Dicas

A grade mudou depois de trancar a faculdade: o que devo fazer?

Universitário pensando em trancar a faculdadeO Ensino Superior é o sonho de muita gente, seja para conseguir um melhor emprego ou para iniciar uma nova profissão. A entrada de novos estudantes nas universidades é sempre impressionante, mas sabemos que não é nada fácil começar nem terminar um curso de graduação, não é mesmo? Ainda mais para quem precisa conciliar vida pessoal, trabalho e estudos. Às vezes isso não é possível, sendo necessário trancar a faculdade por um tempo, enquanto se coloca a vida em ordem.

Porém, quando chega a hora de voltar para a faculdade, uma surpresa! A grade do curso mudou e você está mais distante de concluir todas as disciplinas. A primeira coisa a se fazer é não desesperar. Pode parecer o fim do mundo, mas essa situação é muito comum, tanto para quem volta a faculdade, como para quem deseja trocar de curso. Como proceder nesses casos?

Volte na secretaria do curso que você fazia antes de trancar a faculdade

Solicite as ementas completas de todas as disciplinas que você cursou anteriormente. Todas as matérias que fazemos na faculdade possuem um conteúdo programático que comprova o que foi ministrado pelo professor durante a disciplina. Ao obter as ementas completas, é possível comprovar cada um dos temas que foi estudado, além das notas tiradas nas avaliações.

Procure a coordenação do curso que pretende voltar a estudar

Com as ementas em mãos, procure a coordenação do curso que você deseja continuar. Solicite uma avaliação do que pode ser aproveitado na nova grade e aguarde o resultado. As matérias que não puderem ser aproveitadas podem ser utilizadas para suprir as horas extracurriculares.

Pesquise disciplinas equivalentes

Algumas disciplinas de cursos diferentes, apesar de possuírem nomes diversos, podem ser aproveitadas. Disciplinas equivalentes contemplam o mesmo conteúdo e podem ser cursadas por estudantes de outros cursos.

Para não atrasar seu curso, pesquise disciplinas equivalentes que se encaixem no seu horário. Dessa forma, você aproveita tempo, conhece pessoas diferentes e ainda adianta algumas matérias da sua grade.

Seja aprovado em todas as matérias

Não adianta nada voltar para a faculdade, aproveitar todas as disciplinas e ser reprovado no final do semestre. Seja um estudante proativo e siga as orientações a seguir:

  • organize uma rotina de estudos adequada à sua rotina;
  • utilize ferramentas online e comunidades de alunos para tirar suas dúvidas sem precisar estar na sala de aula;
  • assista vídeos complementares para ajudar a revisar aquele tema complicado.

Aproveite o tempo extra para estudar online

Está complicado completar todas as horas extracurriculares? Então aproveite os cursos online que emitem certificados e estude de casa. Existem várias opções de cursos a distância que podem ser muito úteis na hora de se aprofundar nos temas de sua preferência ou te tirar do sufoco naquela matéria super difícil.

De uma vez só, você aproveita horas extracurriculares e aprende conteúdos além da sala de aula.

Gostou das nossas informações sobre como voltar a estudar depois de trancar a faculdade? Para mais dicas produtivas, siga-nos nas nossas redes sociais (Facebook, Google+, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn)!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.