Dicas

O que eu devo evitar em minha primeira entrevista de emprego?

O que eu devo evitar em minha primeira entrevista de emprego

Nervosismo, atraso e mentiras são alguns dos fatores que prejudicam a sua primeira entrevista de emprego. Para trazer mais tranquilidade para esse momento, separamos aqui alguns erros que você não deve cometer durante essa importante etapa do processo seletivo.

Neste artigo, falaremos sobre pontualidade, linguagem corporal, a relação do candidato com as redes sociais, entre outros assuntos. Quer descobrir como ter sucesso em sua primeira entrevista de emprego? Então continue a leitura!

1. Se preocupar demais

Antes de ir para a entrevista de emprego é necessário se preparar para que não ocorra nenhum problema. Não é porque essa é sua primeira entrevista de emprego que você deve jogar o mundo de responsabilidade sobre as suas costas.

Lembre-se que, caso o resultado não saia como esperado, a vida continua e, como essa oportunidade, outras aparecerão. Portanto, relaxe e mantenha a calma para conseguir responder todas as perguntas do entrevistador.

Quando mostramos insegurança nessa importante etapa do processo seletivo, a nossa imagem fica prejudicada, afinal, o recrutador entende que você não está preparado para suportar momentos de tensão no seu dia a dia. Aqui, a regra vale até para entrevistas de estágio.

2. Não se preparar

Sabemos que a ansiedade é o mal do século XXI. Para evitar que esse problema afete o seu desempenho na entrevista de emprego, prepare-se! Treine a sua comunicação conversando com outras pessoas sobre as suas experiências, habilidades e competências.

Além disso, informe-se sobre a empresa em que você pretende trabalhar. Esse tipo de atitude desperta o interesse de qualquer recrutador, afinal, quem não gostaria de ter um novo funcionário que conhece a cultura da empresa?

3. Atrasar

O atraso é um dos motivos pelos quais o recrutador elimina um candidato, pois demonstra falta de responsabilidade.

Para evitá-lo, programa-se! Assim que você receber o convite para a entrevista, pesquise no Google Maps o endereço da empresa. Se possível, saia mais cedo de casa para evitar problemas com trânsito.

Organize o seu dia e aumente a sua produtividade para que você consiga chegar no horário combinado.

4. Exagerar no cumprimento

O primeiro contato é muito importante para demonstrar segurança em entrevistas de emprego. Para acertar no cumprimento, espere que o gerente ou diretor estenda a mão. Aperte a mão dele com firmeza e seja breve. Caso você não siga essa dica corretamente, passará uma imagem de que está escondendo algo.

5. Responder por impulso

Pense antes de responder cada pergunta. Hoje em dia, para surpreender os candidatos, muitos recrutadores inovam em seus questionamentos. Foi-se o tempo em que você tinha de responder somente as suas características, seus defeitos e como se comporta em momentos de pressão. As perguntas estão mais criativas para testar o seu nível de conhecimento e também seu raciocínio lógico.

6. Ficar calado

Geralmente, na primeira entrevista de emprego não temos muita experiência para descrever. No entanto, não fique calado. Mostre suas habilidades por meio dos trabalhos que você apresentou na escola e outros projetos pessoais.

7. Mentir

Visitar o perfil do candidato no Instagram ou no Facebook é uma prática cada vez mais comum adotada pelos recrutadores. Devido a esse fator, não minta durante a sua entrevista de emprego. Certamente, ele já analisou o seu perfil em suas postagens, compartilhamentos e curtidas.

8. Descuidar da linguagem corporal

Causar uma boa impressão deve ser o principal objetivo de um candidato a uma vaga de emprego. Para isso, cuide da sua linguagem corporal. Muitos recrutadores conhecem bem sobre essa técnica e sabem identificar quando você não está demonstrando verdade.

Veja abaixo como se comportar:

  • Mantenha a coluna ereta;
  • Concorde com a cabeça;
  • Não cruze os braços;
  • Não aponte muito os dedos;
  • Não mexa muito as mãos.

A primeira entrevista de emprego é complicada. No entanto, ao seguir nossas dicas, você estará mais preparado. Caso não dê certo, não desanime! Continue treinando para conquistar a vaga que você sempre sonhou, combinado?

Agora que você já sabe o que evitar em uma entrevista de emprego, que tal descobrir quais são os desafios de quem escolhe exatas na carreira? Boa leitura!

6 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.