Dicas

Depois de quanto tempo é possível trancar a matrícula da faculdade?

Depois de quanto tempo é possível trancar a matrícula da faculdade

 

Neste post selecionamos algumas informações importantes a respeito do trancamento de cursos na faculdade. Você vai entender como funciona o processo, quando é possível trancar a matrícula, quanto tempo depois de iniciar os estudos você poderá solicitar o retorno e, ainda, por quanto tempo é possível deixar seu curso trancado.

Essas são dúvidas constantes dos alunos, mas que muitos só aprendem após realizar o trancamento. Erro fatal! Você deve conhecer as regras internas da sua faculdade. De preferência antes mesmo de realizar a inscrição no processo seletivo para evitar problemas futuros!

Continue a leitura do post e saiba mais sobre o assunto.

Os seus direitos para trancar a matrícula

Constantemente, o Ministério Público precisa investigar algumas instituições acadêmicas particulares por cobranças indevidas, como a taxa de trancamento da matrícula. Isso mesmo, o Conselho Nacional de Educação proíbe a cobranças de taxa de trancamento de matrícula, entre outros serviços.

Segundo o Conselho, a mensalidade que os alunos pagam deve abranger todo o hall de serviços como a matrícula, o histórico escolar, o cancelamento de disciplinas e a maioria das declarações solicitadas e emitidas. Caso você observe essa prática, saiba que é completamente irregular.

Algumas peculiaridades da prática de trancar a matrícula

Como funciona o trancamento de matrícula? É sempre importante verificar como cada instituição trabalha com o trancamento. Ainda não existe uma lei generalizada a respeito do assunto. Sendo assim, algumas peculiaridades podem variar de uma faculdade para outra.

Em geral, não é possível trancar a matrícula no primeiro período. Solicitações excepcionais são analisadas, como afastamento por doença grave ou cirurgia, mas esses casos são exceção.

Sendo assim, no primeiro período é possível abandonar o curso ou solicitar o cancelamento da sua matrícula, mas não o trancamento.

O melhor momento para trancar a matrícula

Por se tratar de um direito do estudante, com exceção de algumas peculiaridades que vimos, o aluno deve solicitar o trancamento principalmente quando tiver a intenção de dar continuidade ao curso.

Em caso de gravidez, viagens para intercâmbio ou até mesmo uma necessidade de dedicação profissional temporária, o recomendado é que você realize um planejamento para que não fique fora da faculdade por muito tempo.

O tempo necessário para você voltar ao curso

Como as instituições educacionais oferecerem um conteúdo atualizado, as disciplinas curriculares podem ser alteradas, e caso você fique afastado por muito tempo (mais de dois anos, por exemplo), é possível que você perca as disciplinas cursadas.

A perda das disciplinas acontece principalmente pela falta de correspondência com o que foi estudado. Por isso é importante conhecer a política de cada curso. Muitas vezes os alunos que já passaram da metade do curso, por terem trancado a matrícula por muito tempo, precisam voltar ao 2º ou 3º período para se adequar à grade curricular da faculdade.

Então, se surgir a necessidade de solicitar o trancamento de matrícula, o primeiro passo é pensar em como isso pode afetar o seu planejamento em longo prazo. Depois, é só conhecer de forma minuciosa a política da faculdade.

Sabe de mais alguém que quer trancar matrícula e tem dúvidas sobre o assunto? Então compartilhe este post nas redes sociais!

37 Comentários

  • Bom eu tenho meu tempo muito corrido e as aulas da faculdade começam em março e eu vou ter disponibilidade só em maio pois tenho jovem aprendiz cedo e de tarde faço carteira de motorista , será que tem como fazer com que eu comesse as aulas só em março

    • Olá, pelo que eu sei tem como você começar somente depois do recesso do meio do ano, sendo assim você já começaria com uma turma que também é nova. Eu curso arquitetura e com um bom conselho eu te dou, comece depois do recesso, não faça nada as pressas, e tenha certeza absoluta que é o curso que você quer.

    • Não sei como alguém que escreve “comesse” consegue entrar em uma universidade. É vergonhoso um aluno concluir o ensino médio sem saber o básico. Daqui a alguns anos teremos prédios ruindo e levando centenas de vidas consigo, já que teremos analfabetos funcionais como engenheiros, por exemplo.

        • Lucas André, não fale assim não, ele está certo. Infelizmente é verdade o que ele disse. Vamos aceitar nossos erros e buscar melhorar.

      • Muito bem, José da Silva Sauro, quem achar que você está errado por falar assim é porque não quer evoluir. Temos que reconher que não sabemos e correr atrás para aprender. Infelizmente, nossos jovens estão indo para a faculdade sem saber o básico da escrita. Nossos professores são analfabetos também, sou professora e tive uma educação de má qualidade, sei que não sei nada, mas o sonho de ser professora estava lá comigo deste a infância. Consegui, estou realizada. Porém, longe de ter o “portugues” correto. Este ano comecei a cursar Letras/Inglês porque é uma outra paixão. Estou tentado aprender todos os dias. Todos nós devemos ler mais. Na falta de professores que nos ensinem a falar e a escrever corretamente, devemos buscar eliminar os erros de portugues com a leitura.

      • Opa,entrei na página errada,achei que fosse sobre um artigo explicando sobre trancamento de matrícula e vim cair justamente na página dos maiores cérebros da humanidade??? Gostaria se possível que José da Silva Sauro,e a Ironete(isso é nome ou palavrão?)Alves,me dessem um autógrafo na hora da saída….quanto brilhantismo em vossas mentes!!!!uau!!!!estou perplexo com tanta sabedoria….

