Dicas

9 aplicativos que vão te ajudar a organizar os estudos

5 aplicativos que vão te ajudar a organizar os estudos

Trabalhos, provas, muitas disciplinas, inúmeros conteúdos para estudar… Definitivamente, vida de aluno é dureza, e nem sempre é fácil organizar os estudos. Porém, com a ajuda da tecnologia, vem se tornando cada vez mais simples e prático colocar as matérias em dia.

Certamente você tem um smartphone. Mas, em vez de utilizá-lo apenas para se divertir e se comunicar, que tal usar os aplicativos para turbinar sua performance acadêmica?

Pensando nisso, no post de hoje você vai conhecer 9 aplicativos para organizar os estudos. Fique de olho e se prepare para instalá-los agora mesmo no seu celular!

1. Skoob

Durante a faculdade, temos contato com uma grande quantidade de disciplinas, e cada uma exige que leiamos muito. Porém, pode ser um enorme desafio memorizar as obras que precisamos estudar e administrar nossa lista de leituras, não é mesmo? Então, para ajudar, existe o Skoob!

O Skoob é uma rede social de leitores, que permite, dentre outras funcionalidades, que você liste todos os livros que deseja ler, todos aqueles que já leu e ainda que compartilhe com os outros usuários avaliações e resenhas sobre cada uma das obras.

Curtiu? Então baixe agora o aplicativo e crie sua conta no Skoob! Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS!

2. Evernote

Já imaginou se houvesse um aplicativo no qual você pudesse centralizar todas as suas tarefas, compromissos, anotações e outras informações relevantes para acessar a qualquer momento? Pois esse aplicativo existe, chama-se Evernote e pode ajudar você a organizar os estudos e levar sua vida universitária com muito mais tranquilidade.

O Evernote é gratuito, está disponível para iOS e Android, e se você ainda não o experimentou, vale a pena instalá-lo e começar a usar já!

3. TED

Sabe aqueles assuntos que você vê na faculdade, mas, definitivamente, precisa estudá-los mais a fundo, seja por curiosidade ou por necessidade? Com o aplicativo TED, fica mais fácil aprender conteúdos interessantes.

Disponível de graça para os sistemas Android e iOS, esse aplicativo traz palestras incríveis, que vão aguçar seu raciocínio e melhorar sua performance na hora de estudar.

Chega de passar horas procurando por materiais de qualidade em vídeo na internet: com o TED, você organiza suas playlists, faz downloads das palestras e aprende muito mais depressa!

4. Google Drive

Com o Google Drive, você pode criar, a partir do seu celular, apresentações, documentos de texto e planilhas para acessar de qualquer lugar. Além disso, você pode fazer upload de seus arquivos, para tê-los à mão sempre que precisar. É ótimo para salvar seus livros, apostilas e outros arquivos digitais, organizando-os em um lugar só.

A partir do Google Drive, você também pode criar arquivos compartilhados, o que facilitará bastante sua vida na hora de fazer trabalhos em grupo. Esse aplicativo também é gratuito, e pode ser instalado tanto em sistemas Android quanto iOS.

5. Agenda do Estudante

Chega de carregar para lá e para cá as antigas agendas de papel! O aplicativo gratuito Agenda do Estudante permite que você organize, de forma rápida, seus compromissos, insira informações em seu calendário e destaque lembretes para nunca mais perder nenhum prazo ou atividade relevante!

A Agenda do Estudante funciona como as agendas tradicionais, só que é muito mais prática. Esse aplicativo está disponível apenas para Android.

6. Geekie Games Enem

Talvez a quantidade de disciplinas diferentes seja o que mais dificulta na hora dos estudos. Devo me dedicar a apenas uma matéria por dia? Várias? Posso terminar todo o conteúdo de matemática para depois ir para Língua Portuguesa ou um capítulo de cada disciplina por vez?

Essas dúvidas estão sempre na cabeça dos estudantes. Com o Geekie Games Enem, o único aplicativo reconhecido pelo Ministério da Educação, você cria seu próprio roteiro de estudos, faz simulados, recebe gabaritos, tem acesso a uma lista de assuntos importantes para estudar e fazer revisão, entre outras vantagens.

O Geek também analisa seus pontos fracos e fortes e traça o melhor roteiro de estudo para seu perfil. O app também conta com aulas em vídeo e exercícios para você aprofundar os estudos e ter sucesso nos vestibulares e no Enem. Assim como a Agenda do Estudante, o software está disponível apenas para o sistema Android

7. Audible

Que tal estudar sem ter que segurar um livro na mão? Essa é a grande sacada do Audible, um aplicativo de livros digitais para Android que disponibiliza mais de 150 mil títulos em versão de áudio. Você pode estudar enquanto vai para o trabalho, espera no dentista, malha na academia, enfim, em diversas ocasiões em que manusear um livro não é muito fácil.

O usuário pode começar testando os títulos gratuitos e depois, a partir de uma mensalidade, ter acesso a toda biblioteca. O app ainda permite transferir livros via Wi-Fi, parar a reprodução e voltar a ouvir daquele mesmo lugar e comprar novos títulos. Ah, pra quem quer aprender inglês, o Audible é uma ótima ferramenta para treinar a audição.

8. Macetes

Os vestibulares e o Enem de hoje em dia não exigem mais que os alunos decorem aquelas longas fórmulas e cálculos. Mas nunca é demais saber as formulações básicas das disciplinas de matemática, química, física, geometria e outras áreas de exatas.

Para dar aquela reforço na memorização, o app Macetes ajuda a lembrar das fórmulas e cálculos mais usados e cobrados nos vestibulares e ainda conta algumas curiosidades sobre elas. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android 2.1 ou superior.

9. Self Control

Ao final deste conteúdo, você perceberá que existem diversos aplicativos para organizar os estudos e ajudar diferentes perfis de estudantes a otimizar o tempo na frente dos livros. Mas uma coisa é certa, independente do app que você for usar, concentração é essencial. E se tem algo que é eficaz para tirar nossa concentração são as redes sociais.

Um e-mail, uma mensagem direta, uma nova atualização, uma foto postada, enfim, tudo é motivo para parar os estudos e dar aquela espiada nos perfis. Pra isso, foi criado o Self Control, um aplicativo que bloqueia seu próprio acesso a sites e redes sociais previamente escolhidos por você.

O Self Control é um software de código aberto para Mac OS X (10.5 ou superior) e  permite impedir o acesso a qualquer site da internet por um tempo determinado. Até que esse prazo se esgote, você não conseguirá entrar nos sites bloqueados, mesmo reiniciando seu computador.

Viu só? Com essas 9 opções de aplicativos para organizar os estudos você pode definir melhor como será a sua rotina universitária, criar e acessar documentos em qualquer lugar, gerenciar suas listas de leitura e aprender mais com de vídeos excelentes!

Portanto escolha os apps que mais se encaixam no seu perfil,  instale-os em seu smartphone e comece a utilizá-los agora mesmo!

Gostou desse conteúdo? Então continue no blog e aproveite para aprender como ser um bom estudante com essas 5 dicas!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.