade, não é mesmo?

Não só pelos benefícios à saúde em geral, mas também para nosso próprio conforto e bem-estar. É bom aproveitar as vantagens que algumas modernidades nos trouxeram e poder ficar mais à vontade, estudando em casa.

2. Reduzir os custos

Essa é uma das principais razões para muitos alunos. Infelizmente, outras prioridades financeiras requerem a redução dos custos com os estudos. Ainda bem que os cursos à distância podem garantir um diploma e uma boa formação de maneira mais econômica.

Não só as mensalidades costumam ser mais baratas do que as escolas presenciais, como diversos outros gastos são reduzidos. Transporte e alimentação, por exemplo, adicionam despesas consideráveis para os estudantes. Podendo estudar em casa, o custo de locomoção é eliminado e a alimentação sai bem mais em conta.

3. Melhorar o rendimento

Quem estuda sabe que encontrar o momento de maior produtividade faz toda a diferença para absorver melhor do conteúdo. Às vezes, uma hora de estudo pode render muito mais do que um dia inteiro sem estar concentrado o suficiente.

Principalmente para quem concilia estudo e trabalho, esse pode ser um grande benefício. Se seu rendimento é baixo ao fim da tarde, por exemplo, dá para descansar um pouco e estudar mais pela noite.

Nesse caso, o estudo a distância permite ainda que o aluno crie seu próprio ritmo de acordo com suas dificuldades e facilidades em relação aos assuntos. Se você já domina um tema, pode apenas revisá-lo e dedicar mais tempo a outro que necessite maior empenho.

4. Garantir maior autonomia

A liberdade de administrar seu próprio tempo é uma grande vantagem. Ter um horário fixo para estar presente em uma sala de aula todos os dias da semana pode dificultar o cumprimento de outros compromissos. É o caso das pessoas que viajam a trabalho e perdem muitas aulas.

Além disso, o tempo perdido no deslocamento também acaba reduzindo ainda mais as horas livres. Por conta disso, sair com os amigos, praticar atividade física ou até mesmo encontrar um horário disponível para estudo pode se tornar algo difícil de se conseguir.

Tendo responsabilidade e disciplina, o estudo a distância permite que os alunos gerenciem individualmente seus dias da melhor maneira para dar conta de cumprir todos os afazeres e vontades.

5. Possuir acesso a diferentes cursos

Uma das desvantagens do estudo presencial é ficar limitado aos cursos oferecidos na sua cidade ou região. A não ser que suas condições permitam e você tenha o desejo de ir para longe estudar, pode acabar fazendo algo que não era exatamente o que queria.

Entre tantas coisas que a internet conseguiu revolucionar e aproximar, a variedade de oportunidades e conteúdos oferecidos é uma das mais relevantes. Basta procurar por instituições ou plataformas online de confiança e qualidade.

6. Desenvolver outras habilidades com estudo a distância

A modalidade do EAD ajuda a criar consciência de certas responsabilidades para conseguir cumprir o cronograma do curso. Com isso, desenvolve habilidades nos alunos que são interessantes para o mercado de trabalho.

Primeiramente, o domínio das ferramentas digitais é importantíssimo na grande maioria dos cargos. Mas outras características desenvolvidas ― autodisciplina, iniciativa, gerenciamento de tempo, organização e autonomia ― também são relevantes.

Gostou de conhecer algumas razões para optar pelo estudo a distância? Então curta nossa página no Facebook e mantenha-se informado sobre este e outros assuntos!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.