Dicas

Estudar para provas: 5 formas eficazes de aumentar seu rendimento

estudar-para-provas-5-formas-eficazes-de-aumentar-seu-rendimento.jpeg

Estudar para provas é uma atividade complexa que, naturalmente, provoca desgaste psicológico nas pessoas, especialmente porque o volume de informações repassadas nas aulas costuma ser muito grande. O que é possível fazer para tornar menos complicado o processo de assimilação do conhecimento a fim de obter melhores resultados nos estudos?

Antes de tudo, um conselho de amigo: faça do ato de estudar para provas uma atividade prazerosa, algo com que você se identifique. Para isso, não meça esforços e crie mecanismos que o levem a esse modelo de compreensão.

Tudo depende dos recursos que você utiliza e das técnicas que desenvolve. Um bom estudante sabe inovar suas práticas para se tornar capaz de aprender a partir de múltiplas ferramentas, de acordo com o que melhor lhe convier.

Não sabe como fazer isso? Veja, a seguir, 5 técnicas matadoras de estudos que separamos para você!

1. Pratique atividades físicas

Você deve estar se questionando sobre o porquê de estarmos falando sobre a prática de atividades físicas como uma forma de melhorar o aprendizado. Mas tenha calma e leia com atenção! Vamos lhe explicar qual a relação existente entre uma coisa e outra.

De acordo com um estudo publicado pela Revista Galileu, os neurologistas descobriram que praticar atividades físicas produz novos neurônios e melhora as atividades cerebrais.

Isso quer dizer que as funções da inteligência são diretamente impactadas quando nós desenvolvemos alguma atividade física. Nesse caso, vale a máxima universal de “mente sã, corpo são”.

Portanto, para potencializar seus estudos, pratique atividades físicas regularmente, ao menos 30 minutos por dia. Isso vai fazer bem para o corpo e para a sua mente também!

2. Adote uma alimentação saudável

Isto também pode parecer estranho, mas aquilo que você come está diretamente relacionado ao seu sucesso nos estudos.

Isso se deve ao fato de que existem alimentos que fomentam a atividade cerebral e aumentam a capacidade de concentração e de raciocínio. Outros, ao contrário, causam sonolência e dispersão.

Então, quais alimentos são indicados para quem deseja estudar para provas e obter bons resultados?

Procure consumir frutas vermelhas, peixes, oleaginosas, chocolate amargo, abacate, grãos integrais, chá-verde e lecitina de soja. Insira esses alimentos na sua alimentação diária e, com certeza, você vai obter os resultados desejados!

3. Elabore um plano de estudos

Um plano de estudos bem montado e estruturado de acordo com suas reais necessidades aumenta substancialmente as potencialidades do cérebro para aprender.

Procure fazê-lo de acordo com suas possibilidades e como possa efetivamente cumpri-lo. Contemple todas as matérias necessárias e elabore um cronograma para segui-lo fidedignamente. Você vai ver como os resultados serão incríveis!

4. Tenha disciplina para estudar para provas

Você precisa ter consciência de que estudar para provas exige renúncias, o que gera para você a obrigação de ter disciplina para os estudos.

Dessa maneira, não fuja ao seu plano de estudos e procure dar o seu melhor, sem distrações de nenhuma ordem. É assim que as coisas vão fluir e a assimilação dos conteúdos vai acontecer.

5. Dedique um tempo ao descanso

Para que a sua tarefa de estudar seja bem-sucedida, você também precisa ter momentos de descanso durante o decorrer do dia. Não pense que seu cérebro suportará trabalhar por duas ou três horas seguidas, porque isso é biologicamente impossível.

A cada hora de efetivo estudo, dê a si mesmo ao menos 15 minutos de descanso. Depois, retorne e repita novamente o ciclo. Isso vai oxigenar o seu cérebro e ajudá-lo a manter a concentração para aprender tudo o que de fato é necessário

Ao estudar para provas, você precisa dar o seu melhor e construir o próprio aprendizado com técnicas que te impulsionem ao sucesso. As dicas que lhe apresentamos são algumas delas. Coloque-as em prática e você não vai se arrepender! Nós garantimos!

Agora que você já sabe o que fazer para aumentar seu rendimento, que tal conferir como estudar pela internet pode ser mais produtivo?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.