  • Eu sou estudante de Engenharia Mecânica devido alguns problemas pessoais tranquei meu curso no ultimo período no 10º período devido eu ter acumulado algumas matérias anteriores tinha apenas 9 matérias para poder concluir meu curso agora quando fui retornar apos 1 ano de afastamento tem exatamente 42 matérias para poder concluir meu curso isso realmente a faculdade pode fazer ? e se não puder oque devo fazer ?.
    uma dica nao estudem na faculdade Anhanguera de Anapolis

  • Boa noite,
    Abandonei a faculdade no último período do meu curso de Administração na faculdade UNIP em Palmas-To, em Dezembro de 2015 e agora Abril/2018 quero retornar e concluir as 5 matérias restante.
    Será se consigo ou já perdi o curso?

  • Eu tava fazendo marketing entrei na faculdade mais por motivos financeiros não pude mais exercer o curso, to no primeiro período eles querem me cobrar até o fim do período que falta dois messes se quero trancar eles tem o direito de me cobrar esses dois messes e fazer o trancamento somente quando o período acabar ?

  • A minha afilhada estava na faculdade cursando engenharia meio ambiente, estava no sétimo periodo, infelizmente ficou doente, teve que se afastar para fazer tratamento, todavia, solicitou trancamento a matricula antes de fechar o periodo, mas a instituição não aceitou, pois disse que ela iria perder todo o curso, ou seja os seis periodos anteriores, o que fazer?

    • Olá! Vocês entregaram documento de comprovação como atestado médico ou laudo à Instituição? Em geral, esse é o procedimento mas pode variar de instituição para instituição. Boa sorte!

  • Olá bom dia,

    Estou no 2° Bimestre do curso de Administração e estou correndo para fazer provas mas estou tendo muitas dificuldades nas matérias e tempo. Gostaria de saber se consigo trancar a faculdade até o fim do ano, vejo que não vou conseguir me adaptar.

    Obrigada.
    Cristina

  • Olá! Bom eu estava cursando o segundo período da faculdade de administração em 2011, mais abondonei por motivos financeiros.
    E agora está chegando cobranças, sendo que eu paguei até onde eu parei de ir.
    Eu sou obrigada a pagar até o último semestre?

  • Olá! Eu estou gravida de seis meses e comecarei o curso de pedagogia em Janeiro quando meu bebê estiver com 3 meses. Estou preocupada porque não sei se vou conseguir dar conta. Queria saber se eu posso trancar minha matricula ou adiar o início das minhas aulas pra quando meu bebê tiver um ano?

    • Olá Cleysianne, imaginamos que sim mas é bom você ver logo na sua faculdade. Ligue para pedir informações ou vá até a secretaria. Boa sorte!

  • Oi, tranquei uma vez quando precisei fazer uma viagem longa e depois de um tempo voltei. Agora perdi o emprego e estou sem condições financeiras de bancar, pedi pra trancar novamente e eles disseram que não posso trancar de novo. Está certo?

  • Irei começar a faculdade agora em agosto , só q devido problemas financeiros ñ vou poder começar, e ainda ñ paguei nem a matrícula por motivo de bolsa, tem algum problema se eu cancelar

  • Eu cursava faculdade e tive que trancar a matricula, e após 2 anos e 1 mes tentei voltar e a faculdade não quer me aceitar.. tem alguma forma judicial de resolver isso??

  • Meu filho começou a faculdade de farmácia. Fez esse ano todo e falta mais 4anos . Agora ele quer parar farmácia e fazer outro curso. Será que tem multa?

  • Olá! Fui ontem, dia 19 de dezembro trancar minha matrícula na faculdade e me disseram que já tinha passado o prazo de trancamento, que era dia 13 de novembro (data na qual não tínhamos começado nem a fazer provas). Pode isso? Eles falaram que eu vou ter que me rematricular para trancar o curso.

  • Fiz curso de letras,terminei em 2010, aliad, faltou entregar o estágio, por isso nao peguei o diploma, Sera que agora em 2019, conseguiria tirar o diploma? Alguem sabe como funciona?

  • Bom dia!

    Minha nota do Estágio II Sumiu!
    Eu tranquei meu curso em 2014, retornei em 2017.

    Tenho os prints da minha nota, confirmação de envio (no meu email). relatório, fichas e termos assinados. Levei tudo para a coordenadora, mas ela disse que o estágio já estava antigo, e que tenho que fazer outro. O que eu faço?

  • Fui trancar o 2 periodo por motivos de trabalho, e a mensalidade de julho que seria ref. a matricula esta em aberto, eles não deixaram eu trancar, pois eu tenho que pagar o mês de julho e de agosto, isso esta certo já que eu naõ vou poder cursar.

  • Boa noite !
    Tranquei neu curso de direto e vai completar dois anos e seis mêses, pois estou acompanhando.meu marido que é militar . Estamos morando na Selva e não possuem faculdade é na cidade . Posso retornar sem.prejuizo ?
    Estou no 8° período.

  • Olá me chamo Vitor, faz 10 meses que abandonei minha faculdade por motivos de mudanças, porém só fiz isso pq a instituição pública se recusou a fazer o trancamento do meu curso, eles alegaram que só poderia trancar meu curso após a conclusão do segundo semestre. Eles podem fazer isso? Tem como eu recorrer?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.