Dicas

Como estudar pela internet pode ser mais produtivo?

Como estudar pela internet pode ser mais produtivo

A internet veio para facilitar significativamente a interação e a busca pela informação, proporcionando, ainda, o ensino a distância, que viabilizou o estudo para muitas pessoas. Afinal de contas, estudar pela internet pode ser muito mais cômodo, prático e econômico.

Apesar dos benefícios oferecidos, o estudo a distância requer atenção e muita dedicação, para que o aluno não se perca e comece a não tirar dúvidas, deixar de lado as tarefas, perder prazos, entre outras coisas que podem prejudicar o seu curso.

Portanto, a responsabilidade deve ser ainda maior e, para isso, listamos a seguir algumas dicas de como aumentar a sua produtividade para quem estuda a distância.

Procure ser organizado

O primeiro passo é ter em mente que estudar pela internet requer disciplina e foco. Caso contrário, a chance de você se distrair com alguma outra coisa é grande, o que prejudica seu rendimento e seus prazos.

A ausência da sala de aula e de um quadro de horários fixos exigem que você seja mais organizado, já que é você mesmo que impõe o seu próprio ritmo e suas prioridades. Então, tente encontrar um horário de maior disposição e concentração, além de um ambiente tranquilo para se dedicar aos estudos.

Monte um planejamento

Estabelecer um cronograma com datas de provas, trabalhos e tarefas é importante para conseguir visualizar suas obrigações de forma mais clara, sem correr o risco de se enganar quando falhar a memória ou de deixar tudo para a última hora.

Além disso, é recomendável também criar um plano diário de estudos de cada disciplina para assistir às aulas, revisar o conteúdo, fazer exercícios etc. De certa forma, fica definido um compromisso a ser cumprido e, respeitando esse planejamento, você não ficará sem estudar nenhuma parte da matéria.

Faça mapas mentais

Encontrar um método de sintetizar o conteúdo é uma boa dica devido à quantidade de disciplinas e assuntos que temos que memorizar ao longo do curso.

Nesse sentido, os mapas mentais são facilitadores que reforçam o aprendizado através de uma sequência lógica de conexões. Eles nada mais são do que esquemas simples, que organizam as ideias estudadas de forma que o aluno possa entender e revisar o conteúdo rapidamente.

Assim, depois de ler inúmeras folhas de textos e mais textos, você consegue visualizar os conceitos-chave de maneira mais fácil. Inclusive, muitas pessoas recorrem ao uso de mapas com cores variadas para auxiliar a memorização.

Não permaneça com as suas dúvidas

A sala de aula com um professor sempre presente favorece o esclarecimento das dúvidas na mesma hora. Contudo, no ensino a distância, é ainda mais importante que você não continue com as suas dúvidas, arrastando as dificuldades e correndo o risco de se dar mal mais à frente por conta disso.

A maioria das instituições de cursos a distância disponibilizam canais de interação com professores ou tutores que possam ajudar os alunos. Portanto, é essencial procurar por informação, conhecendo todos os recursos que a instituição oferece. De qualquer forma, a internet também está aí para auxiliar, basta buscar por fóruns ou fontes confiáveis.

Busque conteúdos complementares

Estudar pela internet permite ainda que, a qualquer momento, você procure recursos para complementar o seu processo de aprendizagem. Atualmente, existem plataformas online para universitários que enriquecem o conteúdo a ser estudado, por exemplo, com videoaulas objetivas e listas de exercícios.

Assim, o estudante consegue se preparar melhor para as provas, reforçando as disciplinas da faculdade ou adquirindo outros conhecimentos úteis para sua vida e carreira profissional.

E aí, entendeu como estudar pela internet de forma mais produtiva? Se você tem interesse pelo assunto, não deixe de ler sobre como adquirir conhecimento com flexibilidade e baixo custo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.